Banca de DEFESA: PATRICIA ROSE DE CARVALHO COSTA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PATRICIA ROSE DE CARVALHO COSTA

DATA: 25/02/2011

HORA: 15:00

LOCAL: Auditório do Laboratório de Geologia e Geofísica de Petróleo - LGGP

TÍTULO:

Modelagem Geológica e Geofísica Tridimensional de Reservatórios: Exemplo de um Campo Petrolífero da Bacia Potiguar (NE do Brasil)


PALAVRAS-CHAVES:

Reservatórios petrolíferos; Modelagem geológica; Interpretação sísmica.


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Geociências

RESUMO:

A modelagem geológica de reservatórios, considerada como uma importante etapa para o estudo de campos petrolíferos, consiste em descrever as características dos sistemas permo-porosos portadores de hidrocarbonetos de modo a permitir, dentre outros aspectos: (i) visualizar de modo integrado todos os dados disponíveis; (ii) verificar as necessidades de aquisição de novos dados; (iii) quantificar volumes de hidrocarbonetos; (iv) auxiliar na locação de novos poços; e (v) dar suporte à simulação de fluxos e assim melhor inferir sobre o desempenho dos reservatórios.

Neste contexto, o trabalho em epígrafe vem apresentar as várias etapas envolvidas na construção de um modelo geológico tridimensional de reservatórios de um campo petrolífero da Bacia Potiguar. Visando atingir esta meta, as etapas consistiram, primeiramente, da análise dos dados de poços, seguida da análise do dado sísmico e, por fim, da modelagem geológica propriamente dita.

Na etapa da análise dos dados de poços foi realizado controle de qualidade dos perfis para exclusão de valores espúrios; correlação estratigráfica entre os poços com interpretação de unidades da bacia e de zonas-reservatório de hidrocarbonetos; análises dos dados petrofísicos e de testemunhos; e caracterização de eletrofácies para os reservatórios.

Na etapa de análise do dado sísmico, procedeu-se a amarração dos poços (escala de profundidade) à sísmica (escala de tempo); interpretação sísmica de horizontes regionais; inversão do cubo sísmico para melhoria da qualidade do dado; criação de um modelo de velocidades para conversão dos dados da escala de tempo para a de profundidade; interpretação sísmica dos horizontes de topo e de base das zonas-reservatório; e análise de atributos sísmicos.

O trabalho culminou, na etapa de modelagem geológica tridimensional de reservatórios, com a construção do modelo estrutural, seguido dos modelos de fácies e petrofísico (porosidade e permeabilidade) e, por fim, com o cálculo de volumes de óleo das zonas-reservatório e com a análise de incerteza a cerca dos volumes calculados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2490483 - ALEX FRANCISCO ANTUNES
Interno - 1149363 - VALERIA CENTURION CORDOBA
Notícia cadastrada em: 02/02/2011 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao