Banca de QUALIFICAÇÃO: EWERTON SOARES DE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EWERTON SOARES DE SENA
DATA : 29/06/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferencia - https://youtube.com/channel/UC TGgqsUdEvXATvUqtAwyxPg
TÍTULO:

Caracterização de Unidades de Fluxo Multi-Escala Baseada na Integração de Curvas de Pressão Capilar, Dados de Rocha e Perfis Geofísicos para os Reservatórios Siliciclásticos da Unidade 3 da Fm. Açu, Campo de Alto do Rodrigues - ARG, Bacia Potiguar Terra.


PALAVRAS-CHAVES:

Unidades de fluxo; Reservatórios fluviais; Campos terrestres; Óleo pesado


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Neste estudo foram integrados dados geológicos/geofisicos, petrográficos/diagenéticos e petrofisicos para individualizar rochas com diferentes capacidades de fluxo produtoras de óleo no campo de Alto do Rodrigues (ARG). O trabalho contou com informações de mais de 800 poços verticais, dos quais 19 deles possuem dados de rocha e análises de petrofisica convencional e especial, sendo que 7 poços forneceram a maior parte dos dados ora trabalhados em função das maiores espessuras de testemunhos recuperados. A implementação de uma abordagem multi-escala contribuiu para o entendimento dos aspectos geológicos que influenciam a capacidade de produção do reservatório. Na escala micro, por exemplo, através do estudo de lâminas delgadas foi possível identificar e reconhecer minerais argilosos que ocorrem obstruindo as gargantas de poros e que, consequentemente, afetam a permeabilidade e produtividade das rochas. Na escala meso, o estudo dos testemunhos em diferentes porções do campo permitiu caracterizar os sistemas deposicionais que ocorrem na área, bem como, identificar alguns fatores que influenciam na entrada do óleo no reservatório. Por último na escala macro, através da correlação rocha-perfil foi possível distribuir as unidades de fluxo definidas para os demais poços não testemunhados, permitindo assim a construção de seções e modelos de petrofácies com significado geológico e dinâmico. Nessa última escala, é possível visualizar a geometria externa dos depósitos sedimentares e suas heterogeneidades, cujo entendimento influencia diretamente no planejamento e desenvolvimento de uma acumulação (por exemplo, na definição da malha de poços de produção e injeção de água ou vapor em caso de aplicação de métodos de recuperação secundária).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Interno - 2490483 - ALEX FRANCISCO ANTUNES
Externo ao Programa - 1754344 - MARCOS ALLYSON FELIPE RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 11:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao