Banca de DEFESA: ÍTALO DANTAS DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÍTALO DANTAS DOS SANTOS
DATA : 20/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferencia - https://meet.google.com/qsu-ahic-udt
TÍTULO:

PROCESSAMENTO DE DADOS SÍSMICOS MARINHOS DE ALTA RESOLUÇÃO USANDO SISTEMA SPARKER MONOCANAL: (PLATAFORMA DA BAHIA, BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

Perfilagem de subfundo; plataforma rasa; migração kirchhoff; deconvolução; correção estática


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Dados sísmicos de alta resolução ainda são um desafio quanto a aplicação de técnicas fundamentais de processamento sísmico, como a deconvolução e a migração. Este artigo propõe um fluxo de processamento para dados sísmicos de alta resolução no que concerne a problemas de fase de wavelet, baixa razão sinal/ruído do dado bruto, ruídos aleatórios, perda por divergência esférica, variações estáticas e múltiplas, que restringem a informação geológica de estratos marinhos rasos. Os dados foram adquiridos por meio de um sistema sparker da Applied Acoustics Squid200, potência de 2500J, com faixa de frequência de 100-1200Hz. O levantamento foi realizado na plataforma da Bahia em frente ao delta do Jequitinhonha e objetiva investigar depósitos quaternários e estruturas estratigráficas. O processamento explora fundamentalmente a deconvolução preditiva e a migração Kirchhoff e, secundariamente, aplica correção estática e de amplitude, filtro passa-banda, filtros de médiade traço. A deconvolução removeu ruídos aleatórios e de alta frequência e ampliou o espectro de frequência do dado. A migração Kirchhoff colapsou as hipérboles  de difração, aumentou a coerência  e a continuidade dos refletores e reposicionou os refletores inclinados para suas reais posições. A aplicação da correção estática sequenciada por filtro passa-banda e filtros de média suavizaram o efeito ondulado dos refletores do fundo marinho e subsuperfície. Os resultados confirmam a eficiência do fluxo proposto nesse estudo pela remoção de ruídos aleatórios e de alta frequência, correção das variações estáticas, leve atenuação   da   múltipla, reposicionamento de refletores para as reais posições e pelo fornecimento de uma imagem sísmica de alta razão sinal/ruído que melhor representa a subsuperfície da plataforma continental do sul da Bahia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2042405 - MOAB PRAXEDES GOMES
Externo à Instituição - RICARDO PIAZZA MEIRELES - UFBA
Externa à Instituição - MARY LUCIA DA SILVA NOGUEIRA - UFES
Notícia cadastrada em: 19/04/2021 13:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao