Monitoramento de mudanças de velocidade no Arquipélago São Pedro São Paulo com interferometria de ruído sísmico
Interferometria de ruído sísmico; Autocorrelação; Arquipélago São Pedro São Paulo; Monitoramento; Dorsal Meso-Atlântica
O Sistema Transformante São Paulo (STSP) está localizado na Dorsal Meso-Atlântica (MAR), Atlântico Equatorial e é formado por um complexo sistema de falhas, no qual suas interações provocam a ocorrência de eventos sísmicos pequenos a moderados. A ausência de estações sismográficas permanentes na região dificulta a caracterização da sismicidade nesta região. Como resultado, os efeitos da sismicidade, falhamento e interação de fluidos na massa rochosa permanece pobremente amostrada. Nesta dissertação, nós quantificamos as perturbações de velocidade devido a terremotos com magnitudes pequenas a moderadas no Arquipélago São Pedro São Paulo (ASPSP) usando uma estação sismográfica instalada no local. Foram calculadas funções de autocorrelação de ruído a partir dos registros dessa estação. Os autocorrelogramas foram obtidos por duas abordagens diferentes: autocorrelação clássica normalizada geometricamente (ACGN) e autocorrelação por fase (PAC). Ambas abordagens forneceram resultados similares e fomos capazes de estimar variações de velocidades devido a sismos com 3.0 ≲ ML ≲ 4.7. As mudanças no meio foram investigadas através da análise conjunta de curvas de decorrelação e de variações de velocidade, esta última sendo obtida pelo método de Moving Window Cross Spectral (MWCS). Nossas análises mostram que as variações de velocidade são possivelmente associadas à acoplamento hidromecânico, no qual os aumentos de velocidade observados podem ser controlados por mudanças no esforço estático e interações rocha-fluido são responsáveis pelas quedas de velocidade observadas. Esses comportamentos são qualitativamente explicados pela natureza do complexo sistema de multi-falhas do STSP, onde interações rocha-fluido exercem um importante papel nas variações de velocidade observadas.