Banca de DEFESA: GIAN DEYVERSON DE ARAUJO FONSECA

DISCENTE : GIAN DEYVERSON DE ARAUJO FONSECA
DATA : 21/08/2019
LOCAL: Auditório do LGGP I

Caracterização Petrográfica e Litoquímica do Stock Serra do Capuxu, SW do Domínio Rio Piranhas Seridó, Província Borborema

Stock Serra do Capuxu; geocronologia; geoquímica; Tipo I fracionado; Cálcio-alcalino de alto-K.

O Stock Serra do Capuxu (SSC) está situado na porção setentrional da Província Borborema, no sudoeste do Domínio Rio Piranhas-Seridó. O stock intrude rochas gnáissicas do Complexo Caicó, dos quais guarda xenólitos, e trunca feições dúcteis prévias. Ocorrem enclaves tipo MME, localmente com feições de mistura de magmas (mixing e mingling), e schlierens do tipo múltiplos e complexos. O SSC caracteriza-se por rochas leucocráticas (∑Máficos=7,5-13%) de composição monzogranítica, textura equigranular, ocorrendo localmente fenocristais de K-feldspato (microclina). K-feldspato+plagioclásio+quartzo constituem mais de 85% modal; biotita é o principal máfico (6-10%); titanita, opacos, allanita e zircão são acessórios; e clorita, mica branca e carbonato ocorrem como produtos de transformações tardi-magmáticas. São rochas bastante evoluídas (SiO2=71,80-73,14), com teores de álcalis elevados (Na2O+K2O=8,25-8,77) e baixos teores de cálcio (CaO=1,23-1,69). Os espectros de elementos terras raras (ETR’s) mostram enriquecimento dos ETR’s leves, em relação aos pesados, com pronunciada anomalia negativa de Európio (CeN/SmN=4,8-5,7; GdN/YbN=1,6-2,2; e Eu/Eu*=0,34-0,44). O índice de saturação em alumina do SSC revela um caráter transicional metaluminoso a peraluminoso (A/CNK=0,98-1,03). Diagramas discriminantes de séries magmáticas revelam, na sua maioria, afinidade química com rochas da série subalcalina (cálcio-alcalina de alto-K) e diagramas classificativos de ambiente tectônico associam o SSC a ambiente pós-colisional. Esses dados são corroborados pela idade U-Pb em zircão de 579 Ma encontrada para o stock, sugerindo um alojamento tardio (pós-tectônico) para o SSC. Postula-se uma fonte eminentemente crustal para o SSC, possivelmente fusão de gnaisses do embasamento (baixo grau de fusão, face seus elevados e pouco variados teores de SiO2) gerando um magma já de natureza cálcio-alcalina de alto-K. Rochas com assinaturas química similares têm sido denominadas de “Granitos Tipo-I Fracionados”.

Presidente - 080.368.454-15 - ANTONIO CARLOS GALINDO - UFRN
Interno - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO