Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONLENE DE SOUSA AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONLENE DE SOUSA AGUIAR
DATA : 22/12/2017
LOCAL: Sala 1 - PPGG

Risco de desastre natural à inundação no baixo estuário do rio Apodi-Mossoró/RN com aplicação de geotecnologias

Apodi-Mossoró, desastre natural, inundação, estuário, geotecnologias

As áreas costeiras representam uma zona de intercâmbio de energia e de matéria, por processos naturais e antrópicos, entre os continentes e os oceanos, e os estuários se configuram como ambientes dinâmicos em que vários fenômenos naturais são percebidos, sendo, por isto, um alvo para o planejamento integrado entre a zona costeira e a bacia hidrográfica. Esta pesquisa corresponde a uma análise do estuário do rio Apodi-Mossoró, situado entre os municípios de Grossos e Areia Branca no estado do Rio Grande do Norte, e que passou por profundas e históricas transformações relativas às indústrias e cidades, muitas das quais podem ser consideradas atualmente como espaços sob o risco de desastre natural à inundação, por fenômenos meteorológicos, por processo costeiro de marés de sizígia ou pela combinação de fenômenos. O objetivo do trabalho é caracterizar e mapear essas áreas do baixo estuário com potencial risco de desastre natural à inundação, acabando por compreender simultaneamente os ambientes protegidos legalmente, bem como os espaços com usos e ocupações históricas sob tal risco. Para isto, são realizados mapeamentos precisos adotando-se geotecnologias, tal como técnicas de sensoriamento remoto, processamento digital de imagens, cartografia digital, fotogrametria com o uso de drones, sistema de informação geográfica e sistema global de navegação por satélite de alta precisão. Dessa forma, foi possível obter respostas concretas sobre as mudanças de uso e ocupação do solo de quase meio século, identificando áreas protegidas legalmente, muitas das quais confinadas, evolução da atividade salineira e expansão de cidades, situados em áreas baixas e planas consideradas de risco à inundação e que poderão ser agravadas por consequência de mudanças climáticas com elevação do nível do mar. Por isto, a finalização do trabalho compreenderá a geração de modelo digital de elevação detalhado que permita projetar riscos futuros aos desastres de inundação.

Externo ao Programa - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Externo ao Programa - 350827 - RICARDO FARIAS DO AMARAL