Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX VINICIUS CAPISTRANO ALCOFORADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX VINICIUS CAPISTRANO ALCOFORADO
DATA : 07/11/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DGeo
TÍTULO:

Avaliação do Índice de Vulnerabilidade Costeira no Baixo Estuário do Rio Piranhas- Açu com Utilização de Imagens de Sensores Orbitais e de LiDAR Aeroportado


PALAVRAS-CHAVES:

Índice de vulnerabilidade costeira, mudanças climáticas, gerenciamento costeiro, Lidar aéreo, mapeamento temático com imagens Landsat 8.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

As zonas costeiras, no mundo todo são caracterizadas principalmente por sua intensa dinâmica ambiental, decorrente da interação atmosfera / litosfera e hidrosfera, nestes locais concentram-se recursos naturais que tem sofrido intensa ocupação por atividades socioeconômicas. Assim, há risco de que a população destas áreas seja afetada por alterações nos processos de dinâmica costeira, diante das mudanças climáticas globais, como no caso do baixo estuário do rio Piranhas-Açu, no Estado do Rio Grande do Norte (RN).

Para auxiliar o gerenciamento costeiro e identificar áreas mais vulneráveis às mudanças no ambiente costeiro, aplicou-se o método de Índice de Vulnerabilidade Costeira à erosão (IVC), desenvolvido pelo Serviço Geológico Norte-americano (USGS) nos anos 90 e reavaliado posteriormente, no qual são ponderadas variáveis físicas e dinâmicas do ambiente.

Este estudo empregou o processamento digital de imagens multiespectrais do Landsat 8-OLI e do Radarsat 2 em auxilio à elaboração de mapas temáticos do meio físico, incluindo o de vulnerabilidade costeira, e visa a avaliação das contribuições, nesses mapas e no IVC, de dados altimétricos de alta precisão adquiridos com Lidar aeroportado. Tais atividades tem o intuito de contribuir de modo sistemático com o monitoramento costeiro contínuo e de precisão da faixa costeira do RN.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Externo ao Programa - 350827 - RICARDO FARIAS DO AMARAL
Presidente - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Notícia cadastrada em: 27/10/2016 14:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao