Banca de DEFESA: GUILHERME CHEREM SCHWARZ PIERRI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUILHERME CHEREM SCHWARZ PIERRI
DATA: 09/10/2015
HORA: 08:30
LOCAL: Laboratório de Geologia e Geofísica do petróleo (LGGP)-UFRN
TÍTULO:

GEODIVERSIDADE DO SUBSTRATO DA PLATAFORMA CONTINENTAL LESTE POTIGUAR E HABITATS ASSOCIADOS: REGIÃO DE PIRANGI-RN (NE DO BRASIL). 


PALAVRAS-CHAVES:

plataforma continental; geomorfologia submarina; paleolinhas de costa, cobertura sedimentar; biodiversidade e geodiversidade marinha; habitats da plataforma tropical.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

A investigação das plataformas continentais, um esforço global para o reconhecimento dos recursos naturais, ainda é pouco desenvolvida no Atlântico Sul. Com interesse em suprir esta lacuna, reconhecer os recursos disponíveis e assegurar a soberania nacional sobre esta área, o governo brasileiro vem atualmente fomentando e incentivando pesquisas nas ciências do mar. Desenvolvida no setor leste da plataforma continental do Rio Grande do Norte, esta tese vêm colaborar neste contexto, com objetivo de mapear o substrato plataformal e diferentes feições submarinas, utilizando-os como base para compreender os fatores que influenciam a geodiversidade e biodiversidade da área investigada. As técnicas empregadas envolveram o uso de sensores hidroacústicos (sondas multifeixe, monofeixe e de varredura lateral), coleta de amostras de sedimentos e integração com informações pretéritas sobre biodiversidade. O processamento e análise dos dados possibilitou identificar estruturas como recifes submersos, feições sedimentares onduladas (dunas ou marcas de onda), identificar o padrão de distribuição e características dos sedimentos e a relação da heterogeneidade dos substratos com a biodiversidade associada. A variada cobertura de organismos bentônicos e fauna associada ressalta a diversidade de habitats para a vida marinha. Os resultados mostram uma plataforma rasa e estreita, com divisão clara nos sedimentos superficiais, entre a plataforma interna recoberta por sedimentos siliciclásticos e externa recoberta por sedimentos bioclástico, essencialmente de composição carbonática. A integração dos dados bióticos e abióticos, possibilitou a confecção de dois artigos com os temas: (1) morfologia e heterogeneidade dos substratos e (2) geodiversidade associada aos recursos naturais, com ênfase aos substratos consolidados. Este estudo avança no conhecimento da plataforma tropical brasileira, e deve subsidiar o gerenciamento e conservação do espaço marítimo, atualmente sob pressão de crescentes usos, como pesca, navegação, poluição da água e exploração mineral. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218779 - HELENICE VITAL
Externo à Instituição - LEAO XAVIER DA COSTA NETO - IFRN
Interno - 2042405 - MOAB PRAXEDES GOMES
Externo ao Programa - 1798628 - TATIANA SILVA LEITE
Externo à Instituição - TEREZA CRISTINA MEDEIROS DE ARAÚJO - UFPE
Notícia cadastrada em: 01/10/2015 11:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao