Banca de DEFESA: CAMILLA BEZERRA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILLA BEZERRA DE ALMEIDA
DATA: 24/09/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Geologia e Geofísica do Petróleo.
TÍTULO:

INTERPRETAÇÃO SÍSMICA NA PORÇÃO SUBMERSA DA BACIA DE PERNAMBUCO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENTENDIMENTO DO RIFTEAMENTO NO ATLÂNTICO SUL.


PALAVRAS-CHAVES:

Bacia de Pernambuco, sísmica, tectônica, rifte, sismoestratigrafia.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado tem como objetivo caracterizar os estágios tectônicos reconhecidos na história evolutiva da abertura do Atlântico Sul na Bacia de Pernambuco, e melhorar o seu entendimento, principalmente no que diz respeito à compreensão da evolução tectono-estratigrafica de sua fase rifte.

Para realização das atividades fez-se uso basicamente de interpretação de dados sísmicos (2D e 3D) pioneiros da porção marítima da bacia, com caracterização e mapeamento de refletores, análise de sismofacies e confecção de seções geológicas, sempre em analogia à história evolutiva melhor conhecida em outros setores da Margem Leste Brasileira, especialmente a Bacia de Sergipe-Alagoas.

A área a leste do Alto de Maracatu, um baixo estrutural reconhecido por mapas gravimétricos prévios, denominado de Graben Externo, é a região com maior concentração de dados disponíveis e foi, por consequência, a região que ofereceu a maior contribuição para o desenvolvimento deste trabalho.

Na história evolutiva da Bacia de Pernambuco, foi caracterizada a ocorrência de duas fases de rifteamento distintas (Rifte I e Rifte II), separadas por uma fase de quiescência tectônica que condicionou um ambiente restrito de sabkha proporcionando a precipitação de sal (sequência evaporítica), através da subida do nível do mar e entrada de água salobra em baixos locais deixados pela fase inicial de rifteamento.

A confirmação da presença de uma sequência evaporítica na Bacia de Pernambuco é sem dúvida uma das principais contribuições desta dissertação e, juntamente com as idades radiométricas das suítes magmáticas associadas à Sequência Rifte em terra, foram de grande importância para fixar o posicionamento estratigráfico das sismosequências mapeadas. O mapeamento sísmico demonstra a migração do eixo do rifteamento em direção à porção mais externa da bacia, já no Albiano.

Dois eventos magmáticos foram reconhecidos, com idades distintas eveidenciadas pela interpretação sísmica. O evento mais antigo estaria relacionado ao magmatismo encontrado no continente (Suite Ipojuca), de idade albiana, e marcaria o final da segunda fase de rifteamento (e a idade máxima da discordância Rifte/Drifte). O evento mais jovem, comumente observado sob a forma de cones vulcânicos, foi interpretado como de idade Paleo-Eocênica, em analogia às estruturas similares, encontradas em outras bacias mais a sul.

A corroboração de um rifteamento mais jovem nesta porção da Margem Leste brasileira, bem como a confirmação da existência de sal nesta bacia, constituem as principais  contribuições desta dissertação. São temas relativamente novos, ainda muito questionados e que trazem implicações para a evolução do rifte e da cronologia de abertura do Atlântico Sul.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346469 - EMANUEL FERRAZ JARDIM DE SA
Interno - 1149363 - VALERIA CENTURION CORDOBA
Externo à Instituição - LILIANE RABELO CRUZ - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 22/09/2015 16:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao