Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS MIGUEL GOMES NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS MIGUEL GOMES NUNES
DATA: 19/06/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geofísica-UFRN.
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA ESTRUTURAÇÃO REGIONAL NA AVALIAÇÃO DE RESERVAS DO AQUÍFERO BARREIRAS – ÁREA DO BAIXO CURSO DO RIO MAXARANGUAPE-RN


PALAVRAS-CHAVES:

Aquífero Barreiras; reservas hidrogeológicas; compartimentação estrutural; eletrorresistividade; Bacia do Rio Maxaranguape-RN.


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

A avaliação de reservas hidrogeológicas representa um dos mais polêmicos temas em termos de recursos hídricos, em face das diferentes concepções existentes sobre seu real significado e utilização, bem como das metodologias tradicionais disponíveis para sua obtenção.  Na avaliação de tais reservas, contudo, um parâmetro preponderante diz respeito à determinação da geometria da zona saturada, ressaltando-se aqui a influência de uma compartimentação estrutural da formação aquífera nessa geometria. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva avaliar reservas hidrogeológicas do Aquífero Barreiras, partindo-se da hipótese da ocorrência de variações de espessuras saturadas decorrente de compartimentação estrutural local, tomando-se como alvo a área do baixo curso do Rio Maxaranguape-RN. A metodologia geral a ser adotada fundamenta-se na aplicação conjunta de técnicas de caracterização e investigação geológica (análise morfotectônica e litoestratigráfica em correlações de perfis de poços e mapas geológicos disponíveis), hidrogeológica (arcabouço hidrogeológico) e geofísica aplicada (eletrorresistividade).  Esta última foi adotada com vistas a estimar valores de espessura do aquífero e profundidade do topo do embasamento hidrogeológico, suprindo informações, em locais de pouca ou ausência de poços com perfis litológicos disponíveis.

A análise geomorfológica foi realizada utilizando-se dados topográficos (SRTM) e hidrográficos. Os dados topográficos foram submetidos a diferentes etapas de processamento, com vistas a obtenção final de um mapa de anomalias topográficas residuais e sua consequente interpretação, através da configuração de lineamentos topográficos. Os dados hidrográficos, por sua vez, foram utilizados, sobretudo, para identificar direções preferenciais dos canais fluviais e anomalias dessa rede hidrográfica, na forma de deflexões abruptas das drenagens e alinhamentos de outras feições superficiais tais como lagoas e entre nascentes, dentre outros aspectos. Os resultados dessa análise possibilitaram a elaboração final de um mapa de alinhamentos morfotectônicos, segundo as direções predominantes NE e NW. Perfis hidrogeofísicos, obtidos a partir de modelos geoelétricos inversos (resistividade x espessura) e informações de poços, foram posteriormente elaborados de forma a interceptar tais alinhamentos, enfatizando valores de espessuras saturadas variando de 19 a 60 metros.

 A avaliação das reservas hidrogeológicas locais foi efetuada considerando-se 16 subáreas, associadas a blocos resultantes da compartimentação estrutural, sendo estes limitados por lineamentos morfotectônicos, falhas (quando possível a determinação de rejeitos) ou mesmo o limite geográfico da bacia hidrográfica em seu baixo curso.  Resultados preliminares dão conta de reservas totais da ordem de 8x108 m3, adotando-se espessuras saturadas representativas para cada subárea e porosidades efetivas da ordem de 7,6%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1755591 - CARLOS CESAR NASCIMENTO DA SILVA
Interno - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Presidente - 1714488 - LEANDSON ROBERTO FERNANDES DE LUCENA
Notícia cadastrada em: 11/06/2015 16:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao