Banca de QUALIFICAÇÃO: TÉRCIA JAÍRES DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÉRCIA JAÍRES DE OLIVEIRA SILVA
DATA: 15/12/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGG - UFRN
TÍTULO:

Propriedades Físicas de Rochas versus tipologias de granitóides ediacaranos no Domíinio Rio Grande do Norte, porção Nordeste da Província Borborema.


PALAVRAS-CHAVES:

Condutividade Térmica; Domínio Rio Grande do Norte; Granitóides.


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

 

O presente trabalho apresenta a condutividade térmica estimada para um conjunto de rochas plutônicas (dominantemente rochas graníticas) de parte da Província Borborema, e a sua utilização como parâmetro de caracterização de diferentes tipologias de granitóides ediacaranos do Domínio Rio Grande do Norte-DRN, porção NE da Província Borborema. Para isso, a condutividade térmica foi obtida através da utilização de modelos teóricos, baseados em parâmetros como a composição química e mineralógica das rochas. Dos três modelos utilizados neste estudo para o conjunto de amostras que contém dados experimentais, o modelo em série foi o que apresentou os resultados mais satisfatórios com relação à reprodução dessa condutividade experimental através de uma condutividade estimada considerando uma margem de erro de ±15%. A partir do modelo em série foi possível estimar as condutividades térmicas para duas áreas de diferentes tipos de granitoides ediacaranos, uma área na região de Taipu (na porção leste do DRN) e outra na região de Umarizal - Caraubas (na porção oeste do DRN). Os resultados obtidos mostraram que os diferentes tipos de granitóides ediacaranos destas áreas puderam ser diferenciados a partir destas condutividades térmicas estimadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 080.368.454-15 - ANTONIO CARLOS GALINDO - UFRN
Externo ao Programa - 347524 - FERNANDO ANTONIO PESSOA LIRA LINS
Externo ao Programa - 2042352 - FREDERICO CASTRO JOBIM VILALVA
Notícia cadastrada em: 03/12/2014 16:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao