Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELEN FERREIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELEN FERREIRA DE SOUZA
DATA: 03/12/2014
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGG - UFRN
TÍTULO:

Compartimentação da trama estrutural da Bacia Potiguar com base em dados aeromagnéticos e gravimétricos


PALAVRAS-CHAVES:

Compartimentação tectônica; Bacia Potiguar; métodos geofísicos; arquitetura do rifte; herança estrutural.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O estudo a respeito da evolução de uma bacia sedimentar está intrinsecamente relacionado ao estudo de sua trama estrutural pretérita, que pode desempenhar papel fundamental na acomodação de esforços tectônicos na litosfera e influenciar diretamente na arquitetura da bacia.

            Para se estabelecer tais conhecimentos, torna-se necessário o mapeamento do embasamento cristalino desta bacia, o qual pode ser feito através do emprego de métodos geofísicos.

            Neste trabalho, foram utilizados dados aeromagnéticos e gravimétricos, os quais foram tratados utilizando-se métodos avançados de processamento para um melhor realce dos padrões das anomalias. Os métodos aplicados foram: a) o Matched Filter para a separação dos campos magnético e gravimétrico em três bandas de frequências. Os mapas gerados permitem estudar as assinaturas geofísicas das fontes causadoras em diferentes profundidades em subsuperfície; b) o Gradiente Horizontal, que é um método que delimita as bordas das fontes, equalizando as amplitudes dos sinais de fontes rasas e profundas; e c) a Inclinação do Sinal Analítico, que, por sua vez, contribui para uma melhor delimitação dos lineamentos geofísicos.

            Foi possível observar o principal padrão de estruturação do embasamento pré-cambriano da bacia, tanto no interior do rifte, como nas plataformas adjacentes, assim como relacionar as feições observadas nos mapas geofísicos com estruturas mapeadas em superfície e/ou pela sísmica. E por fim, estabeleceu-se domínios geológicos-geofísicos para ambos os conjuntos de dados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1315614 - DAVID LOPES DE CASTRO
Interno - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Interno - 349684 - WALTER EUGENIO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 25/11/2014 19:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao