Banca de QUALIFICAÇÃO: EVERTON NOBREGA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVERTON NOBREGA BARBOSA
DATA: 07/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Geologia e Geofísica do Petróleo - LGGP
TÍTULO:

Análise estratigráfica com base em dados sísmicos e de poço da Sequência Neocarbonífera-Eotriássica da Bacia do Parnaíba


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Bacia do Parnaíba; Estratigrafia de Sequências; perfilagem de poço; seções sísmicas. 


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Resumo

 

A sequência Neocarbonífera-Eotriássica corresponde ao terceiro grande ciclo sedimentar da Bacia do Parnaíba e concerne litoestratigraficamente ao Grupo Balsas. O principal objetivo deste trabalho é fazer uma análise estratigráfica desta unidade, utilizando como base dados de poço (análise 1D) e seções sísmicas (análise 2D). Para tal, foram empregados os conceitos modernos e genéticos da estratigrafia, com o grande desafio da adaptação e aplicação da estratigrafia de sequências a uma bacia intracratônica.

Baseado na análise 1D foram identificadas dez conjuntos de ciclos, que compõem quatro sequências deposicionais (SEQ1, SEQ2, SEQ3 e SEQ4). A SEQ1 apresenta apenas o trato de sistemas regressivo, enquanto que as demais sequências (SEQ2, SEQ3 e SEQ4) apresentam os tratos de sistemas transgressivo e regressivo.

A SEQ1 foi depositada em um sistema fluvial e o seu limite superior é marcado pela deposição de carbonatos que indicam a implantação de um ambiente marinho raso correspondente a SEQ2.

Por sua vez, a SEQ2 possui seu limite superior marcado por uma espessa camada de anidrita. Esta rocha representa o ápice do registro regressivo desta sequência, e que culmina com a retirada do ambiente marinho e instalação de um ambiente deltaico que corresponde à SEQ3.

A SEQ3 possui ciclos de engrossamento para o topo que são bem característicos de um ambiente deltaico. O limite superior desta sequência é bem marcado pelo aumento da quantidade de arenitos, que está sotoposta aos calcários ou argilitos que representam a fase transgressiva da SEQ4.

A SEQ4 encerra a deposição sedimentar da Sequência Neocarbonífera-Eotriássica com uma fase regressiva intensa, que culminou com o término da sedimentação de origem marinha/costeira na bacia (Formações Piauí, Pedra de Fogo e Motuca) e a instalação de um grande deserto representado pela Formação Sambaíba.

A análise 2D, integrada com os resultados da análise 1D, permitiu identificar horizontes que foram associados com as superfícies que limitam as sequências. De modo geral, as sismofácies reconhecidas nas seções sísmicas constituem as configurações paralela/subparalela, com grande continuidade lateral. Os tipos de geometria externa reconhecida foram as em lençol e lençol ondulado, que representam uma sedimentação em ambiente de baixa atividade tectônica, como seria esperado para uma bacia do tipo sinéclise.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2490483 - ALEX FRANCISCO ANTUNES
Externo ao Programa - 1884342 - DEBORA DO CARMO SOUSA
Presidente - 1149363 - VALERIA CENTURION CORDOBA
Notícia cadastrada em: 24/07/2014 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao