Banca de QUALIFICAÇÃO: MIKAELLE ARAUJO CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIKAELLE ARAUJO CARNEIRO
DATA: 20/12/2013
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Laboratório de Geologia e Geofísica do Petróleo - UFRN
TÍTULO:

Estudo  tectônico e morfoestrutural dos carbonatos da Formação  Jandaíra (Bacia Potiguar) no Lajedo do Rosário, no município de Felipe  Guerra –  RN. 


PALAVRAS-CHAVES:

Estrutural, Feições Cársticas Epigenéticas, Formação Jandaíra.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Este trabalho aborda a influência de feições estruturais em relação à morfogênese de ambientes cársticos epigenéticos, bem como sua relação com a porosidade e permeabilidade dos carbonatos da formação Jandaíra. A formação Jandaíra faz parte do Grupo Apodi, é uma unidade lito-estratigráfica Turoniana-Campaniana pós-rifte na Bacia Potiguar e se encontra no contato inferior concordante com as rochas siliciclásticas igualmente aflorantes da Formação Açu. Nessa pesquisa, foram selecionadas 17 cavidades que estão situadas no Lajedo do Rosário no município de Felipe Guerra-RN, porção centro sul da Bacia Potiguar. A área de estudo foi fragmentada em três setores e escolhida com base na necessidade de investigar o comportamento dos diferentes conjuntos de fraturas em superfície e subsuperfície, que possuem quatro padrões distintos de direções preferenciais: N-S predominante na porção central, E-W são as fraturas bem marcadas na porção oeste da área e por fim, pares conjugados na direção NE-SW e NW-SE na porção leste. A porosidade é evidente na interconexão de duas (ou mais) fraturas, pois o ponto de encontro entre ambas sofre colapso, gerando geralmenteuma feição morfoestruturalnegativa, ou seja, uma cavidade. Vale ressaltar que a porosidade é bastante influenciada pelo o regime tectônico da região, sendobem visualizada tanto em macro escala (quilométrica), referente às cavidades cársticas vistas em imagem de satélite (do tipo quickbird), quanto em escala de afloramento micro escala (centimétrica), que são as próprias cavidades totalmente estruturadas nas fraturas, além de serem encontrados em superfície, os lajedos também totalmente fraturados e basculados, apresentando feições cársticas de origem epigenética.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1755591 - CARLOS CESAR NASCIMENTO DA SILVA
Presidente - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Externo ao Programa - 301.595.203-04 - MARIA OSVALNEIDE LUCENA SOUSA - UFRN
Notícia cadastrada em: 27/11/2013 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao