Banca de DEFESA: JULIANA KARLA DIONISIO DOS SANTOS

DISCENTE : JULIANA KARLA DIONISIO DOS SANTOS
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Centro de Educação, bloco de aula

INCLUSÃO DE DOCENTES COM DEFICIÊNCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ORIENTAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS INSTITUCIONAIS

ACESSIBILIDADE; UFRN; DOCENTE COM DEFICIÊNCIA

A presente pesquisa versa por apresentar discussões a respeito da orientação institucional para recepção das pessoas com deficiência aprovadas em concursos para carreira docente do quadro permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A investigação teve como proposta trazer à discussão dos seguintes pontos: Como os servidores docentes com deficiência têm sido recepcionados no seu ambiente de trabalho na UFRN?; Quais os procedimentos institucionais nesta recepção?; O que se pode fazer para ampliar a inserção efetiva deste servidores na Instituição? Para responder aos questionamentos, temos como objetivo geral analisar o processo de inclusão, especificamente na garantia de acessibilidade, do servidor docente com deficiência no ambiente de trabalho na UFRN; e como objetivos específicos, I- Investigar os procedimentos institucionais de orientação no processo de inclusão e condições de acessibilidade dos docentes com deficiência na UFRN; II - Averiguar a existência de ações que promovam a inclusão e a garantia de acessibilidade do servidor docente com deficiência na UFRN, e por fim III - Elaborar um guia de orientação institucionais para a inclusão e garantia de acessibilidade do servidor docente com deficiência no ambiente de trabalho. Para realização do estudo proposto, o percurso metodológico se delineou por meio de uma abordagem qualitativa, através de Estudo de Caso. Para construção dos dados foi utilizada a pesquisa documental e aplicação de google forms direcionado a gestores envolvidos com o processo de entrada e acompanhamento do servidor docente na UFRN. Os resultados ampontaram para uma preocupação institucional na existência de uma política interna de inclusão, bem como de procedimentos quanto a recepção e encaminhamentos do servidor docente na UFRN. Em relação a acessibilidade evidencia-se que se requer maior atenção. O guia elaborado pode contribuir para  especificidades do ambiente organizacional da UFRN. Os resultados deste estudo podem contribuir para aperfeiçoar os processos institucionais para inclusão de novos servidores docentes com deficiência.

Presidente - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externo ao Programa - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO - UFRNExterna à Instituição - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 10:53