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Dissertações |
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JULIO CESAR LIMA DA ROCHA
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GUIA ORIENTADOR PARA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA TELEVISÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : ELIZABETH ROMANI
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO CARDOSO
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ELIZABETH ROMANI
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JEFFERSON FERNANDES ALVES
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KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
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Data: 15/03/2024
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O presente estudo tem por objetivo geral desenvolver orientações básicas para elaboração de produtos audiovisuais acessíveis para pessoas com deficiência visual, auditiva e pessoas Surdas no contexto da Televisão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (TVU/UFRN), a partir de recomendações compiladas e a colaboração dos sujeitos implicados na pesquisa. Como objetivos específicos propõe-se identificar orientações sobre o uso dos recursos para tradução audiovisual acessível empregados em emissoras de televisão pública; sensibilizar por meio de oficinas os agentes implicados diretamente na rotina operacional de produções audiovisuais da TVU/UFRN quanto à acessibilidade comunicacional e os direitos da pessoa com deficiência; e, produzir de forma coletiva um guia orientador, em formato de documento digital, para produção audiovisual acessível na TVU/UFRN. A pesquisa qualitativa de natureza exploratória de um estudo de caso parte de um levantamento das referências existentes em parâmetros do uso da Tecnologia Assistiva para televisão. Entre as referências evidenciam-se, a NBR 15290/2005, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre acessibilidade na televisão, o Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis (2016), da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e os modelos utilizados nos setores de Acessibilidade das emissoras públicas: TV Cultura e TV Aparecida. Para alcançar os objetivos, realizou-se oficinas de sensibilização em um Curso de Extensão denominado “Pensando Acessibilidade Comunicacional na TVU/UFRN” para 15 servidores e bolsistas da emissora pública, tendo por ministrantes profissionais com e sem deficiência que possuem experiência em recursos de Tradução Audiovisual Acessível. A partir das experiências vivenciadas e sugestões coletadas propôs-se a construção coletiva de um guia orientador que possa ser uma ferramenta para nortear a implantação de um modelo referencial de fluxo de produção e possibilitar a criação de um setor de Acessibilidade na TVU/UFRN. Espera-se contribuir com a instauração da cultura da acessibilidade observando os direitos da pessoa com deficiência visual e de pessoas Surdas e ensurdecidas e se orientando pela possibilidade de uma prática acessível e transversal no contexto dessa emissora pública universitária.
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The present study has the general objective of developing basic guidelines for accessible audiovisual production for people with visual and hearing impairments, in the context of the University Television of the Federal University of Rio Grande do Norte (TVU/UFRN), based on recommendations compiled and the collaboration of the subjects involved in the research. As specific objectives, we propose to identify guidelines on the use of resources for accessible audiovisual translation used in public television stations, Audiodescription (AD), Subtitling for the Deaf and Deaf (LSE) and Janela de Libras; raise awareness through workshops of agents directly involved in the operational routine of TVU/UFRN's audiovisual productions regarding communication accessibility and the rights of people with disabilities; and propose a protocol of good practices, in ebook format, for accessible audiovisual production at TVU/UFRN. The exploratory qualitative research of a case study, starts from a survey of the existing references in parameters of the use of Assistive Technology for television. Among the references are the Guide for Accessible Audiovisual Productions (2016), by the National Film Agency (Ancine), and the protocols used in the Accessibility sectors of public broadcasters: TV Cultura and TV Aparecida. We propose workshops with the subjects involved in the operational routine of TVU/UFRN to raise awareness about the issue of disability and accessibility resources for a collaborative construction of a protocol that can be a tool to guide the implementation of a reference model to develop a sector of Accessibility at TVU/UFRN. It is expected to contribute to the establishment of a culture of accessibility, observing the rights of people with visual impairments and deaf and deaf people, and guided by the possibility of an accessible and transversal practice in the context of this public TV.
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ROZANA RAMOS NEVES
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ESTRATÉGIAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
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Orientador : JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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VANESSA CRISTINA PAULINO
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ADRIANE CENCI
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ELIZABETH ROMANI
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JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
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KATIA REGINA LOPES COSTA FREIRE
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MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
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Data: 21/03/2024
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O presente estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias de ensino utilizadas no processo de aprendizagem de uma criança com deficiência múltipla, e como objetivos específicos: identificar e descrever essas estratégias nos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigar como se deu a mediação que os professores descreveram para identificá-las e – a partir de uma pesquisa documental qualitativa com metodologia baseada na análise de conteúdo de Bardin – elaborar um guia educacional para auxiliar nos processos de aprendizagem dessas crianças em salas de aula comuns. A pesquisa foi embasada no estudo de quinze relatórios e da proposta pedagógica da escola, a partir da descrição feita pelos professores da evolução da aprendizagem de uma criança que cursou (de 2016 a 2020) os anos iniciais do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação da Infância do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). Trata-se de uma criança com deficiência múltipla sensorial e surdez profunda, diagnosticada com quadro de meningoencefalite e Transtorno do Espectro Autista (TEA). É válido ressaltar que a temática da escolarização de crianças com deficiência múltipla ainda é escassa de estudos no cenário nacional e internacional. Na análise documental, reunimos os relatórios e a proposta pedagógica da escola, fizemos uma leitura flutuante do material (dividindo por ano de ensino) e organizamos a proposta em três momentos: Tipologia de Colégio de Aplicação, Currículo e Organização Pedagógica. Posteriormente, realizamos a análise das estratégias de ensino, tendo como referencial preponderante a perspectiva histórico-cultural – pela proficuidade dos conceitos que apresenta sobre as questões relacionadas à aprendizagem, em especial quando o desenvolvimento das pessoas ocorre de maneira específica, conforme postulado por Vygotsky (2022) – em interface com os pressupostos da concepção de ensino de Freire (1997), num movimento constante de construção e reconstrução do objeto do conhecimento. Realizamos também uma reflexão acerca das produções científicas relacionadas à deficiência múltipla no campo educacional. Os resultados da investigação apontam que as estratégias de ensino, quando levam em consideração a necessidade educacional específica da criança, possibilitam avanços significativos na sua aprendizagem. A pesquisa possibilitou a produção do guia educacional “Estratégias de Ensino para Crianças com Deficiência Múltipla” e indicou a importância da publicação de materiais empíricos produzidos nas escolas para contribuir na elaboração de estratégias mais inclusivas para esse tipo de deficiência.
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The desire to research the learning process of students with multiple disabilities arose during my journey as an educator, observing the work of other educators in ordinary classrooms. From my experiences, the general objective of this research is to describe the teaching strategies in the learning process of a student with multiple disabilities, in the early years of Elementary School. The scarcity of theoretical references marks the importance of the study. There is also a diversity of interpretations and nomenclatures in studies on the subject, which makes the study difficult. This research deals with a qualitative and descriptive approach. To collect data for this research, reports on the learning of a student with multiple disabilities from an application school will be consulted and analyzed, in addition to the school's pedagogical proposal. It is configured, therefore, as a case study of documentary type. After systematizing the data, an Educational Product will be elaborated on form of an e-book that can contribute to the pedagogical work of other education professionals in the care of children with multiple disabilities.
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JULIANA KARLA DIONISIO DOS SANTOS
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INCLUSÃO DE DOCENTES COM DEFICIÊNCIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ORIENTAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS INSTITUCIONAIS
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Orientador : KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIA ROLDAN VIANA
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FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
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KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
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LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
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Data: 27/03/2024
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A presente pesquisa versa por apresentar discussões a respeito da orientação institucional para recepção das pessoas com deficiência aprovadas em concursos para carreira docente do quadro permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A investigação teve como proposta trazer à discussão dos seguintes pontos: Como os servidores docentes com deficiência têm sido recepcionados no seu ambiente de trabalho na UFRN?; Quais os procedimentos institucionais nesta recepção?; O que se pode fazer para ampliar a inserção efetiva deste servidores na Instituição? Para responder aos questionamentos, temos como objetivo geral analisar o processo de inclusão, especificamente na garantia de acessibilidade, do servidor docente com deficiência no ambiente de trabalho na UFRN; e como objetivos específicos, I- Investigar os procedimentos institucionais de orientação no processo de inclusão e condições de acessibilidade dos docentes com deficiência na UFRN; II - Averiguar a existência de ações que promovam a inclusão e a garantia de acessibilidade do servidor docente com deficiência na UFRN, e por fim III - Elaborar um guia de orientação institucionais para a inclusão e garantia de acessibilidade do servidor docente com deficiência no ambiente de trabalho. Para realização do estudo proposto, o percurso metodológico se delineou por meio de uma abordagem qualitativa, através de Estudo de Caso. Para construção dos dados foi utilizada a pesquisa documental e aplicação de google forms direcionado a gestores envolvidos com o processo de entrada e acompanhamento do servidor docente na UFRN. Os resultados ampontaram para uma preocupação institucional na existência de uma política interna de inclusão, bem como de procedimentos quanto a recepção e encaminhamentos do servidor docente na UFRN. Em relação a acessibilidade evidencia-se que se requer maior atenção. O guia elaborado pode contribuir para especificidades do ambiente organizacional da UFRN. Os resultados deste estudo podem contribuir para aperfeiçoar os processos institucionais para inclusão de novos servidores docentes com deficiência.
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SIMONE PATRICIA SOARES DE SOUZA
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O Estágio Supervisionado no Curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: O que dizem os alunos Surdos?
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Orientador : PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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GESSICA FABIELY FONSECA
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JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO
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PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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Data: 27/03/2024
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O presente trabalho intitulado O Estágio Supervisionado no Curso de Letras - Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: O que dizem os alunos Surdos? Tem como objetivo geral analisar aspectos referentes aos processos de aprendizagem no decorrer dos Estágios Supervisionados do curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da UFRN. A pouca quantidade de publicações na área sobre Estágio Supervisionado com alunos surdos interfere na possibilidade desses alunos compreenderem e aprofundarem o nível de consciência em relação à profissão escolhida, e consequentemente afeta a construção identitária do aluno como profissional e como futuro professor do Ensino Básico (GARCIA, 2012). Foram nossos objetivos específicos: Identificar as expectativas e as dificuldades dos alunos quanto à atuação no campo de estágio; analisar os processos de aprendizagem no decorrer do Estágio Supervisionado a partir das narrativas dos surdos; criar um produto tecnológico bilíngue que permita aos estudantes surdos receberem as orientações sobre Estágio Supervisionado em Libras. É uma pesquisa com abordagem qualitativa, de paradigma interpretativo, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas através de encontros presenciais e on-line, com distanciamento e respeitando todas as normas de segurança preconizadas pelas autoridades sanitárias. Para análises deste trabalho contamos com o referencial teórico e com os preceitos abordado por Franco, 2005. Os discentes surdos receberam todas as informações por meio do Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) acerca da referida pesquisa e a partir das suas narrativas, traçamos os meios necessários para atender aos objetivos do nosso trabalho. Os resultados apontaram as barreiras atitudinais e comunicacionais são os principais problemas existentes para os discentes surdos nas atividades de Estágio Supervisionado, a ausência de materiais e instrumentos acessíveis, também orientação docente na mediação pedagógica. Nossa conclusão é reafirmar a necessidade dos docentes de estágio saibam Libras, reafirmar a necessidade dos profissionais da escola campo aprendam Libras, ausência de materiais acessíveis e bilíngues que facilitem o acesso as informações necessárias à formação dos discentes surdos.
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The present work entitled The Supervised Internship in the Literature Course - Libras/Portuguese Language at the Federal University of Rio Grande do Norte: What do Deaf students say? Its general objective is to analyze aspects relating to the learning processes during the Supervised Internships of the Literature: Libras/Portuguese Language course at UFRN. The small number of publications in the area about Supervised Internships with deaf students interferes with the possibility of these students understanding and deepening their level of awareness in relation to the chosen profession, and consequently affects the construction of the student's identity as a professional and as a future Basic Education teacher (GARCIA , 2012). Our specific objectives were: Identify students' expectations and difficulties regarding their work in the internship field; analyze the learning processes during the Supervised Internship based on the narratives of the deaf; create a bilingual technological product that allows deaf students to receive guidance on Supervised Internship in Libras. It is a research with a qualitative approach, with an interpretative paradigm, which was carried out through semi-structured interviews through face-to-face and online meetings, with distancing and respecting all safety standards recommended by health authorities. For the analysis of this work, we relied on the theoretical framework and precepts addressed by Franco, 2005. The deaf students received all the information through the Free and Informed Consent Registry (RCLE) in Brazilian Sign Language (Libras) about the aforementioned research. and based on their narratives, we outline the necessary means to meet the objectives of our work. The results showed that attitudinal and communicational barriers are the main problems that exist for deaf students in Supervised Internship activities, the lack of accessible materials and instruments, as well as teacher guidance in pedagogical mediation. Our conclusion is to reaffirm the need for internship teachers to know Libras, to reaffirm the need for field school professionals to learn Libras, the absence of accessible and bilingual materials that facilitate access to the information necessary for the training of deaf students.
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SEDINA DOS SANTOS JALES FERREIRA
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EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE NARRATIVAS DE ALUNOS SURDOS
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Orientador : PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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GESSICA FABIELY FONSECA
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JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO
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PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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Data: 27/03/2024
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Esta pesquisa tem como finalidade analisar os relatos produzidos por alunos surdos do Ensino Médio, em uma escola pública de Natal – RN, no que alude às metodologias de ensino empregadas no contexto de sala de aula. Ao que se consegue vislumbrar, o enfoco recai sobre a perspectiva bilíngue/as experiências bilíngues desse grupo, de modo a evidenciar seus traumas, anseios e afins. Tal intento é de suma importância que com base na análise, foram propostas metodologias que condizem com a realidade local. Para tanto, recorremos às teorizações de Ladd (2003), Quadros (2019), Perlin (2013), no que toca aos Estudos Surdos. Metodologicamente, este trabalho faz uso dos pressupostos da investigação autobiográfica em educação, uma vez que buscamos compreender as narrativas de alunos surdos, dessa forma a pesquisa se classifica como qualitativa, utilizamos a entrevista como método de obtermos os dados. Os resultados demostram a necessidade de criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o acesso do aluno surdo, de forma significativa, à informação e à aquisição de conteúdos escolares, por meio da pedagogia visual, o que inclui a sua língua natural: a Libras, com base nos pressupostos do bilinguismo. Visando as narrativas com base nas experiências dos alunos surdos podemos extrair a importância das escolas bilíngues relacionando com as partes teóricas e metodológicas. Concluímos, a partir deste presente estudo a necessidade de assegurar uma educação com viés bilíngue para que os surdos possam ter por direito a sua língua materna em sua escolarização para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. A pesquisa resultou em um produto que visa contribuir com a comunidade surda trazendo elementos e informações essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem dessas pessoas, com o enfoque na educação bilíngue.
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This research aims to analyze the reports produced by deaf high school students, in a public school in Natal – RN, with reference to the teaching methodologies used in the classroom context. From what can be seen, the focus is on the bilingual perspective/bilingual experiences of this group, in order to highlight their traumas, desires and the like. This intention is extremely important and, based on the analysis, methodologies were proposed that match the local reality. To do so, we resorted to the theories of Ladd (2003), Quadros (2019), Perlin (2013), regarding Deaf Studies. Methodologically, this work makes use of the assumptions of autobiographical research in education, since we seek to understand the narratives of deaf students, thus the research is classified as qualitative, we use interviews as a method of obtaining data. The results demonstrate the need to create pedagogical strategies that enable deaf students to have significant access to information and the acquisition of school content, through visual pedagogy, which includes their natural language: Libras, based on in the assumptions of bilingualism. Aiming at narratives based on the experiences of deaf students, we can extract the importance of bilingual schools relating to the theoretical and methodological parts. We conclude, from this present study, the need to ensure education with a bilingual bias so that deaf people can have the right to use their mother tongue in their schooling for the development of the learning process. The research resulted in a product that aims to contribute to the deaf community by bringing essential elements and information for the development of these people's learning, with a focus on bilingual education.
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ANA LIVIA DE JESUS OLIVEIRA E MELO
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SOUNDPAINTING: A ACESSIBILIDADE ESTÉTICA EM DUAS OBRAS DE NEWTON NAVARRO
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Orientador : JEFFERSON FERNANDES ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO CARDOSO
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FLAVIA ROLDAN VIANA
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JEFFERSON FERNANDES ALVES
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LIVIA MARIA VILLELA DE MELLO MOTTA
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Data: 02/05/2024
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A audiodescrição, recurso que transforma imagens em palavras, proporciona o acesso de pessoas com deficiência visual aos mais diversos conteúdos imagéticos, inclusive às obras de arte. Visando diminuir a desigualdade de oportunidades no acesso à cultura, este trabalho busca trazer mais uma possibilidade de acessibilidade estética para pessoas cegas, o SoundPainting, técnica proposta por Josélia Neves que alia efeitos sonoros e acompanhamento musical à audiodescrição de obras artísticas, a fim de transpor o componente emocional presente nelas. Para avaliar o impacto dessa técnica, será construído roteiros de SoundPainting para duas obras do artista potiguar Newton Navarro: "Dom Quixote" e "Sancho Pança" que fazem parte do acervo do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e submetido a apreciação de pessoas não videntes, por meio de um grupo focal que ocorrerá no Centro de Educação da UFRN. O SoundPainting contará com músicas compostas por alunos do curso de composição em Música da UFRN com base no levantamento da estética, histórico e do estilo das pinturas feitas neste trabalho.
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Audio description, a resource that transforms images into words, provides access for people with visual impairments to the most diverse image content, including works of art. Aiming to reduce inequality of opportunities in access to culture, this work seeks to bring another possibility of aesthetic accessibility for blind people, Sound Painting. Technique proposed by Josélia Neves that combines sound effects and musical accompaniment to the audio description of artistic works, in order to convey the emotional component present in them. Tevaluate the impact of this technique, Sound Painting scripts will be built for two works by the artist Newton Navarro: "Dom Quixote" and "Sancho Pança", which are part of the collection of the Nucleus of Art and Culture of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN and protection of the inheritance of non-sighted people, through a focus group. Sound Painting will feature songs composed by students of the Music Composition course at UFRN based on a survey of the aesthetics, historic and style of the paintings made in this work.
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MARIA EDUARDA CAPISTRANO DA CÂMARA
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Trabalho pedagógico inclusivo: concepções e práticas de profissionais da educação infantil
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Orientador : BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANE CENCI
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BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
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JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO
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MARIA DE FÁTIMA CARVALHO
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MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
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Data: 19/06/2024
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Essa pesquisa é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se debruça sobre a temática do trabalho pedagógico inclusivo (TPI) na educação infantil. Teve como objetivo identificar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da grande Natal (Rio Grande do Norte) em relação ao trabalho pedagógico inclusivo através de uma formação colaborativa. A investigação adotou abordagem qualitativa e de natureza exploratória e se organizou a partir dos pressupostos da pesquisa colaborativa. O trabalho estabelece diálogos com a Teoria Histórico-Cultural, discussões sobre Trabalho Pedagógico, Inclusão, História e Políticas. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: questionários online; quatro encontros reflexivos gravados em áudio com os profissionais da instituição e análise do projeto político pedagógico do CMEI. A análise dos dados foi fundamentada na metodologia da Análise textual discursiva. As categorias de análise emergiram diretamente do escopo teórico da pesquisa. O trabalho organizou-se em três categorias principais. A primeira, intitulada "Compreendendo o Trabalho Pedagógico Inclusivo: Perspectivas e Práticas em um Centro Municipal de Educação Infantil", explorou as diferentes concepções e práticas do TPI entre os profissionais da educação infantil, destacando a intencionalidade no fazer pedagógico, a importância do olhar atento, a rotina e as condições concretas de trabalho para garantir a inclusão. A segunda categoria, "Diálogos sobre o Trabalho Pedagógico: Percepções dos Profissionais da Educação Infantil no CMEI acerca das Crianças com e sem Deficiência", discutiu compreensões iniciais sobre o TPI, concepções de deficiência e os sentidos e significados atribuídos a ela, além de exemplos de práticas no TPI. A terceira categoria, "Avaliação e Reflexões dos Encontros: pensando a Prática Colaborativa para um Trabalho Pedagógico Inclusivo", discutiu os resultados da formação colaborativa e como esta foi percebida como uma prática importante para pensar, discutir e organizar o trabalho pedagógico. Ao final da pesquisa, evidenciou-se a necessidade de práticas colaborativas e de espaços para discussão contínua sobre o trabalho pedagógico no CMEI, essenciais para a inclusão, mas também se destacou a carência de recursos, tempos e espaços disponíveis para essas reflexões. Além disso, foi sistematizada uma cartilha para promover a formação colaborativa e a reflexão sobre o trabalho pedagógico inclusivo na Educação Infantil.
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This research is associate with the programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) and focuses on inclusive pedagogical work (IPW) in early childhood education. The study aimed to identify the conceptions and practices of early childhood education professionals in a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in the greater Natal area (Rio Grande do Norte) regarding inclusive pedagogical work through collaborative training. Adopting a qualitative, exploratory approach grounded in collaborative research principles, the study engages with Historical-Cultural Theory and discussions on Pedagogical Work, Inclusion, History, and Policies. Data collection and production methods included online questionnaires, four audio-recorded reflective meetings with the institution's professionals, and analysis of the CMEI's political-pedagogical project. Data analysis was based on Discursive Textual Analysis methodology, with categories emerging directly from the research's theoretical framework. The study organized its findings into three main categories. The first category, "Understanding Inclusive Pedagogical Work: Perspectives and Practices in a Municipal Center for Early Childhood Education," explored varying inclusive pedagogical workconceptions and practices among early childhood education professionals, emphasizing pedagogical intentionality, attentive observation, routine, and concrete working conditions to ensure inclusion. The second category, "Dialogues on Pedagogical Work: Perceptions of Early Childhood Education Professionals at CMEI about Children with and without Disabilities," examined initial understandings of Inclusive Pedagogical Work, conceptions of disability, and the meanings attributed to it, along with examples of Inclusive Pedagogical Work practices. The third category, "Evaluation and Reflections on the Meetings: Thinking about Collaborative Practice for Inclusive Pedagogical Work," discussed the outcomes of collaborative training and its importance for reflecting on and organizing pedagogical work. The research highlighted the need for collaborative practices and continuous discussion spaces about pedagogical work at CMEI as essential for inclusion, while also noting the lack of resources, time, and space available for these reflections. Additionally, a booklet was systematized to promote collaborative training and reflection on inclusive pedagogical work in early childhood education.
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BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO
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CARTILHA DIGITAL SOBRE LITERATURA SURDA: percepções e reflexões dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
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Orientador : PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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GESSICA FABIELY FONSECA
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JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO
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Data: 08/07/2024
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Essa dissertação está inserida nas discussões acerca da constituição do ser professor, diante da relação entre a formação inicial e as experiências no ambiente escolar, traduzindo uma preocupação central com a escolarização da criança surda. O estudo busca analisar a relevância da Literatura Surda para as propostas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo viés da educação bilíngue de surdos. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o potencial da Literatura Surda para o Ensino Fundamental; identificar as percepções que professores atribuem ao trabalho com a Literatura Surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e apresentar um produto educacional, de tipologia cartilha, contendo orientações acerca da Literatura Surda, direcionada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente adotou-se a abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen,1994), a pesquisa do tipo exploratória e descritiva (Gil, 2002), no que diz respeito aos instrumentos para a coleta de material empírico, optou-se pela ação conjunta da revisão bibliográfica e documental (Gil, 2002) e a realização de entrevistas semiestruturada (Bogdan; Biklen, 1994; Triviños, 1987; Manzini, 1990/1991). Para a sistematização e tratamento do material empírico coletado foi adotada a análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico do estudo em pauta evidencia discussões sobre a educação de pessoas surdas no Brasil e sua legislação educacional (Goldfeld, 2002; Strobel, 2009; Dorziat, 2009; Rocha, 2009; Sutton-Spence, 2021; Capovilla, 2000); a cultura surda e os artefatos culturais (Skliar, 1998, 2010; Perlin, 2001; Strobel, 2009; Peixoto, 2018; 2016); a Literatura na escola (BNCC, 2018; Lajolo,1993; Candido, 2000, 2011; Amarilha, 2009; Cosson, 2007) e a Literatura Surda e os processos de tradução, adaptação e criação dos artefatos literários (Karnopp, 2008, 2006; Mourão, 2011; Strobel, 2009; Rosa, 2011). Os resultados da pesquisa apontam que vivenciamos um avanço em relação à escolarização dos surdos no Brasil, com o respaldo da legislação, o que reflete na proposta de modalidade de educação bilíngue de surdos. Apesar dos avanços, a Literatura Surda é um artefato cultural pouco conhecido pelos professores que atuam na escolarização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, os desdobramentos das análises empreendidas a partir do referencial teórico-metodológico e do material empírico, culminaram na elaboração da cartilha (produto educacional).
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The present study is inserted in the discussions about the constitution of being a teacher, in light of the relationship between initial training and experiences in the school environment, reflecting a central concern with the schooling of deaf children. The study seeks to analyze the relevance of Deaf Literature for pedagogical proposals in the early years of elementary school within the modality of bilingual education for the deaf. In addition to this general objective, three specific objectives were established: to highlight the concept of Deaf Literature within the socio-anthropological conception of deafness; to identify the perceptions that teachers attribute to working with Deaf Literature in the early years of elementary school; and to present an educational product in the format of a Digital Booklet containing theoretical and methodological guidelines on Deaf Literature, in order to guide teachers in their future work in the early years of elementary school. Methodologically, we adopted a qualitative approach (Bogdan; Biklen, 1994), exploratory and descriptive research (Gil, 2002). With regard to the instruments for collecting empirical material, we opted for a joint bibliographical and documentary review (Gil, 2002) and semi-structured interviews (Bogdan; Biklen, 1994; Triviños, 1987; Manzini, 1990/1991). Bardin's (2011) content analysis was used to systematize and process the empirical material collected. The theoretical framework of this study highlights discussions on Deaf Education in Brazil and its educational legislation (Goldfeld, 2002; Strobel, 2009; Honora, 2014; Capovilla, 2000); Deaf culture and cultural artifacts (Skliar, 1998; Quadros, 2007; Perlin, 2001; Strobel, 2009; Peixoto, 2018; 2016); Deaf Literature and the processes of translation, adaptation and creation of literary artifacts (Karnopp, 2008, 2006; Mourão, 2011; Strobel, 2009; Skliar, 1998; Nichols, 2016; Rosa, 2011). The initial results of the research indicate that we have experienced progress in relation to the schooling of deaf people in Brazil, with the backing of legislation, these individuals have been able to count on interpreters, specialized care, curricular adaptations, regulation of LIBRAS, which is reflected in the proposed modality of bilingual education for the deaf. However, despite the advances in deaf education in Brazil, Deaf Literature is a cultural artifact that is little known by teachers working in the early years of elementary school, which contributes to the importance of producing our Digital Primer (educational product).
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TUÍZA CRISTINA AVELINO BEZERRA
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GENERO SEMINARIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LINGUA PARA SURDO
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Orientador : PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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GESSICA FABIELY FONSECA
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JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO
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Data: 29/07/2024
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O presente estudo é resultado de inquietações particulares da pesquisadora em relação às fragilidades com o atual modelo vigente de educação inclusiva destinado para os estudantes surdos na educação básica. O objetivo geral dessa investigação é analisar o uso do recurso teórico metodológico do gênero seminário e suas implicações na aprendizagem dos estudantes surdos em uma instituição de surdos em Natal RN. Como objetivos específicos temos: Aplicar sequência didática construída no ensino do gênero seminário; Comparar semelhanças e diferenças entre o gênero seminário em Libras e em Língua Portuguesa; Identificar os desdobramentos na aprendizagem dos alunos surdos e produzir, como forma de produto, um guia metodológico para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem. Para isso optou-se como lócus da pesquisa o Centro de Apoio ao Surdo de Natal/RN, pela facilidade de acesso, por se enquadrar nas características da pesquisa e por ser um espaço de atendimento ao surdos em contexto bilíngue. Participaram da pesquisa professores bilíngues ouvintes e surdos, e alunos surdos do ensino fundamental I -séries iniciais. A pesquisa em tela pautada em uma metodologia descritivo-interpretativista (Ribeiro et al, 2022) com enfoque qualitativo (Minayo, 2014), correlacionada a pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, questionário e observação que resultou em 11 (onze) diários de campo que são descritos na sequência cronológica da ação. Sendo: registro das aulas antes da SD, registro da aula de sondagem e introdutória do tema a ser estudado, resgistro da roda sinalizada sobre expectativas e possíveis desafios no contexto seminário e por fim, resgistro das aulas durante a SD. Os dados obtidos foram analisados segundo análise textual discursiva de Moraes (2007). Como referencial teórico nos embasamos nos estudos Surdos (Quadros, 2006; Skliar, 2006; Menezes, 2017, 2023), Estudos da oralidade (Dolz et al., 2004; Schneuwly, 2004;); Estudos dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2011) e no diálogos entre os fundamentos de Bakhtin (2011), Freire (2005) e Vygotsky (1989) na educação. Os resultados apontam: a) a necessidade da didatização da Libras em sala de aula; b) considerar o discurso em Libras como forma de aprendizagem do surdo, por meio da linguagem expressiva; C) necessidade do uso do gênero discursivo seminário, como estratégia de ensino para estimular habilidades argumentativas do surdo. Em última análise, no processo de escolarização do surdo, a necessidade de adequação curricular nas escolas inclusivas baseada na pesquisa de Santos Filho (2015), o que a escolha por uma escola bilíngue inevitável. A partir dessa pesquisa foi possível construir um Manual que servirá de guia metodológico para o ensino de gênero discursivo seminário e contribuir nos processos de ensino e aprendizagem, além de favorecer para nova investigação acerca do uso dos gêneros orais quanto gêneros sinalizados.
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The present study is the result of the researcher's particular concerns regarding weaknesses with the current model of inclusive education aimed at deaf students in basic education. The general objective of this investigation is to analyze the use of the theoretical methodological resource of the seminar genre with a view to having an impact on the learning of deaf students in a deaf institution in Natal RN. As specific objectives we have: Apply the theoretical-methodological resource used in teaching the seminar genre at the institution for the deaf in Natal-RN; Compare similarities and differences between the seminar genre in Libras and in Portuguese; Identify the impacts on the learning of deaf students and produce, as a product, a didactic sequence (SD) based on the seminar genre, to assist the learning processes of deaf students. For this purpose, the aforementioned institution was chosen as the locus of the research, due to its ease of access, because it fits the characteristics of the research and because it is a space for providing services to the deaf in a bilingual context. Bilingual hearing teachers, deaf teachers and deaf students from elementary school I - initial grades participated in the research. The research in question was based on a descriptive-interpretative methodology with a qualitative focus, correlated to action research (THIOLLENT, 1985). The instruments used for data collection were: semi-structured interview (Manzini, 2020?), questionnaire (Marconi & Lakatos, 1999:100) and observation (Marconi & Lakatos, 1999:90) which resulted in 4 field diaries. The data obtaineThe instruments used for data collection were: semi-structured interview (Manzini, 2020?), questionnaire (Marconi & Lakatos, 1999:100) and observation (Marconi & Lakatos, 1999:90) which resulted in 4 field diaries. The data obtained was analyzed according to Moraes' (2003) discursive textual analysis. As a theoretical reference, we are based on Deaf studies (Quadros, 2006; Perlin, Kyle, 2007; Lopes e Silva, 2017; Skliar, 2020, etc.), orality studies (DOLZ et al., 2004; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2001 ); Studies of discursive genres (Backtin, 2003; Voloshinov, ) and the dialogues between the foundations of Backtin, Freire and Vigotski in education (Souza, Oliveira and Hawi; 2020). The results point to: a) the need to teach Libras in the classroom; b) consider speech in Libras as a way of learning for deaf people, through expressive language; C) need to use the seminar discursive genre, as a teaching strategy to stimulate deaf people's argumentative skills. Ultimately, in the deaf schooling process, the need for curricular adaptation in inclusive schools is based on the research by Santos Filho (2015), which makes the choice for a bilingual school inevitable. From this research, it is expected to contribute to the learning processes of deaf people with the production of material (SD) that will serve as support for Portuguese language teachers and deaf teachers in the basic education network.
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ALDIJANE JALES CARNEIRO E SILVA
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GAMIFICACAO NA EDUCACAO DE SURDOS: MANGA BILINGUE COMO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ENTRE SURDOS E OUVINTES NA ESCOLA REGULAR
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Orientador : PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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GESSICA FABIELY FONSECA
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Edneia de Oliveira Alves
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Data: 30/07/2024
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O aluno surdo está inserido na escola inclusiva, e a presença do Professor Tradutor/Intérprete de Libras tem sido cada vez mais respeitada devido às vigências legais que garantem ao surdo o direito a esse profissional em sala de aula. Contudo, os desafios da escolarização desses sujeitos ainda persistem, principalmente devido à estrutura educacional que tradicionalmente favorece a comunidade ouvinte, começando pelo currículo. Portanto, é crucial que os professores reconheçam a diferença linguística dos alunos surdos e desenvolvam estratégias para sua inclusão no processo educacional, especialmente através de sua língua natural, a Libras. É por meio da Libras que o surdo se expressa e se desenvolve no processo de ensino, tornando vital a facilitação da interação e troca de conhecimento usando esta língua no ambiente escolar. Este estudo propõe uma abordagem metodológica através de uma atividade gamificada, visando promover o ensino do Português como segunda língua para alunos surdos e facilitar a socialização da Libras entre surdos e ouvintes através de tecnologia assistiva. Os objetivos incluem: analisar o processo de ensino do Português como segunda língua em uma escola inclusiva; apresentar uma atividade gamificada para o aprendizado do Português como segunda língua, incluindo a produção de gêneros textuais como o Mangá em Libras por todos os alunos da turma; e incentivar o uso da Libras, através de tecnologia assistiva, para promover sua aquisição e uso social entre surdos e ouvintes. A pesquisa utilizou elementos metodológicos da pesquisa-ação (Brau, 2014), envolvendo o professor de Língua Portuguesa e a Professora Tradutora/Intérprete de Libras de uma escola de ensino médio no Estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada presencialmente, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas com o Professor Regente de Língua Portuguesa, a Professora Tradutora/Intérprete de Libras e a aluna surda, esta última utilizando Libras com suporte adequado à sua particularidade linguística. Os resultados da atividade foram registrados em diário de campo. Os resultados apontam para a necessidade de direcionar as aulas também para os alunos surdos, atualmente limitadas aos alunos ouvintes. Foi observado que a aluna surda atualmente desempenha predominantemente o papel de copista, indicando a necessidade urgente de um ensino específico de Português para ela. Além disso, foi identificada a falta de planejamento conjunto entre o professor de Língua Portuguesa e a Professora Tradutora/Intérprete de Libras, ressaltando a necessidade de formação continuada para ambos. A metodologia ativa, como a gamificação, mostrou-se eficaz ao despertar o interesse dos alunos surdos e ouvintes pelo aprendizado, assim como pela interação com a Libras, facilitando a socialização da aluna surda com seus colegas de sala. No entanto, o estudo também destaca a necessidade de uma acessibilidade curricular que incorpore a disciplina de Libras ao currículo regular, proporcionando ao surdo não apenas a expressão, mas também a participação social através de sua língua. De acordo com a teoria histórico-cultural de Vigotski (2021), o desenvolvimento do indivíduo ocorre do social para o individual, enfatizando a importância de um ambiente educacional que promova trocas sociais por meio da língua natural do surdo. Este trabalho sugere a continuidade de pesquisas para contribuir com a educação de surdos e para aprofundar questões importantes relacionadas à sua escolarização. Os feitos desta pesquisa resultaram na criação de um manual digital, derivado dos seus achados, que servirá como recurso para professores de escolas inclusivas engajarem tanto surdos quanto ouvintes no ensino de Língua Portuguesa, utilizando metodologias que integrem a Libras ao processo educacional do surdo e promovam sua difusão entre colegas de sala de aula.
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The deaf student is included in the inclusive school, and the presence of the Libras Translator/Interpreter Teacher has been increasingly respected due to the legal regulations that guarantee deaf people the right to this professional in the classroom. However, the challenges of educating these subjects still persist, mainly due to the educational structure that traditionally favors the hearing community, starting with the curriculum. Therefore, it is crucial that teachers recognize the linguistic difference of deaf students and develop strategies for their inclusion in the educational process, especially through their natural language, Libras. It is through Libras that deaf people express themselves and develop in the teaching process, making it vital to facilitate interaction and exchange of knowledge using this language in the school environment. This study proposes a methodological approach through a gamified activity, aiming to promote the teaching of Portuguese as a second language for deaf students and facilitate the socialization of Libras between deaf and hearing people through assistive technology. The objectives include: analyzing the process of teaching Portuguese as a second language in an inclusive school; present a gamified activity for learning Portuguese as a second language, including the production of textual genres such as Manga em Libras by all students in the class; and encourage the use of Libras, through assistive technology, to promote its acquisition and social use among deaf and hearing people. The research used methodological elements of action research (Brau, 2014), involving the Portuguese language teacher and the Libras Translator/Interpreter Teacher from a high school in the State of Rio Grande do Norte. Data collection was carried out in person, using participant observation and semi-structured interviews with the Portuguese Language Teacher, the Libras Translator/Interpreter Teacher and the deaf student, the latter using Libras with appropriate support for her linguistic particularity. The results of the activity were recorded in a field diary. The results point to the need to also target classes for deaf students, currently limited to hearing students. It was observed that the deaf student currently plays predominantly the role of copyist, indicating the urgent need for specific Portuguese teaching for her. Furthermore, a lack of joint planning was identified between the Portuguese Language teacher and the Libras Translator/Interpreter Teacher, highlighting the need for continued training for both. The active methodology, such as gamification, proved to be effective in awakening the interest of deaf and hearing students in learning, as well as in interacting with Libras, facilitating the deaf student's socialization with her classmates. However, the study also highlights the need for curricular accessibility that incorporates the Libras discipline into the regular curriculum, providing deaf people with not only expression, but also social participation through their language. According to Vigotski's historical-cultural theory (2021), the development of the individual occurs from the social to the individual, emphasizing the importance of an educational environment that promotes social exchanges through the deaf person's natural language. This work suggests continuing research to contribute to the education of deaf people and to delve deeper into important issues related to their schooling. The achievements of this research resulted in the creation of a digital manual, derived from its findings, which will serve as a resource for teachers at inclusive schools to engage both deaf and hearing people in teaching Portuguese, using methodologies that integrate Libras into the educational process of deaf people and promote its dissemination among classmates.
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CARLOS ANTÔNIO FREITAS DA SILVA
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A CONTACAO E SONORIZACAO DE HISTORIA COMO RECURSO PEDAGOGICO MUSICAL ACESSIVEL PARA A EDUCACAO INFANTIL
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Orientador : GESSICA FABIELY FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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GESSICA FABIELY FONSECA
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DEBORA DELIBERATO
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RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
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VIVIANE DOS SANTOS LOURO
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Data: 31/07/2024
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O presente trabalho teve como objetivo analisar a participação de crianças com deficiência em atividades de contação e sonorização de histórias, utilizadas como recursos pedagógicos musicais acessíveis na Educação Infantil. Quanto à metodologia, conduziu-se uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação com 18 crianças de 5 a 6 anos de uma escola de Educação Infantil da rede particular de ensino da cidade de Natal/RN. Para a pesquisa, foi desenvolvido um projeto pedagógico de contação e sonorização de histórias, composto por 10 encontros semanais, cada um com duração de 30 minutos. No decorrer dos encontros, foram propostas atividades de contação e sonorização de histórias, incorporando práticas pedagógico-musicais, como exercícios práticos de acompanhamento musical, jogos cantados, brincadeiras de imitação rítmica, sonora e gestual, entre outras atividades. Os resultados apontaram para uma lacuna de trabalhos que discutem os objetivos desta pesquisa. Também foi constatado que as crianças com deficiência participaram ativamente das atividades realizadas, contribuindo de forma significativa para seu desenvolvimento musical, bem como para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas e sociais, além do desenvolvimento de sua autonomia, independência e tomada de decisões. A pesquisa revelou ainda a importância do suporte contínuo das assistentes no momento das atividades musicais. Como produto desse processo, foi criado um e-book com informações sobre música e inclusão na Educação Infantil, uma sequência didática pedagógico-musical voltada para professores que atuam na educação básica, utilizando a contação e sonorização de histórias como recursos pedagógicos acessíveis na Educação Infantil.
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The present study aimed to analyze the participation of children with disabilities in storytelling and sound activities, used as accessible musical pedagogical resources in Early Childhood Education. Regarding the methodology, a qualitative action research was conducted with 18 children aged 5 to 6 years from a private Early Childhood Education school in the city of Natal/RN. For the research, a pedagogical project of storytelling and sound activities was developed, consisting of 10 weekly meetings, each lasting 30 minutes. During the meetings, activities of storytelling and sound were proposed, incorporating pedagogical-musical practices, such as practical exercises of musical accompaniment, singing games, rhythmic, sound, and gestural imitation games, among other activities. The results pointed to a gap in studies discussing the objectives of this research. It was also found that children with disabilities actively participated in the activities carried out, contributing significantly to their musical development, as well as to the improvement of motor, cognitive, and social skills, in addition to the development of their autonomy, independence, and decision-making. The research also revealed the importance of continuous support from assistants during musical activities. As a product of this process, an e-book was created with information about music and inclusion in Early Childhood Education, a pedagogical-musical didactic sequence aimed at teachers working in basic education, using storytelling and sound as accessible pedagogical resources in Early Childhood Education.
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LUZIA MIRNIA VIEIRA FERNANDES
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Contribuicoes para o ensino das ciencias da natureza: desafios e possibilidades na construcao de uma sequencia didatica par o 6º ano do Ensino Fundamental
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Orientador : ELIZABETH ROMANI
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIZABETH ROMANI
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ADRIANE CENCI
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FABIANE FERREIRA MARTINS
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ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO
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Data: 31/07/2024
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A chegada de alunos com deficiência às salas de aula comum provocou mudanças significativas, sobretudo nos professores, que tiveram que transformar suas práticas de ensino, de forma a atender as individualidades de todos os estudantes em turmas cada vez mais heterogêneas. Nesse sentido, o presente estudo surge das inquietações de professores dos anos finais do Ensino Fundamental que relatavam as dificuldades em ministrar determinados conteúdos para turmas tão diversificadas em seus ritmos e formas de aprender. Diante do amplo universo de conteúdos tratados, recortou-se a pesquisa para os componentes curriculares das Ciências da Natureza. A investigação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, configura-se quanto aos procedimentos como pesquisa colaborativa (Ibiapina e Ferreira, 2005). A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Zabala (1998), (2008), Oliveira (2013), Kranz (2014), Zerbato e Mendes (2021), bem como os documentos oficiais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Esta pesquisa apresenta como sujeitos participantes docentes e alunos dos últimos anos da educação básica, tendo como objetivo geral mapear os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências da Natureza ministrada para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino localizada no município de Natal–RN. São objetivos específicos: identificar, junto a professores e discentes, os conteúdos mais desafiadores; elaborar, de forma colaborativa, uma sequência didática com abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem para as aulas de Ciências da Natureza em uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais; e, avaliar e documentar as percepções dos pesquisados envolvidos quanto ao produto. Elegeu-se como instrumentais para a construção de dados o questionário, o grupo focal e a ferramenta codesign. Já para a análise dos dados foi adotado o método de Bardin (2011). A partir dos discursos dos participantes, culminou-se como produto da dissertação, a construção de uma sequência didática inclusiva sobre o conteúdo “Células” como parte do currículo da disciplina de Ciências da Natureza do 6º ano do Ensino Fundamental. Espera-se com este trabalho, que reflexões sobre o fazer docente sejam fomentadas, possibilitando com que as práticas educativas inclusivas proporcionem a efetivação da aprendizagem para todos os educandos.
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The arrival of students with disabilities in regular classrooms caused significant changes, especially among teachers, who had to transform their teaching practices in order to meet the individualities of all students in increasingly heterogeneous classes. In this regard, the present study arises from the concerns of teachers in the final years of Elementary School who reported the difficulties in teaching certain content to classes that are so diverse in their rhythms and ways of learning. In face of the broad universe of content covered, the research was focused on the curricular component of Natural Sciences. The investigation, with a qualitative approach, exploratory and descriptive in nature, is configured in terms of procedures as collaborative research (Ibiapina and Ferreira, 2005). The research was based on studies by Zabala (1998), (2008), Oliveira (2013), Kranz (2014), Zerbato and Mendes (2021), as well as official documents such as the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (Brazil, 2008) and the National Common Curricular Base (Brazil, 2017). This research presents as subjects participants teachers and students in the last years of basic education, with the general objective of mapping the challenges and possibilities of teaching-learning of the Natural Sciences discipline taught to a class in the final years of Elementary Education at a school in the public education located in the city of Natal-RN. Specific objectives: identifying, with teachers and students, the most challenging content; elaborate, in a collaboratively way, a didactic sequence with a Universal Design for Learning approach for Natural Sciences classes in an Elementary School class - Final Years; and, evaluate and document the perceptions of those researched involved regarding the product. The questionnaire, focus group and co-design tool were chosen as instruments for data construction. For data analysis, the Bardin method (2011) was adopted. Based on the participants' speeches, the dissertation resulted in the construction of an inclusive didactic sequence on the content “Cells” as part of the curriculum of the Natural Sciences discipline in the 6th year of Elementary School. It is expected that with this work, reflections on teaching will be encouraged, enabling inclusive educational practices to provide effective learning for all students.
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IVANISE ALMEIDA RODRIGUES DE SOUZA
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REPOSITÓRIO VIRTUAL DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS CONTEXTOS HOSPITALAR E DOMICILIAR
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Orientador : JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
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ADRIANE CENCI
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ADRIANA GARCIA GONÇALVES
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Data: 06/08/2024
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A ludicidade aliada ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas classes hospitalares e domiciliares representa um desafio importante, mas também oferece oportunidades valiosas para a melhoria da qualidade da educação e a experiência de aprendizagem dos alunos (as) neste contexto. Este estudo faz parte de um mestrado profissional em educação especial e tem como objetivo construir de forma colaborativa com as professoras que atuam nas classes hospitalares e domiciliares, uma ferramenta denominada “Repositório Digital Alfaletrics”. O produto resultante desse estudo é o “Repositório Digital Alfaletrics”, uma ferramenta desenvolvida em colaboração com as professoras que atuam nesses contextos. Neste ínterim, observa-se que, a inserção das ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas das classes hospitalares e domiciliares, além de proporcionar a ludicidade e humanização no processo de aprendizagem destes alunos (as) em estado de adoecimento, também assegura a inclusão digital nestes ambientes. Para coleta de dados foram utilizados instrumentos como questionários (via google forms) e entrevistas coletivas (via meet) e gravação de vídeos produzidos como registros dos encontros virtuais. A metodologia empregada na pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica.Para nortear as reflexões sobre o objetivo proposto, adotou-se um aporte teórico, que leva em consideração documentos oficiais, como os produzidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), bem como os marcos legais que validam o Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD). Também embasam esta pesquisa estudos acerca da Humanização, Ludicidade, Alfabetização e Letramento, TDICs (Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação) e Repositórios digitais; e temos como aporte teóricos os autores: Mattos e Mugiatti, 2019, Leite, 2018; Kishimoto, 2014; Viegas,2020; Silva, 2021; Ferreira, 2016, Souza, 2021, Fernandes, 2022, Schwingel, 2021 (entre outros), por entendermos que esses construtos se mostram relevantes para subsidiar as discussões acerca da temática desta pesquisa. O uso cada vez mais frequente das tecnologias digitais no ambiente educacional tem se destacado como um elemento de significativa relevância, especialmente nas classes hospitalares e domiciliares. A incorporação dessas ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas, não apenas enriquece o processo de aprendizado, mas também proporciona oportunidades valiosas para crianças e adolescentes em contextos hospitalares ou domiciliares. Isso permite que esses estudantes continuem sua jornada educacional de forma mais acessível, interativa e adaptada às suas necessidades específicas, garantindo assim uma educação inclusiva e abrangente em circunstâncias desafiadoras.
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Playfulness combined with the use of digital information and communication technologies in hospital and home classes represents an important challenge, but also offers valuable opportunities for improving the quality of education and the learning experience of students in this context. In the meantime, it is observed that the inclusion of technological tools in the pedagogical practices of hospital and home classes, in addition to providing playfulness and humanization in the learning process of these students in a state of illness, also ensures digital inclusion in these environments . Based on these findings, the aim of this study was to collaboratively build the “Alfaletrics Digital Repository” tool, contributing to the pedagogical practice of teachers in hospital and home classes, from the perspective of Literacy and Literacy, promoting playfulness in learning . To collect the data, instruments such as questionnaires (via Google Forms) and collective interviews (via Meet) and recording videos produced as records of the virtual meetings were used. The methodology used in the research consists of a qualitative approach, of a participatory nature. To guide reflections on the proposed objective, a theoretical framework was adopted, which takes into account official documents, such as those produced by the Ministry of Education and Culture (MEC), as well as the legal frameworks that validate Hospital and Home Educational Care ( AEHD). This research is also supported by studies on Humanization, Playfulness, Literacy and Literacy, TDICs (Digital Information and Communication Technologies) and Digital Repositories and we have theoretical contributions from the authors: Mattos and Mugiatti, 2019, Leite, 2018; Kishimoto, 2014; Viegas,2020; Silva, 2021; Ferreira, 2016, Souza, 2021, Fernandes, 2022, Schwingel, 2021 (among others), as we understand that these constructs are relevant to support discussions on the topic of this research. The increasingly frequent use of digital technologies in the educational environment has stood out as an element of significant relevance, especially in hospital classes. The incorporation of these technological tools into pedagogical practices not only enriches the learning process, but also provides valuable opportunities for children and adolescents in hospital or home contexts. This allows these students to continue their educational journey in a way that is more accessible, interactive and tailored to their specific needs, thus ensuring an inclusive and comprehensive education in challenging circumstances.
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RENATA LIMA DE MORAIS
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Contacao de historia apoiada pela comunicacao alternativa: efeitos da autoscopia na formacao docente
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Orientador : DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
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MEMBROS DA BANCA :
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DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
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DEBORA DELIBERATO
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MARIA DE JESUS GONCALVES
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EDUARDO JOSÉ MANZINI
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Data: 06/08/2024
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Nos últimos anos, o número de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem crescido substancialmente nas classes regulares. Apesar da crescente presença dessa população na escola, pesquisas sugerem que os profissionais da educação sentem dificuldades para lidar com crianças com TEA, principalmente devido às limitações sociocomunicativas que apresentam. Cerca de um terço dessas crianças não consegue se comunicar pela fala, sendo essencial o uso de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Em contexto pré-escolar, a CAA tem sido adotada em rotinas diversificadas, incluindo dinâmicas de contação de histórias. Estudos sugerem que muitos professores desconhecem ou não se sentem preparados para utilizar a CAA em atividades dessa natureza. Assim, pesquisas denotam a relevância da formação docente para que a inclusão do aluno com TEA ocorra. Uma das crescentes práticas adotadas em programas de formação profissional é a autoscopia, um procedimento de autoconfrontação com vistas à formação do professor reflexivo. Com base nesse panorama, o objetivo geral do presente estudo foi analisar os efeitos do procedimento de autoscopia no uso da CAA na contação de histórias pelo professor de crianças com TEA. Os participantes incluíram uma professora e 14 crianças de uma turma da educação infantil (nível III), dentre elas 3 crianças com TEA. Quatro livros acessíveis em CAA foram confeccionados para a realização da pesquisa, que foi conduzida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Natal. O relato verbal da docente e da pesquisadora, registrados durante as sessões de autoscopia, foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Três categorias de análise foram produzidas para a professora, incluindo organização da tarefa, recursos, estratégias, autoavaliação e participação da professora no processo de autoscopia. Nas falas da pesquisadora, quatro categorias foram consideradas: recursos, estratégias, participação das crianças com TEA e avaliação da prática da professora. Os efeitos da autoscopia na prática docente foram analisados por meio de um delineamento quase-experimental intrasujeito e avaliados usando Porcentagem Não Sobreposta de Dados (PND). Os resultados revelaram que a intervenção impactou a prática docente de distintas formas. Aumento significativo foi observado na frequência de perguntas verbais sobre a história, perguntas e comentários usando símbolos, assim como o uso de perguntas fechadas. Apesar de disponibilizar os símbolos para os alunos com mais frequência, a professora pouco os utilizou para contar as histórias ou tecer comentários verbais sobre a narrativa. Os registros observacionais sugeriram que as mudanças no comportamento da professora favoreceram a participação das crianças com TEA na contação de histórias.
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In recent years, the number of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) has grown substantially in regular classes. Despite the increasing presence of this population in schools, research suggests that education professionals have difficulty dealing with students with ASD, mainly due to the sociocommunicative limitations they present. About one-third of these students cannot communicate through speech, making the use of Augmentative and Alternative Communication (AAC) resources essential. In a preschool context, AAC has been adopted in diverse routines, including storytelling activities. Studies suggest that many teachers are unaware of or do not feel prepared to use AAC in such activities. Thus, research highlights the importance of teacher training for the inclusion of students with ASD. One of the growing practices adopted in professional training programs is autoscopia, a self-confrontation procedure aimed at developing reflective teachers. Based on this scenario, the general objective of the present study was to analyze the effects of the autoscopia procedure on the use of AAC in storytelling by teachers of students with ASD. The participants included one teacher and 14 children from a preschool class (level III), among them 3 children with ASD. Four accessible books in AAC were produced for the research, which was conducted at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the city of Natal. The verbal reports of the teacher and the researcher, recorded during the autoscopia sessions, were analyzed based on Content Analysis. Three categories of analysis were produced for the teacher, including task organization, resources, strategies, self-assessment, and teacher participation in the autoscopia process. In the researcher’s speeches, four categories were considered: resources, strategies, participation of children with ASD, and evaluation of the teacher's practice. The effects of autoscopia on teaching practice were analyzed through a quasi-experimental intrasubject design and evaluated using Non-overlapping Data Percentage (PND). The results revealed that the intervention impacted teaching practices in different ways. A significant increase was observed in the frequency of verbal questions about the story, questions and comments using symbols, as well as the use of closed questions. Despite providing symbols to the students more frequently, the teacher used them little to tell the stories or make verbal comments about the narrative. Observational records indicated that changes in the teacher's behavior favored greater participation of children with ASD in storytelling.
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LOUISE ALANE MARTINS BARBOSA CORREIA
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SinaLibras: GLOSSARIO BILINGUE LIBRAS/PORTUGUES dos pontos turisticos da cidade do Natal-RN
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Orientador : FLAVIA ROLDAN VIANA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLAVIA ROLDAN VIANA
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ADRIANE CENCI
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ALINE DE MENEZES BREGONCI
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PATRÍCIA ARAÚJO VIEIRA
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Data: 07/08/2024
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No cenário em que Natal/RN se destaca como um dos destinos mais visitados por turistas no Brasil, a ausência de registros e documentação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre os pontos turísticos da cidade impacta negativamente na construção da identidade territorial e na difusão da cultura da comunidade surda local. Nesse contexto, o mapeamento dos sinais-termo associados aos locais turísticos, culturais e históricos de Natal e a consequente disseminação dessas informações podem contribuir para o fomento à inclusão e para o fortalecimento da comunidade surda natalense. Destarte, a produção de materiais pedagógicos e/ou informacionais acessíveis desempenha um papel fundamental na educação e inclusão da comunidade surda na sociedade, assim como na construção de sua identidade e diversidade cultural. Sob esta perspectiva, a sistematização de um glossário bilíngue Libras/Português, enquanto objeto educacional, pode vir para, além de difundir a Libras, proporcionar uma experiência visual e de aprendizagem não apenas para surdos, mas para todo aquele que acessá-lo, sendo considerado uma ferramenta essencial para preencher a lacuna existente quanto a fontes referenciais de fácil acesso e confiáveis para fins de consulta e divulgação dos sinais-termo inerentes aos pontos turísticos da cidade de Natal-RN. Assim, o objeto dessa pesquisa são os sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal-RN sistematizados em um glossário. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Que atributos essenciais devem estar contidos no desenvolvimento de um glossário bilíngue Libras/Português para registro e disseminação dos sinais existentes de pontos turísticos usados pela comunidade surda de Natal-RN? Diante do exposto, a pesquisa em tela tem como objetivo geral sistematizar um glossário bilíngue Libras/ Português para registro e disseminação dos sinais de pontos turísticos criados pela comunidade surda de Natal-RN. Já os objetivos específicos são: i) Identificar atributos essenciais para o desenvolvimento de um glossário bilíngue Libras/ Português; ii) Mapear sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal; iii) Registrar os sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal. A pesquisa, caracterizada como aplicada exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa para análise dos dados gerados a partir dos princípios de análise temática de Bardin sob as entrevistas semiestruturadas aplicadas junto aos professores Surdos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Centro de Educação da UFRN-Natal, que subsidiaram a construção do objeto de aprendizagem produto da presente dissertação, qual seja: Glossário bilíngue Libras/ Português de pontos turísticos da cidade do Natal-RN. Como resultado da pesquisa têm-se a criação do objeto de aprendizagem; compartilhamento do website do SinaLibras o Glossário Bilíngue Libras/ Português de pontos turísticos de Natal/RN; ampliação do acervo de materiais de estudo e pesquisa para profissionais e estudantes da Libras; bem como o registro dos traços da língua e cultura da comunidade surda natalense.
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In the scenario in which Natal/RN stands out as one of the most visited destinations by tourists in Brazil, the lack of records and documentation in the Brazilian Sign Language (Libras) about the city's tourist attractions has a negative impact on the construction of territorial identity and the dissemination of the culture of the local deaf community. In this context, the mapping of term signs associated with tourist, cultural and historical places in Natal and the consequent dissemination of this information can contribute to promoting inclusion and strengthening the deaf community in Natal. Therefore, the production of accessible pedagogical and/or informational materials plays a fundamental role in the education and inclusion of the deaf community in society, as well as in the construction of their identity and cultural diversity. From this perspective, the systematization of a bilingual Libras/Portuguese glossary, as an educational object, can, in addition to disseminating Libras, provide a visual and learning experience not only for deaf people, but for everyone who accesses it, being considered an essential tool to fill the gap in terms of easily accessible and reliable reference sources for the purposes of consultation and dissemination of term signs inherent to tourist attractions in the city of Natal-RN. Thus, the object of this research is the existing signs of tourist attractions in the city of Natal-RN systematized in a glossary. To this end, we seek to answer the following question: What essential attributes should be contained in the development of a bilingual Libras/Portuguese glossary for recording and disseminating existing signs of tourist attractions used by the deaf community in Natal-RN? In view of the above, the research on screen has the general objective of systematizing a bilingual Libras/Portuguese glossary for recording and disseminating signs of tourist attractions created by the deaf community in Natal-RN. The specific objectives are: i) Identify essential attributes for the development of a bilingual Libras/Portuguese glossary; ii) Map existing signs of tourist attractions in the city of Natal; iii) Register existing signs of tourist attractions in the city of Natal. The research, characterized as applied exploratory, uses a qualitative approach to analyze the data generated from Bardin's principles of thematic analysis through semi-structured interviews applied to Deaf teachers from the Center for Human Sciences, Letters and Arts and the Center for Education of UFRN-Natal, which subsidized the construction of the learning object product of this dissertation, namely: Libras/Portuguese bilingual glossary of tourist attractions in the city of Natal-RN. As a result of the research, the learning object was created; sharing on the SinaLibras website the Bilingual Libras/Portuguese Glossary of tourist attractions in Natal/RN; expansion of the collection of study and research materials for Libras professionals and students; as well as recording the traces of the language and culture of the deaf community in Natal.
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GABRIELA DIAS DE MENEZES HEREDIA
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MEDIACAO DO PROFESSOR NA CONTACAO DE HISTORIAS PARA CRIANCAS COM TEA NA EDUCACAO INFANTIL
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Orientador : MARIA DE JESUS GONCALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA DE JESUS GONCALVES
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DEBORA DELIBERATO
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DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
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JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
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EDUARDO JOSÉ MANZINI
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ELIZEU COUTINHO DE MACEDO
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Data: 15/08/2024
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui como critérios diagnósticos a presença de déficits na interação e comunicação social, além de interesses restritos e movimentos repetitivos. Os desafios para esses alunos na rede regular de ensino são diversos, principalmente para os que apresentam Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Nos últimos anos, tem-se percebido um número cada vez maior de crianças com TEA matriculadas na educação infantil em escolas regulares, fazendo com que o professor necessite buscar conhecimentos, estratégias e recursos, para que sua prática pedagógica se torne mais inclusiva. Utilizar histórias como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem auxilia no desenvolvimento linguístico da criança e, consequentemente, no acesso à informação e na sua interação com os seus interlocutores , nesse momento, o professor pode agir como mediador intervindo entre a criança e a história apresentada, fazendo com que ela seja percebida de uma forma diferente do que se estivesse simplesmente exposta a criança, sem essa intervenção. A CAA pode ser utilizada pelo professor na sua prática de mediação para auxiliar a criança com TEA nesse processo, para que ela não apenas esteja presente em sala de aula, mas que efetivamente participe de todos os momentos. Esta pesquisa objetiva analisar as estratégias de mediação utilizadas por professores no momento do conto e reconto de histórias para crianças com TEA e NCC inseridas na sala de aula regular na última fase da educação infantil. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo de caso, por possibilitar ao pesquisador compreender um fenômeno a partir de seu contexto real, é uma pesquisa qualitativa. Participam do estudo duas professoras e duas crianças com diagnóstico de TEA e NCC de duas escolas. As filmagens aconteceram na sala de aula das crianças quinzenalmente. Os vídeos estão sendo transcritos e para responder os objetivos da pesquisa, realizaremos duas análises inter-relacionadas, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin e uma Escala tipo Likert denominada Escala de Avaliação da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). Os resultados iniciais da pesquisa apontam que a professora da Escola 1 aumentou de 53 mediações na primeira sessão para 57 na terceira. Esse número reflete de forma direta na mediação realizada com a criança com TEA, que inicialmente não participou do momento do conto e reconto, mesmo estando em sala de aula. A professora da Escola 2, também aumentou de 44 mediações na primeira sessão para 50 na terceira, esse número reflete principalmente o comportamento da criança com TEA, que gosta muito do momento das histórias, e participa falando o nome das imagens do livro várias vezes, esperando o feedback da professora que as vezes não ocorre. A partir dos resultados encontrados, haverá a elaboração de um manual digital direcionado a professores com o objetivo de apresentar práticas favoráveis à mediação no momento do conto e reconto de histórias para turmas da educação infantil que tenham alunos com TEA e NCC
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Autism Spectrum Disorder (ASD) has as diagnostic criteria the presence of deficits in social interaction and communication, in addition to restricted interests and repetitive movements. The challenges for these students in the regular education system are diverse, especially for those with Complex Communication Needs (NCC). In recent years, there has been an increasing number of children with ASD enrolled in early childhood education in regular schools, meaning that teachers need to seek knowledge, strategies and resources, so that their pedagogical practice becomes more inclusive. Using stories as a pedagogical strategy in the learning process helps in the child's linguistic development and, consequently, in access to information and in their interaction with their interlocutors, at this moment, the teacher can act as a mediator intervening between the child and the story presented, causing it to be perceived in a different way than if it were simply exposed to the child, without this intervention. AAC can be used by teachers in their mediation practice to help children with ASD in this process, so that they are not only present in the classroom, but effectively participate at all times. This research aims to analyze the mediation strategies used by teachers when telling and retelling stories for children with ASD and NCC inserted in the regular classroom in the last phase of early childhood education. Regarding methodological aspects, this is a case study, as it allows the researcher to understand a phenomenon from its real context, it is qualitative research. Two teachers and two children diagnosed with ASD and NCC from two schools participated in the study. Filming took place in the children's classroom every fortnight. The videos are being transcribed and to respond to the research objectives, we will carry out two interrelated analyses, using Bardin's Content Analysis and a Likert-type Scale called the Mediated Learning Experience Assessment Scale (EAM). The initial results of the research indicate that the teacher at School 1 increased from 53 mediations in the first session to 57 in the third. This number directly reflects the mediation carried out with the child with ASD, who initially did not participate in the story and retelling, even though they were in the classroom. The teacher at School 2 also increased from 44 mediations in the first session to 50 in the third, this number mainly reflects the behavior of the child with ASD, who really enjoys the story time, and participates by saying the name of the images in the book several times, waiting for feedback from the teacher, which sometimes does not occur. Based on the results found, a digital manual will be developed aimed at teachers with the aim of presenting practices favorable to mediation when telling and retelling stories for early childhood education classes that have students with ASD and NCC.
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JULIE ISABELLE FREITAS RODRIGUES
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O DISCURSO MEDICALIZANTE DO TDAH E SUAS IMPLICACOES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
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Orientador : MARIA DA APRESENTACAO BARRETO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA DA APRESENTACAO BARRETO
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ADRIANE CENCI
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FABIO ALEXANDRE ARAUJO DOS SANTOS
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Data: 27/08/2024
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A medicalização da educação está inserida no contexto maior da medicalização da vida, a qual se configura como transformação das características humanas, como o sofrimento, o comportamento e a desatenção, em patologias e, seguindo a lógica dos discursos presentes na sociedade, a escola tem se aproximado dos conceitos médicos e adotado práticas medicalizantes para questões de ordem pedagógica. As contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) são relevantes para este estudo, no sentido de ampliar a compreensão do homem para além da perspectiva biológica e maturacionista, compreendendo o meio social como pilar essencial na construção da identidade e da aprendizagem. Nesse sentido, a escola tem papel fundamental nessa construção, seja pela finalidade de apresentar aos educandos os conhecimentos socialmente construídos ou pela mediação no desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores, (FPS) como a memória e a atenção. Frente ao exposto, esta pesquisa se organiza tendo como objetivo geral identificar na fala dos estudantes diagnosticados com TDAH a percepção sobre as mediações que facilitam o seu processo de aprendizagem com vistas a problematizar a medicalização dos processos pedagógicos e como objetivos específicos: conhecer a compreensão dos alunos diagnosticados com o TDAH matriculados na instituição sobre o seu processo de ensino aprendizagem e discutir junto aos discentes as possibilidades de suporte oferecidas pela instituição de ensino. A ênfase na discussão do TDAH se justifica pelo fato de ser considerado, pelos autores críticos, onde a medicalização da educação se materializa As principais contradições apontadas estão vinculadas ao próprio diagnóstico, devido à superficialidade da avaliação clínica, sem que haja um conhecimento de todo o contexto vivenciado pelos sujeitos Por tratar-se de um mestrado profissional, o produto a ser gerado consistirá em uma cartilha digital destinada aos professores da instituição, cujo conteúdo versará sobre o tema desmedicalização da educação e sua relação com a aprendizagem, a partir da ótica dos estudantes. A pesquisa é de natureza qualitativa, posto que irá analisar um fenômeno que se quantificado não conseguirá contemplar a produção de dados planejada. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A análise de dados será subsidiada pelo método materialista histórico-dialético, investigar a totalidade da realidade dos sujeitos e dos dados apresentados, observadas as suas contradições, as quais são admitidas pelo método e a dicotomia que separa o sujeito do objeto.
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The medicalization of education is inserted in the larger context of the medicalization of life,
which is configured as the transformation of human characteristics, such as suffering,
behavior and inattention, into pathologies and, following the logic of the discourses present in society,
the school has approached medical concepts and adopted medicalizing practices for pedagogical issues.
The contributions of Historical-Cultural Theory (THC) are relevant to this study, in order to expand the understanding
of man beyond the biological and maturational perspective, understanding the social environment as an essential
pillar in the construction of identity and learning. In this sense, the school plays a fundamental role in this
construction, whether for the purpose of presenting socially constructed knowledge to students or through
mediation in the development of their higher psychological functions, (FPS) such as memory and attention.
In view of the above, this research is organized with the general objective of identifying in the speech of students
diagnosed with ADHD the perception about the mediations that facilitate their learning process with a view to
problematizing the medicalization of pedagogical processes and as specific objectives: to know the understanding
of students diagnosed with ADHD enrolled at the institution about their teaching-learning process and discuss with
the students the support possibilities offered by the educational institution. The emphasis on the discussion of
ADHD is justified by the fact that it is considered, by critical authors, where the medicalization of education
materializes. The main contradictions highlighted are linked to the diagnosis itself, due to the superficiality of the
clinical assessment, without there being knowledge of the entire context experienced by the subjects.
As it is a professional master's degree, the product to be generated will consist of a digital booklet aimed at the
institution's teachers, whose content will cover the topic of demedicalization of education and its relationship
with learning, from the students' perspective. The research is qualitative in nature, as it will analyze a
phenomenon that, if quantified, will not be able to contemplate the planned data production.
As for technical procedures, it is a bibliographical research and action research. Data analysis will be supported
by the historical-dialectic materialist method, investigating the totality of the reality of the subjects and the
data presented, observing their contradictions, which are admitted by the method and the dichotomy that
separates the subject from the object.
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HOZIANA CUNHA DE MEDEIROS
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MATEMÁTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA MEDIADORA
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Orientador : CLAUDIA ROSANA KRANZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIA ROSANA KRANZ
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CLELIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA
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FLAVIA ROLDAN VIANA
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MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
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RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
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Data: 29/08/2024
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A presente pesquisa está respaldada em diferentes dimensões que se complementam na construção do saber social, uma vez que possibilitar ao aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como o da Educação Especial, um ensino de boa qualidade e que lhe garanta aprendizagem e desenvolvimento, colabora para que esse indivíduo se torne mais consciente de sua capacidade, de sua realidade e de sua importância frente à sociedade. Pensar a matemática numa perspectiva inovadora e atrativa em sala de aula, e ainda tendo como público-alvo pessoas com necessidades específicas, é sem dúvidas um desafio. A discussão deste contexto se referencia em autores como Oliveira, Silva, Santos (2020), Carvalho (2019), Kranz (2014, 2015), Prado e Piotto (2022), Martins e Rabatini (2011), Luria (2010) e Vigotski (1991). Objetivamos analisar as contribuições de jogos acessíveis, na perspectiva do Desenho Universal Pedagógico (DUP), para o trabalho inclusivo com alunos da EJA no que se refere ao ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Para tanto, o trabalho envolveu: desenvolver jogos com regras, dentro da perspectiva inclusiva, que permitam o trabalho com conceitos da área da matemática; elaborar estratégias para o trabalho pedagógico com os jogos, de maneira a permitir o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos; desenvolver as aulas com os jogos matemáticos, baseadas nos fundamentos do DUP; promover um trabalho colaborativo entre todos os alunos da turma da EJA; avaliar práticas pedagógicas inclusivas com jogos com regras, para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos na EJA. Pensando na importância do trabalho participativo, e que a pesquisa não se constrói de forma isolada, sendo importante considerar o trabalho em conjunto e o quanto isto pode ser significativo para obtenção dos resultados, este projeto foi construído dentro da perspectiva da pesquisa-ação colaborativa, sendo, portanto, de cunho qualitativo. A análise dos dados se deu por meio do levantamento de todo o material colhido ao longo do desenvolvimento da pesquisa, sendo eles, entrevistas, fotos, filmagens, anotações e depoimentos pessoais. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, compreendemos que os instrumentos utilizados dão origem a um número considerável de dados descritivos, que devem ser sintetizados e organizados de modo a garantir sua análise, num processo apontado por Nunes et. al. (2015) como codificação. A partir das atividades propostas e desenvolvidas com os alunos, houve a elaboração de um Caderno contendo os jogos com regras inclusivos e os planejamentos envolvidos na pesquisa. Compreende-se que tal produto se faz necessário na ampliação da divulgação de propostas inclusivas para o Ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos, tanto numa visão ampla, como para um público específico. A análise dos resultados apontou que o uso de jogos com regras dentro da perspectiva do Desenho Universal trouxe importantes contribuições para se pensar além da estrutura comum de sala de aula. O relato dos estudantes após a realização das atividades propostas confirmou a mudança de ideia e compreensão que tinham a respeito da matemática. Além disso, o aluno com Necessidade Específica atuou de maneira participativa e com maior entrosamento junto aos colegas da turma, apontando assim, a importância da utilização dos jogos inclusivos como forma de permitir o trabalho inclusivo junto aos estudantes da EJA e a melhoria na compreensão dos conceitos matemáticos.
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This research is based on different dimensions that complement each other in the construction of social knowledge, since it allows students of Youth and Adult Education (EJA), as well as Special Education, to have quality teaching that guarantees learning. and development, helps this individual become more aware of their capabilities, their reality and their importance in society. Thinking about mathematics from an innovative and attractive perspective in the classroom, and also targeting people with specific needs, is undoubtedly a challenge. The discussion of this context is referenced by authors such as Oliveira, Silva, Santos (2020), Carvalho (2019), Kranz (2014, 2015), Prado and Piotto (2022), Martins and Rabatini (2011) and Luria (2010). We aim to analyze the contributions of accessible games, from the perspective of Universal Pedagogical Design (DUP), for inclusive work with EJA students regarding the teaching and learning of mathematical concepts.
To this end, the work involved: developing games with rules, within an inclusive perspective, that allow work with concepts from the area of mathematics; develop strategies for pedagogical work with games, in order to allow the teaching and learning of mathematical content; develop classes with mathematical games, based on the fundamentals of DUP; promote collaborative work between all students in the EJA class; evaluate inclusive pedagogical practices with games with rules, for teaching and learning mathematical concepts in EJA. Thinking about the importance of participatory work, and that research is not built in isolation, it is important to consider working together and how significant this can be in obtaining results, this project was built within the perspective of collaborative action research, therefore, it is of a qualitative nature. Data analysis will be carried out through a survey of all the material collected throughout the development of the research, including interviews, photos, filming, notes and personal statements. As this is a qualitative research, we understand that the instruments used will give rise to a considerable number of descriptive data, which must be synthesized and organized in order to guarantee their analysis, in a process highlighted by Nunes et. al. (2015) as coding. Based on the activities proposed and developed with the students, a notebook will be created with games with inclusive rules and the planning involved in the research. We believe that such a product is necessary to expand the dissemination of inclusive proposals for Mathematics Teaching in Youth and Adult Education, both from a broad perspective and for a specific audience.
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FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA
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Estudantes com Deficiência Visual do Ensino Médio do Rio Grande do Norte: trajetória e acesso à Educação Superior
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Orientador : LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
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KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
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LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
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LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
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Data: 24/09/2024
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O contexto do Ensino Médio brasileiro tem sido permeado por muitos desafios para pessoas com deficiência, tais como: lacunas na formação docente, barreiras comunicacionais, pedagógicas, arquitetônicas, dentre outras. Neste estudo, buscou-se analisar a trajetória escolar dos estudantes com deficiência visual do Ensino Médio e o acesso à Educação Superior diante desses desafios. Especificamente, foram elencados os seguintes objetivos: mapear os estudantes com deficiência visual do Ensino Médio matriculados na 1ª DIREC na rede de ensino do RN; identificar o processo dos estudantes com deficiência visual durante sua trajetória escolar até a etapa atual; elencar os apoios institucionais e serviços disponíveis aos estudantes com deficiência visual para a permanência e conclusão dos estudos no Ensino Médio; identificar elementos que se configuram desafiadores para os estudantes com Deficiência visual no acesso à Educação Superior; e elaborar um guia de orientação voltado para a comunidade escolar, visando contribuir com os estudantes com deficiência visual no Ensino Médio para seu acesso à Educação Superior, conforme as percepções apontadas pelo campo empírico. Como aspectos teórico-metodológicos, destacam-se os estudos e políticas no campo educacional da área da Educação Especial e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, adotando-se um perfil de pesquisa exploratória. Como procedimentos para coleta de dados, escolheu-se a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, além do levantamento bibliográfico e documental. Na análise, foram utilizados os princípios da Análise Temática de Minayo (2004; 2014) e Braun e Clarke (2006). Os eixos temáticos norteadores da análise e discussão foram: trajetória escolar; serviços institucionais e recursos de acessibilidade; acesso à Educação Superior. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, consideramos que os desafios relatados pelos discentes não se restringem apenas à etapa do Ensino Médio, mas permeiam toda sua trajetória escolar, onde a família desempenha um papel importante na superação das dificuldades. Também observamos que, apesar da maioria almejar o ingresso na Educação Superior, muitos não recebem orientação adequada durante o Ensino Médio sobre a etapa subsequente. Diante disso, esperamos, com esta pesquisa contribuir para estudos dedicados à implementação de práticas eficazes e colaborativas de inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Médio, assim como para o acesso deste público à Educação Superior, por meio de um guia de orientação elaborado como produto técnico-educacional deste mestrado profissional.
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Access for people with disabilities to secondary education is a reality for few. This context is permeated with challenges in the educational field that accompany these students throughout their careers, such as: gaps in teacher training, communicational, pedagogical, architectural barriers, among others. This study seeks to analyze the challenges faced by visually impaired high school students in accessing Higher Education. Specifically, the following objectives were listed: to map visually impaired high school students who are enrolled in the 1st Directorate in the RN education network; list the institutional support and services available to students with visual impairments to continue and complete their studies in high school; identify elements that pose challenges for students with visual impairment in high school in accessing Higher Education; and develop a training path aimed at the school community with a view to contributing to the process of remaining in high school and accessing higher education for students with visual impairments based on the challenges highlighted by the empirical field. As theoretical-methodological aspects, studies and policies in the educational field in the area of Special Education and inclusion of people with disabilities in high school stand out. The research falls within the scope of the qualitative approach, adopting an exploratory research profile. As procedures for data collection, field research and semi-structured interviews were chosen to conduct this investigation, in addition to the use of bibliographic and documentary research. The ongoing analysis is being carried out using Content Analysis (Bardin, 2016) and categories were highlighted based on student voices and research findings: the mapping of EM in RN and the presence of students with visual impairments; Elements that pose as challenges for students with visual impairment in high school in RN; Institutional services that enable Inclusive School Education for students with visual impairments; Challenges for completion and new stages for training. From the development of this research, the aim is that by identifying the challenges reported by the students participating in the research, we can contribute to studies that are dedicated to the implementation of effective and collaborative practices for the inclusion of students with visual impairments in high school, as well as contributing to the improvement of teaching practices through the training track designed as a technical-educational product of this professional master's degree.
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SHEILA TATIANE TAVARES DE SOUZA MORAIS
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TRABALHO E ENSINO COLABORATIVO PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO COLABORATIVA NA ESCOLA
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Orientador : ADRIANE CENCI
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANE CENCI
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GESSICA FABIELY FONSECA
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JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
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MANOELA GOMES REIS LOPES
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Data: 26/09/2024
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Tendo em vista que a educação especial na perspectiva inclusiva vem sendo um dos grandes desafios da escola atual, este estudo volta-se à cultura de colaboração como ferramenta para inclusão de todos, e tem como objetivo geral analisar uma formação colaborativa em serviço considerando o trabalho e ensino colaborativo com os profissionais da escola como possibilidade de desenvolvimento para promoção da inclusão escolar. Logo, para alcançar essa ação, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: discutir as contradições acerca da educação inclusiva manifestadas na pesquisa; entender a organização do trabalho colaborativo na escola, suas contradições e potencial de desenvolvimento; entender a organização do ensino colaborativo com foco em duas turmas da escola, considerando o trabalho do professor de ensino comum e de educação especial; elaborar um e-book com proposta de intervenção formativa sobre o trabalho colaborativo na escola. Esta pesquisa tem como arcabouço conceitual a Teoria Histórico-Cultural da Atividade, nas três gerações de autores: Vigotski (2021, 2022); Leontiev (2014, 2021) e Engestrom (2016), e perpassa pelas compreensões de inclusão escolar e de colaboração na escola. A colaboração neste estudo é discutida no Trabalho Colaborativo entre todos os profissionais na escola e no Ensino Colaborativo que acontece entre professores da educação especial e do ensino comum. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa de metodologia colaborativa baseada nos princípios de Ibiapina (2016). O estudo teve a formação continuada colaborativa como cerne da pesquisa, e foi realizado em uma escola pública estadual localizada na cidade de Natal, a qual recebe alunos do Ensino Fundamental I. Os encontros de formação foram organizados em dois tipos de discussão: Trabalho colaborativo na escola e Ensino colaborativo. O Trabalho colaborativo na escola ocorreu durante três sábados da Jornada Pedagógica com todos os profissionais, docentes e não docentes, tendo como objetivo desenvolver ações colaborativas entre os participantes, as quais promovam transformações na cultura escolar inclusiva. Já o Ensino colaborativo aconteceu em horário de planejamento dos professores, atendendo sete duplas formadas por um professor da educação especial e um professor do ensino comum, sendo realizados de três a cinco encontros com cada dupla, com o objetivo principal entender o trabalho pedagógico já realizado e contribuir para organização do ensino colaborativo em uma prática de educação para todos. Os dados da pesquisa, nos encontros de trabalho colaborativo, foram produzidos por meio da gravação de voz, fotografia, atividade de levantamento dos problemas da escola, diário de campo, e produções (desenhos, esquemas); e nos encontros de ensino colaborativo foram todos esses já citados mais um questionário auto avaliativo. Esses dados foram examinados seguindo a análise textual discursiva (Moraes, 2003), organizados em três categorias: educação inclusiva e suas contradições; organização do trabalho colaborativo para a inclusão na escola; organização do ensino colaborativo considerando o trabalho do professor de ensino comum e de educação especial na sala de aula. Na primeira categoria se analisa a inclusão na escola, refletindo sobre as manifestações de contradição e relacionando às políticas e história da educação especial no Brasil. Na segunda categoria é apresentada uma compreensão conceitual e organizacional de trabalho colaborativo na escola como possibilidade para promoção da inclusão escolar. Na terceira categoria, o pensar junto, por meio do planejamento conjunto entre professor de educação especial e do ensino comum, é peça chave para a organização do ensino colaborativo e promoção da inclusão. A dissertação também traz a avaliação da formação colaborativa e a apresentação do ebook com o conteúdo de uma proposta de intervenção formativa como produto educacional que sistematiza uma experiência de formação colaborativa para o Trabalho Colaborativo na escola. Como conclusão principal desta pesquisa infere-se que a realização de uma formação colaborativa, em contexto escolar, é profícua para o desenvolvimento do trabalho e ensino colaborativo na escola, a qual promove a mobilização da equipe para superação de problemas que só podem ser resolvidos em contexto coletivo e colaborativo. Evidencia-se a importância da cultura de colaboração para a inclusão na escola.
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THIAGO DA SILVA PAIVA
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GLOSSARIO ACADEMICO COMO FERRAMENTA BILINGUE LIBRAS/PORTUGUES: com foco na disciplina de Fundamentos Socio - Filosoficos da Educacao
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Orientador : KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CID IVAN DA COSTA CARVALHO
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KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
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PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
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Data: 31/10/2024
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O presente trabalho teve como objetivo contribuir com o processo de ensino de estudantes surdos universitários. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo sendo ela qualitativa e quantitativa onde desenvolveu um estudo de caso na UFERSA-Caraúbas no estado do Rio Grande do Norte. Participaram da pesquisa 29 pessoas, porém, a pesquisa manteve o foco em alguns sujeitos foram eles: coordenadora do curso de Letras Libras (01), professora da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação (01), tradutores - intérprete de Libras (03), e alunas surdas (02), totalizando 07 participantes, que estavam cursando ou cursou o referido componente independente do ano letivo. Os outros 22 sujeitos foram tradutores - intérpretes de diferentes instituições federais que colaboraram respondendo um questionário.Durante a pesquisa foram realizadas, entrevistas via google meet, totalizando 05 encontros, com duração média de 2 horas, aplicação de um questionário com os tradutores-intérpretes de instituições federais e um grupo focal com os tradutores - intérpretes e as alunas surdas participantes da pesquisa. O aporte teórico que subsidiou na tecedura deste trabalho foram ancorados em autores como: Ribeiro (2019), Santos; Batista (2019), Strobel (2008 e 2009), Mazzota (2005), Quadros; Karnopp (2004), Martins (2017), Friedrich (2019) e nas leis que discutem a educação de surdos como: Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio legal de expressão e comunicação do surdo, Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamenta a Lei de Libras, Lei 13.146 de 06 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência – LBI, Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que fala sobre a Educação Bilíngue de Surdos, entre outras. Após análise e discussão dos dados da pesquisa foi elaborado como produto final um glossário bilíngue Libras/Língua Portuguesa, com foco na disciplina Fundamentos sócio-filosóficos da educação no qual, foi destacado pela professora participante da pesquisa 24 termos que tem como objetivo possibilitar os alunos a refletir criticamente sobre as diferentes perspectivas filosóficas e sociais da educação, inclusive a dos surdos. A estrutura do glossário compreende a inclusão dos sinais-termos utilizados e criados, pelas alunas surdas e tradutores - intérpretes de Libras participantes dos estudos, organizados em ordem alfabética, com os conceitos das palavras em português, vídeos em Libras e QR Code.
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LENISE MACIEL DA SILVA BEVENUTO DE OLIVEIRA
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EDUCACAO ESPECIAL, BIDOCENCIA E FORMACAO DOCENTE: DIALOGOS COM PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA
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Orientador : RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIANA COSTA GUERRA
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LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS
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MARCIA TORRES NERI SOARES
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RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
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Data: 14/11/2024
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Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEsp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objetivo geral analisar um processo formativo sobre bidocência desenvolvido com professores de escolas da Educação Básica da 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Toma como fundamentação teórica os estudos de Mendes (2006), Damiani (2008), Fontes (2013), Vilaronga e Mendes (2017), Cristo e Mendes (2019), Nazário (2021), Cunha (2022) e Silva (2023). A abordagem metodológica adotada neste estudo no que se refere aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, proporcionando maior familiaridade com o problema investigado, com vista a torná-lo mais explícito (Gil, 2002). Compõe o recorte dos sujeitos envolvidos na pesquisa, um grupo de onze professores lotados em cinco escolas da 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) – SEEC/RN, que participaram do curso de extensão “Ensino Colaborativo: a inclusão na perspectiva da bidocência”. Os docentes que integraram o grupo de interlocução foram: professores de Educação Especial, professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala comum, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Como produto educacional propomos um material didático instrucional elaborado a partir do curso de extensão ofertado aos nossos interlocutores, o qual foi organizado com a colaboração dos professores formadores e recebe o mesmo título do curso: “Ensino Colaborativo: a inclusão na perspectiva da bidocência”. O material contém links para acesso a sites, vídeos, textos em pdf e questões norteadoras para discussão e reflexão das equipes pedagógicas em momentos formativos nas escolas. O estudo revelou que a bidocência, numa perspectiva colaborativa, ainda é um desafio e aponta que se faz necessário redesenhar o currículo, garantir tempo e espaço de planejamento conjunto e investir em formação continuada para toda a equipe docente e gestora das escolas, com vista à garantia dos direitos de aprendizagem de todos os estudantes.
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This work was carried out in the line of investigation Processes of Education and Learning from the Perspective of Special Education of the Postgraduate Program in Special Education (PPGEEsp) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), with the objective of analyzing a training process, referred to discussions on collaborative teaching, with education professionals from the public teaching network of the state of Rio Grande do Norte (RN), attached to the 4th Regional Directorate of Education and Culture (DIREC). It is theoretically based on studies by Mendes (2006), Damiani (2008), Fontes (2013), Vilaronga and Mendes (2017), Cristo y Mendes (2019), Nazario (2021), Cunha (2022) and Silva (2023) . The methodological approach adopted in this study was qualitative research based on intervention. In terms of objectives, it is characterized by being an exploratory investigation, which provides greater familiarity with the problem investigated, with a view to making it more explicit (Gil, 2002). Regarding technical procedures, this is a participatory investigation, characterized by the implication and identification of the researcher with her group of interlocutors. The subjects involved in the investigation are a group of once teachers from five schools of the 4th Regional Directorate of Education and Culture (DIREC) - SEEC/RN, who participated in the extension course "Collaborative Enseñanza: inclusion from the perspective of double enseñanza", product of this investigation. The education professionals who participated in the dialogue group are: Special Education teachers, Specialized Educational Care teachers, ordinary class teachers, pedagogical coordinators and school managers. The study reveals that the process of teaching and learning in a collaborative dimension continues to be a challenge and indicates the need to redesign the curriculum, guarantee time and space for joint planning and reverse the training continues throughout the teaching team and their leadership schools, with a view to guaranteeing the learning rights of all students.
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SANDERSON TINOCO DA SILVA
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ENSINO DE ARTE NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE NATAL/RN: COM-POSICOES CURRICULARES NA EDUCACAO BASICA
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Orientador : MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
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BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
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CATARINA SHIN LIMA DE SOUZA
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DENISE BORTOLETTO
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EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO
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Data: 20/12/2024
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Essa investigação, fundamentada pelos documentos oficiais, teóricos reconhecidamente da área estudada e trabalhos publicados a partir de investigaçõese desdobramentos de pesquisas, tem como objetivo investigar os elementos emergentes que propiciam a (re)construção de propostas curriculares para o ensino de Arte em uma escolaem tempo integral do município de Natal, numa perspectiva inclusiva. A partir da descrição e análisedos dados produzidos, consideramos uma proposta que legitima todos os atores implicados nos processos de ensino e aprendizagem – a comunidade escolar, que também estão em constante transformação. No intuito de alcançar o objetivo geral, elencoos seguintes objetivos específicos: descrever o locus da investigação, com foco nas linguagens artísticas, seus docentes e a articulação do trabalho coletivo; descrever as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; analisar as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; delinear os elementos balizadores para/na (re)construção de propostas curriculares para um ensino de Arte inclusivo nas escolas em tempo integral; evidenciar os elementos identificados em relação aos cotidianos da escola locus de intervenção, visando um produto educacional. Esta proposta investigativa apresenta-se como uma pesquisa-intervenção do tipo cartográfica, tendo em vista a pretensão de construção de conhecimento coletivamente e por buscar sustentar a relação de coprodução, ao invés de manter uma relação de oposição entre quem investiga e quem participa da pesquisa. Foram realizadas rodas de conversas como metodologia de pesquisa com a participação dos(as) professores(as) de Arte da escola locus da investigação, para discutirmos as concepções de ensino de Arte e, a partir destas, construirmos elementos que sinalizem para propostas curriculares numa perspectiva inclusiva. A partir da análise dos dados, tendo as pistas cartográficas como condutores de nossas narrativas, pretendo organizar o produto educacional, pautado na formação docente e seus desdobramentos para/com/em uma escola inclusiva.
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This investigation, based on official, theoretical documents recognized in the area studied and works published from investigations and research developments, has the general objective of describing and analyzing the emerging elements that provide the (re)construction of curricular proposals for the teaching of Art in full-time schools in the city of Natal, from an inclusive perspective. From the description of the data produced, we consider a proposal that legitimizes all the actors involved in the teaching and learning processes - the school community, which are also in constant transformation. In order to achieve the general objective, I list the following specific objectives: describe the locus of investigation, focusing on artistic languages, their teachers and the articulation of collective work; describe teaching conceptions regarding an inclusive curriculum for full-time Art teaching; analyze teaching conceptions regarding an inclusive curriculum for full-time Art teaching; outline the guiding elements for/in the (re)construction of curricular proposals for inclusive Art teaching in full-time schools; highlight the elements identified in relation to the daily life of the school, locus of intervention, aiming at an educational product. This investigative proposal presents itself as a cartographic-type intervention research, with a view to building knowledge collectively and seeking to sustain the relationship of co-production, instead of maintaining an oppositional relationship between those who investigate and those who participate in the research. Conversation circles were held as a research methodology with the participation of Art teachers from the school locus of investigation, to discuss the concepts of Art teaching and, from these, build elements that signal curricular proposals in a inclusive perspective. Based on data analysis, with cartographic clues as drivers of our narratives, I intend to organize the educational product, based on teacher training and its consequences for/with/in an inclusive school.
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