Banca de DEFESA: SIMONE PATRICIA SOARES DE SOUZA

DISCENTE : SIMONE PATRICIA SOARES DE SOUZA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/bvt-efnv-inh

O Estágio Supervisionado no Curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: O que dizem os alunos Surdos?

Estágio Supervisionado. Discentes Surdos. Educação Bilíngue. Letras Libras/Língua Portuguesa como L2.

O presente trabalho intitulado O Estágio Supervisionado no Curso de Letras - Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: O que dizem os alunos Surdos? Tem como objetivo geral analisar aspectos referentes aos processos de aprendizagem no decorrer dos Estágios Supervisionados do curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da UFRN. A pouca quantidade de publicações na área sobre Estágio Supervisionado com alunos surdos interfere na possibilidade desses alunos compreenderem e aprofundarem o nível de consciência em relação à profissão escolhida, e consequentemente afeta a construção identitária do aluno como profissional e como futuro professor do Ensino Básico (GARCIA, 2012). Foram nossos objetivos específicos: Identificar as expectativas e as dificuldades dos alunos quanto à atuação no campo de estágio; analisar os processos de aprendizagem no decorrer do Estágio Supervisionado a partir das narrativas dos surdos; criar um produto tecnológico bilíngue que permita aos estudantes surdos receberem as orientações sobre Estágio Supervisionado em Libras. É uma pesquisa com abordagem qualitativa, de paradigma interpretativo, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas através de encontros presenciais e on-line, com distanciamento e respeitando todas as normas de segurança preconizadas pelas autoridades sanitárias. Para análises deste trabalho contamos com o referencial teórico e com os preceitos abordado por Franco, 2005. Os discentes surdos receberam todas as informações por meio do Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) acerca da referida pesquisa e a partir das suas narrativas, traçamos os meios necessários para atender aos objetivos do nosso trabalho. Os resultados apontaram as barreiras atitudinais e comunicacionais são os principais problemas existentes para os discentes surdos  nas atividades de Estágio Supervisionado, a ausência de materiais e instrumentos acessíveis, também orientação docente na mediação pedagógica. Nossa conclusão é reafirmar a necessidade dos docentes de estágio saibam Libras, reafirmar a necessidade dos profissionais da escola campo aprendam Libras, ausência de materiais acessíveis e bilíngues que facilitem o acesso as informações necessárias à formação dos discentes surdos.

Presidente - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - JANAÍNA AGUIAR PEIXOTO - UFPB
Notícia cadastrada em: 04/03/2024 19:36