Banca de QUALIFICAÇÃO: TUIZA CRISTINA AVELINO BEZERRA

DISCENTE : TUIZA CRISTINA AVELINO BEZERRA
DATA : 19/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/npu-iseo-gba

GÊNERO SEMINÁRIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDO

Gênero Seminário. Sequência didática. Ensino de português como segunda língua. Discurso em Libras.

O presente estudo é resultado de inquietações particulares da pesquisadora em relação as fragilidades com o atual modelo vigente de educação inclusiva destinado para os estudantes surdos na educação básica.  O objetivo geral dessa investigação é analisar o uso do recurso teórico metodológico do gênero seminário com vistas, a um impacto na aprendizagem dos alunos surdos em uma instituição de surdos em Natal RN. Como objetivos específicos temos: Aplicar o recurso teórico-metodológico utilizado no ensino do gênero seminário na instituição de surdos em Natal-RN; Comparar semelhanças e diferenças entre o gênero seminário em Libras e em Língua Portuguesa; Identificar os impactos na aprendizagem dos alunos surdos e produzir, como forma de produto, uma sequência didática (SD) a partir do gênero seminário, para auxiliar os processos de aprendizagem dos alunos surdos. Para isso optou-se como lócus da pesquisa a instituição supracitada, pela facilidade de acesso, por se enquadrar nas características da pesquisa e por ser um espaço de atendimento ao surdos em contexto bilíngue. Participaram da pesquisa professores bilingues ouvintes, professores surdos e alunos surdos do ensino fundamental I -séries iniciais. A pesquisa em tela foi pautada em uma metodologia descritivo-interpretativista com enfoque qualitativo, correlacionada a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada (Manzini, 2020 ? ), questionário (Marconi & Lakatos, 1999:100) e observação (Marconi & Lakatos, 1999:90) que resultou em 4 diários de campo.  Os dados obtidos foram analisados segundo análise textual discursiva de Moraes (2003).  Como referencial teórico nos embasamos nos estudos Surdos (Quadros, 2006; Perlin, Kyle, 2007; Lopes e Silva, 2017; Skliar, 2020 etc.), Estudos da oralidade (DOLZ et al., 2004; SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2001); Estudos dos gêneros discursivos (Backtin, 2003; Voloshinov,  ) e  no diálogos entre os fundamentos de Backtin, Freire e Vigotski na educação (Souza, Oliveira e Hawi; 2020). Os resultados apontam: a) a necessidade da didatização da Libras em sala de aula; b) considerar o discurso em Libras como forma de aprendizagem do surdo, por meio da linguagem expressiva; C) necessidade do uso do gênero discursivo seminário, como estratégia de ensino para estimular habilidades argumentativas do surdo.  Em última análise, no processo de escolarização do surdo, a necessidade de adequação curricular nas escolas inclusivas baseada na pesquisa de Santos Filho (2015), o que a escolha  por uma escola bilíngue inevitável. A partir dessa pesquisa, espera-se colaborar para os processos de aprendizagem dos surdos com a produção de um material (SD) que servirá de apoio aos professores de língua portuguesa e professores surdos da rede básica de ensino.

Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Interno - 1888150 - PEDRO LUIZ DOS SANTOS FILHO