Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA

DISCENTE : FRANCINETE MARCOLINO DA SILVA LIMA
DATA : 26/02/2024
LOCAL: Centro de Educação

Desafios dos estudantes com deficiência visual do Ensino Médio para o acesso à Educação Superior

Ensino Médio. Deficiência Visual. Acesso a Educação Superior.

O acesso de pessoas com deficiência ao Ensino Médio é uma realidade para poucos. Este contexto é permeado de desafios no campo educacional que acompanham estes estudantes ao longo de suas trajetórias, tais como: lacunas na formação docente, barreiras comunicacionais, pedagógicas, arquitetônicas, dentre outras. Este estudo busca analisar os desafios dos estudantes com deficiência visual do Ensino Médio para o acesso à Educação Superior.  Especificamente, foram elencados os seguintes objetivos: mapear os estudantes com deficiência visual do Ensino Médio que estão matriculados na 1ª Direc na rede de ensino do RN;  elencar os apoios institucionais e serviços disponíveis aos estudantes com deficiência visual para a permanência e conclusão dos estudos no Ensino Médio; identificar elementos que se configuram como desafios pelos estudantes com Deficiência visual no Ensino Médio para o acesso à Educação Superior; e elaborar uma trilha formativa voltada para comunidade escolar com vistas a contribuir com o processo de permanência no Ensino Médio e acesso a Educação Superior de estudantes com deficiência visual a partir dos desafios apontados pelo campo empírico. Como aspectos teórico-metodológicos destacam-se os estudos e políticas do campo educacional na área da Educação Especial e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Médio. A pesquisa se enquadra no âmbito da abordagem qualitativa, adotando um perfil de pesquisa exploratória. Como procedimentos para coleta de dados escolheu-se a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas para conduzir esta investigação, além do uso do levantamento bibliográfico e documental. A análise em andamento está sendo realizada a partir da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e como categorias foram destacadas a partir das vozes dos estudantes e achados da pesquisa o mapeamento do EM no RN e a presença de estudantes com deficiência visual; Elementos que se configuram como desafios pelos estudantes com Deficiência visual no Ensino Médio no RN; Serviços institucionais que viabilizam a Educação Escolar Inclusiva para os estudantes com deficiência visual; Desafios para a conclusão e novas etapas para a formação. A partir do desenvolvimento desta pesquisa se almeja que ao identificar os desafios relatados pelos discentes participantes da pesquisa, possamos contribuir com estudos que se dediquem a implementação de práticas efetivas e colaborativas de inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Médio, assim como poderá contribuir com o aperfeiçoamento de práticas docentes por meio da trilha formativa elaborada como produto técnico-educacional deste mestrado profissional.

Presidente - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interna - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Externa ao Programa - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA - UFRN