Banca de QUALIFICAÇÃO: LOUISE ALANE MARTINS BARBOSA

DISCENTE : LOUISE ALANE MARTINS BARBOSA
DATA : 22/12/2023
LOCAL: Sala virtual

GLOSSÁRIO BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS: REGISTRO E DIFUSÃO DAS MARCAS DA COMUNIDADE SURDA DE NATAL-RN

Educação Especial; Glossário Bilíngue; Comunidade Surda de Natal/RN; Língua Brasileira de Sinais; Pontos turísticos.

A pesquisa apresentada, qual seja, a elaboração de um glossário para mapeamento, registro e disseminação das marcas da comunidade surda de Natal-RN, registra as iniciativas correlatas de institutos e universidades federais, que desenvolvem projetos voltados para o registro da marca da pessoa surda pelos cursos ofertados por essas instituições. Contudo, a exemplo da maioria das iniciativas identificadas, os projetos citados visam, prioritariamente, o registro de sinais voltados ao meio acadêmico, de situações comunicacionais próprias a essas instituições. Com isso não contemplam as situações comunicacionais cotidianas, não dando conta dos registros da sinalização local dos espaços em que os surdos vivem e dos ambientes que frequentam. Diante do exposto, a presente pesquisa objetiva fazer o registro documental linguístico dos sinais de pontos turísticos, criados pela comunidade surda, de Natal/ RN, ou seja, mapeamento, registro e difusão, de maneira didática e estruturada, dos sinais dos principais locais turísticos e históricos na capita potiguar. A compilação dos dados será realizada por meio da utilização do roteiro de entrevista semiestruturada baseado nos estudos de Manzini (2020). Portanto, percebe-se que a produção do Glossário Bilíngue Libras/ Português de Natal/RN amplia o acervo de materiais de estudo e pesquisa de profissionais e estudantes da Libras, bem como registra traços da língua e cultura da comunidade surda local.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interna - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Externo à Instituição - ALINE DE MENEZES BREGONCI - UFES
Notícia cadastrada em: 07/12/2023 17:31