Banca de QUALIFICAÇÃO: HOZIANA CUNHA DE MEDEIROS

DISCENTE : HOZIANA CUNHA DE MEDEIROS
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Sala virtual https://meet.google.com/utd-edgp-xjm

MATEMÁTICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE JOGOS COMO FERRAMENTA MEDIADORA

Educação Especial Inclusiva. Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Desenho Universal Pedagógico.

A presente pesquisa se respalda em diferentes dimensões que se complementam na construção do saber social, uma vez que, possibilitar ao aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como o da Educação Especial, um ensino de qualidade e que lhe garanta aprendizagem e desenvolvimento, colabora para que esse indivíduo se torne mais consciente de sua capacidade, de sua realidade e de sua importância frente à sociedade. Pensar a matemática numa perspectiva inovadora e atrativa em sala de aula, e ainda tendo como público-alvo pessoas com necessidades específicas, é sem dúvidas um desafio. A discussão deste contexto se referencia em autores como Oliveira, Silva, Santos (2020), Carvalho (2019), Kranz (2014, 2015), Prado e Piotto (2022), Martins e Rabatini (2011) e Luria (2010). Objetivamos analisar as contribuições de jogos acessíveis, na perspectiva do Desenho Universal Pedagógico (DUP), para o trabalho inclusivo com alunos da EJA no que se refere ao ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Para tanto o trabalho envolveu: desenvolver jogos com regras, dentro da perspectiva inclusiva, que permitam o trabalho com conceitos da área da matemática; elaborar estratégias para o trabalho pedagógico com os jogos, de maneira a permitir o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos; desenvolver as aulas com os jogos matemáticos, baseadas nos fundamentos do DUP; promover um trabalho colaborativo entre todos os alunos da turma da EJA; avaliar práticas pedagógicas inclusivas com jogos com regras, para o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos na EJA. Pensando na importância do trabalho participativo, e que a pesquisa não se constrói de forma isolada, sendo importante considerar o trabalho em conjunto e o quanto isto pode ser significativo para obtenção dos resultados, este projeto foi construído dentro da perspectiva da pesquisa-ação colaborativa, sendo, portanto, de cunho qualitativo. A análise dos dados se dará por meio do levantamento de todo o material colhido ao longo do desenvolvimento da pesquisa, sendo eles, entrevistas, fotos, filmagens, anotações e depoimentos pessoais. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, compreendemos que os instrumentos utilizados darão origem a um número considerável de dados descritivos, que deverão ser sintetizados e organizados de modo a garantir sua análise, num processo apontado por Nunes et. al. (2015) como codificação. A partir das atividades propostas e desenvolvidas com os alunos, haverá a elaboração de um Caderno com os jogos com regras inclusivos e os planejamentos envolvidos na pesquisa. Acreditamos que tal produto se faz necessário na ampliação da divulgação de propostas inclusivas para o Ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos, tanto numa visão ampla, como para um público específico.

Presidente - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Interna - ***.755.868-** - DEBORA DELIBERATO - UNESP
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externa à Instituição - CLELIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA - UNESPAR