Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIE ISABELLE FREITAS RODRIGUES

DISCENTE : JULIE ISABELLE FREITAS RODRIGUES
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Sala Google meet Banca de qualificação - Julie Isabelle Freitas Rodrigues Quarta-feira, 20 de dezemb

O DISCURSO MEDICALIZANTE DO TDAH E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Medicalização da educação; Processsos de Ensino e Aprendizagem; Teoria Histórico-Cultural

A medicalização da educação está inserida no contexto maior da medicalização da vida, a qual se configura como transformação das características humanas, como o sofrimento, o comportamento e a desatenção, em patologias e, seguindo a lógica dos discursos presentes na sociedade, a escola tem se aproximado dos conceitos médicos e adotado práticas medicalizantes para questões de ordem pedagógica. As contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) são relevantes para este estudo, no sentido de ampliar a compreensão do homem para além da perspectiva biológica e maturacionista, compreendendo o meio social como pilar essencial na construção da identidade e da aprendizagem. Nesse sentido, a escola tem papel fundamental nessa construção, seja pela finalidade de apresentar aos educandos os conhecimentos socialmente construídos ou pela mediação no desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores, (FPS) como a memória e a atenção. Frente ao exposto, esta pesquisa se organiza tendo como objetivo geral identificar na fala dos estudantes diagnosticados com TDAH a percepção sobre as mediações que facilitam o seu processo de aprendizagem com vistas a problematizar a medicalização dos processos pedagógicos e como objetivos específicos: conhecer a compreensão dos alunos diagnosticados com o TDAH matriculados na instituição sobre o seu processo de ensino aprendizagem e discutir junto aos discentes as possibilidades de suporte oferecidas pela instituição de ensino. A ênfase na discussão do TDAH se justifica  pelo fato de ser considerado,  pelos autores críticos, onde a medicalização da educação se materializa As principais contradições apontadas estão vinculadas ao próprio diagnóstico, devido à superficialidade da avaliação clínica, sem que haja um conhecimento de todo o contexto vivenciado pelos sujeitos Por tratar-se de um mestrado profissional, o produto a ser gerado consistirá em uma cartilha digital destinada aos professores da instituição, cujo conteúdo versará sobre o tema desmedicalização da educação e sua relação com a aprendizagem, a partir da ótica dos estudantes. A pesquisa é de natureza qualitativa, posto que irá analisar um fenômeno que se quantificado não conseguirá contemplar a produção de dados planejada. Quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A análise de dados será subsidiada pelo método materialista histórico-dialético, investigar a totalidade da realidade dos sujeitos e dos dados apresentados, observadas as suas contradições, as quais são admitidas pelo método e a dicotomia que separa o sujeito do objeto.

Interna - 1296000 - ADRIANE CENCI
Externo à Instituição - LUIZ MIGUEL PEREIRA - UFF
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 20:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao