Banca de DEFESA: LUIZA FERNANDES FREIRE MARIZ DE ARAUJO

DISCENTE : LUIZA FERNANDES FREIRE MARIZ DE ARAUJO
DATA : 20/07/2023
LOCAL: Videoconferência: https://meet.google.com/utd-edgp-xjm

IMPACTO ACADÊMICO DO NÚCLEO INTERDISCIPLINARIDADE DE SUPORTE AO ESTUDANTE (NISE) DO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Ensino Superior; Inclusão; Núcleo de Acessibilidade; caderno com orientações pedagógicas.

Essa pesquisa surgiu, inicialmente, com o propósito de refletir a respeito dos processos de inclusão de alunos com necessidades específicas no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O crescente número de alunos com necessidades específicas que ingressam na Universidade tem promovido ações estratégicas de acessibilidade a esses estudantes em seu contexto universitário. Nessa perspectiva, segundo Martins (2019), os núcleos de acessibilidade contribuem para a melhoria das condições pedagógicas propiciadas aos estudantes. Assim, o objeto de estudo da pesquisa, será o Núcleo de Interdisciplinar de Suporte ao Estudante (NISE), que atua no Centro de Tecnologia (CT) da UFRN que se apresenta como estratégia de política de inclusão do referido Centro. Com isso, o objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto das ações do Núcleo Interdisciplinar de Suporte ao Estudante (NISE) no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no processo de inclusão universitária. Para  delimitação dos participantes, foi realizado um recorte no universo de alunos e docentes do Centro de Tecnologia tomando por base a lotação de trabalho da pesquisadora, que desenvolve suas atividades no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Como instrumentos de produção de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os servidores do Núcleo de Acessibilidade, os alunos atendidos pelo NISE dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental e com os docentes que possuem alunos atendidos pelo Núcleo dos mesmos cursos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A metodologia empregada na pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. As entrevistas realizadas foram gravadas e transcritas. Além disso, foram consultados documentos legais que orientaram a criação do NISE. Esse movimento investigativo nos ajudou a entender os parâmetros e necessidades que se fazem relevantes no processo de formação do Núcleo. A etapa seguinte, de análise dos dados, foi realizada mediante categorias estabelecidas a partir dos objetivos da investigação. Com a realização da pesquisa, foi possível identificar a relevante importância das atividades realizadas pelo NISE, proporcionando melhoria no atendimento ao aluno com necessidade específica do Centro de Tecnologia, contribuindo para a mediação do docente frente aos discente com NEE, promovendo, assim, a acessibilidade acadêmica.  No decurso da pesquisa, e a partir dos seus dados e análises, construiu-se um Produto Educacional no formato de um caderno com orientações pedagógicas que possam vir a contribuir para o ensino e para a aprendizagem dos estudantes com necessidades específicas no ensino superior e que, na medida do possível, estejam fundamentadas no Desenho Universal Pedagógico (KRANZ, 2014).

Presidente - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Externo à Instituição - EDUARDO GOMES ONOFRE - UEPB
Interna - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Externa à Instituição - JAQUELINE ARAÚJO CIVARDI - UFG