Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR LIMA DA ROCHA

DISCENTE : JULIO CESAR LIMA DA ROCHA
DATA : 11/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/nnp-qcoh-jaw
PROTOCOLO DE BOAS PRÁTICAS PARA ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA TELEVISÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Acessibilidade comunicacional; TV pública; Deficiência visual; Deficiência auditiva; Audiovisual acessível

O presente estudo tem por objetivo geral desenvolver orientações básicas para a produção audiovisual acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva, no contexto da Televisão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (TVU/UFRN), a partir de recomendações compiladas e a colaboração dos sujeitos implicados na pesquisa. Como objetivos específicos propomos identificar orientações sobre o uso dos recursos para tradução audiovisual acessível empregados em emissoras de televisão pública, Audiodescrição (AD), Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Janela de Libras; sensibilizar por meio de oficinas os agentes implicados diretamente na rotina operacional de produções audiovisuais da TVU/UFRN quanto à acessibilidade comunicacional e os direitos da pessoa com deficiência; e propor um protocolo de boas práticas, em formato de ebook, para produção audiovisual acessível na TVU/UFRN. A pesquisa qualitativa de natureza exploratória de um estudo de caso, parte de um levantamento das referências existentes em parâmetros do uso da Tecnologia Assistiva para televisão. Entre as referências evidenciam-se o Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis (2016), da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e os protocolos utilizados nos setores de Acessibilidade das emissoras públicas: TV Cultura e TV Aparecida. Propomos oficinas com os sujeitos implicados na rotina operacional da TVU/UFRN para sensibilização quanto à temática da deficiência e os recursos de acessibilidade para uma construção colaborativa de um protocolo que possa ser uma ferramenta para nortear a implantação de um modelo referencial para desenvolver um setor de Acessibilidade na TVU/UFRN. Espera-se contribuir com a instauração da cultura da acessibilidade observando os direitos da pessoa com deficiência visual e de pessoas surdas e ensurdecidas e se orientando pela possibilidade de uma prática acessível e transversal no contexto dessa TV pública.

Externa à Instituição - DENISE DANTAS
Externo à Instituição - EDUARDO CARDOSO - UFRGS
Presidente - 2330676 - ELIZABETH ROMANI
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA