Banca de DEFESA: HELAYNE CRISTINA CARVALHO DO NASCIMENTO

DISCENTE : HELAYNE CRISTINA CARVALHO DO NASCIMENTO
DATA : 28/06/2022
LOCAL: Auditório do Bloco de Aulas do CE/UFRN

USO DE VÍDEOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Alfabetização. Deficiência intelectual. Formação docente.  vídeo educacional.

A presente pesquisa intitulada: O uso de vídeos na formação docente continuada para a alfabetização de estudantes com deficiência intelectual busca responder a problemática que emerge a partir das reflexões advindas de experiências no espaço escolar, com o intuito de construir novos paradigmas de processo formativo, a partir da resposta à problemática indagadora: como um processo de formação docente, que utiliza vídeos, pode contribuir com a formação continuada de professores alfabetizadores de alunos com deficiência intelectual? Para tanto, essa pesquisa teve como objetivo geral: analisar o processo de formação continuada docente de alfabetizadores por meio de vídeos direcionados a professores de alunos com deficiência intelectual (DI). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, com característica interventiva, realizada no contexto de uma escola da rede pública de ensino de João Pessoa-Pb. Os dados foram coletados por intermédio de questionários, entrevistas e observação dos encontros formativos, nos quais apresentamos três vídeos com o objetivo de facilitar e mediar o contato com as temáticas de estudo. Foram sujeitos do processo formativo 5 professoras, além de 10 profissionais da escola que apenas assistiram aos vídeos produzidos. Os resultados evidenciaram o potencial do uso dos vídeos como ferramenta em processos de formação continuada dinamizando o contato dos participantes com as temáticas em estudo.

Presidente - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa ao Programa - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA - UFRNExterno à Instituição - ALEXANDRO BRAGA VIEIRA - UFES
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 13:10