Banca de DEFESA: TIAGO RENOVATO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TIAGO RENOVATO DOS SANTOS
DATA: 29/07/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Nuprar
TÍTULO:

Avaliação das propriedades mecânicas e microestruturais de pastas de cimento Portland formuladas com aditivos minerais quando submetidas à altas temperaturas e pressão em poços de petróleo.


PALAVRAS-CHAVES:

cimento; difração de raios X; pozolana; poços de petróleo; aditivo mineral; resistência; resíduo cerâmico; Metacaulim; Biomassa da Cana-de-Açúcar; injeção de vapor.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

A operação de cimentação consiste em um trabalho de extrema importância para as fases de perfuração e completação de poços de petróleo e tem grande impacto sobre a produtividade do poço. A injeção de vapor em poços de óleo pesado é utilizada para melhorar a sua recuperação causando a perda do isolamento hidráulico entre as camadas do reservatório, o que aumenta os custos de produção. Estudos mostram que o silicato de cálcio hidratado (C-S-H) é o principal produto de hidratação do cimento e principal responsável pela resistência das pastas cimentíceas, tendo boa estabilidade a temperaturas de até 110ºC, no entanto para temperaturas acima destas o C-S-H é convertido na fase α-C2SH, com alta relação Ca/Si que tem características de baixa resistência mecânica e alta permeabilidade, o uso de materiais com alta concentração de sílica reduz consideravelmente a relação CaO/SiO2 deixando em índices próximos ou abaixo de 1. O objetivo deste trabalho foi avaliar a formação de do Silicato de Cálcio Hidrato em diferentes formulações de pastas cimentíceas quando submetidas a altas temperaturas após serem formuladas com os aditivos minerais de Resíduo de Grés de Porcelanato, Biomassa da Cana-de-Açúcar e Metacaulinita. Todas as formulações foram comparadas a uma pasta de cimento puro de referência e outra com uma composição a base de 40 % de sílica flour material utilizado na indústria de petróleo como aditivo anti-retrogressão, após serem curadas à temperatura de 38ºC por 28 dias, foram realizados os testes de resistência à compressão e difração de raios X para analisar a formação do CSH em substituição ao hidróxido de cálcio sendo os ensaios repetidos após a cura de 280°C por mais 3 dias. Apesar de a pasta formulada com RC ter apresentado excelentes resultados a 38°C, quando submetida a 280°C foi observada a retrogressão, a pasta contendo formulação de CBC quando formulada com uma proporção de 40% em relação a massa de cimento manteve a resistência acima de 17 Mpa que é o mínimo exigido pelas normas API, confirmando o que mostra a literatura, por fim o MK apresentou resultados superiores tanto em relação a CBC quanto a SF mesmo em concentrações de 20% em relação a massa do cimento podendo ser explicado tanto pelo alto índice de amorficidade do Metacaulim quanto pela formação da fase cristalina Bicchulite (Ca8(Al2SiO6)4(OH)8) que é diferente das fases formadas nas pastas contendo SF e CBC, a presença da Bicchulite foi comprovada pela técnica de Microscopia eletrônica de varredura com auxílio de EDS. Foi concluído que pequenos desvios de concentração química e região de amorficidade de um aditivo mineral pode ser crucial determinar a sua capacidade de reação química com hidróxido de cálcio das pastas hidratadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo ao Programa - 347420 - MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
Externo à Instituição - ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA - UFPE
Externo à Instituição - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/07/2013 08:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao