Banca de QUALIFICAÇÃO: FATIMA REGINA DUTRA FARIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FATIMA REGINA DUTRA FARIA
DATA: 26/10/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do NUP-ER
TÍTULO:

Desenvolvimento de metodologia alternativa para análise de biodiesel


PALAVRAS-CHAVES:

biodiesel, cromatografia a gás, caracterização


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

Desde o início do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil, em 2004, diversas matérias primas têm sido avaliadas para a sua produção, tentando aliar a diversidade agrícola do país ao desejo de diminuir os custos de produção. Mamona, pinhão manso, macaúba e dendê, são alguns exemplos de matérias primas que têm sido estudadas ao longo dos últimos anos. 
Para determinar a composição química de amostras de biodiesel produzidas a partir dos óleos comumente usados, a saber, soja, algodão e girassol, os métodos internacionais têm sido largamente utilizados no Brasil, porém, para análises de amostras produzidas de algumas matérias primas alternativas, alguns problemas analíticos têm sido detectados. Esse é o caso do biodiesel de mamona. Estudos iniciais mostraram muitas dificuldades no acompanhamento da qualidade desse tipo de biodiesel através dos métodos internacionais devido ao seu componente majoritário, o éster derivado do ácido ricinoleico. A presença desse composto em grandes quantidades impede a derivatização das amostras para determinação dos teores de glicerina livre, monoacilgliceróis, diacilgliceróis e triacilgliceróis. 
Para o biodiesel proveniente do óleo de coco, assim como babaçu, análises utilizando também as metodologias internacionais não podem ser realizadas, uma vez que essas restringem análises de amostras de biodiesel predominantemente derivado do ácido láurico. Para o biodiesel produzido a partir de sebo bovino, as dificuldades aparecem nas analises para determinação dos teores dos ésteres presentes. O método europeu não pode ser utilizado uma vez que a substância padrão usada para quantificação está presente nas amostras desse tipo de biodiesel. Para outras matérias primas alternativas, a determinação qualitativa e quantitativa dos diferentes ésteres presentes pode ajudar estudos de predição de propriedades gerando uma alternativa aos procedimentos experimentais comumente usados. Dessa maneira novos métodos analíticos tornaram-se necessários para os estudos de biodiesel no Brasil. 
Esse trabalho tem como objetivo geral demonstrar a aplicabilidade da técnica de cromatografia em fase gasosa no controle de qualidade do biodiesel brasileiro, uma vez que este pode ser produzido a partir de diversas matérias primas, diferentemente de outros países no mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350509 - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO
Externo à Instituição - FRANCISCO LAERTE DE CASTRO - CTGás
Presidente - 1149328 - VALTER JOSE FERNANDES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 17/10/2012 12:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao