Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO POLETTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CARLOS ALBERTO POLETTO

DATA: 30/06/2011

LOCAL: Auditório do Nupprar

GESTÃO COMPARTILHADA DE P&D: A HÉLICE TRIPLA NO RIO GRANDE DO NORTE

gestão, tecnologia, inovação, hélice tripla, recursos, redes.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

Este trabalho teve como objetivo geral compreender o modelo de Gestão Compartilhada de P&D da Petrobras e UFRN, no sentido da agregação de valor aos processos da empresa e da universidade, da geração de conhecimento e da contribuição junto com outros atores locais na promoção da inovação tecnológica. Trata-se de um estudo de caso de uma hélice tripla (HT) não harmoniosa no que diz respeito à atuação dos seus elementos: empresa, governo, universidade. Constatou-se fortes inter relações do par empresa-universidade e poucas extra relações dos elementos da HT com outras organizações. O poder público federal age através do marco legal do setor petróleo, enquanto que o poder público local não participa da HT.

A parceria estabeleceu um modelo de gestão compartilhada baseado em pontos focais e avaliações trimestrais e continuidade. Trata-se de uma relação que busca por recursos complementares aos recursos disponíveis internamente nas duas organizações envolvidas. Esta relação de cooperação universidade-empresa foi analisada segundo os pressupostos da Teoria Baseada em Recursos, utilizando-se das visões de “recursos”, de “conhecimento” e “relacional” como estratégias para a busca de vantagem competitiva.

O estudo conclui que tanto a Petrobras quanto a UFRN ganharam com esta aliança, mas a UFRN ganhou mais. Conclui-se também que o modelo de cooperação universidade-empresa, centrado na contratualização de resultados, mudou o comportamento dos acadêmicos, mas apesar de configurar-se como um arranjo inter organizacional capaz de gerar conhecimento e tecnologia, ele tem baixa irradiação e envolvimento de outros atores locais em prol da inovação tecnológica.

Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1149536 - MARIA LUSSIEU DA SILVA
Presidente - 347559 - WILSON DA MATA