Banca de DEFESA: MARTINHO QUINTAS DE ALENCAR FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARTINHO QUINTAS DE ALENCAR FILHO

DATA: 27/05/2011

HORA: 08:30

LOCAL: Sala de Seminários do LEAP

TÍTULO:

Análise Comparativa entre Simuladores de Linhas de Fluxo e Diferenças Finitas para um Reservatório Submetido a Injeção de Água.


PALAVRAS-CHAVES:

Simulação de Reservatório, Injeção de água, Linhas de Fluxo, Diferenças finitas.


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Civil

RESUMO:

A injeção de água é o método de recuperação suplementar mais difundido na maioria dos campos de petróleo, devido a vários motivos, como o fato de a água ser um eficiente agente deslocante de óleos médios e leves associado ao fato de ser relativamente fácil de injetar e de existir grande disponibilidade de água a um custo relativamente baixo de se obter. Para o dimensionamento de um projeto de injeção de água é necessário efetuar um estudo de reservatório com o objetivo de se definir os vários parâmetros necessários para aumentar a eficácia do método. Para este estudo podem ser utilizados vários modelos matemáticos classificados como analíticos ou numéricos. Este trabalho tem como objetivo efetuar uma análise comparativa entre os resultados apresentados por um simulador de linhas de fluxo e um simulador convencional por diferença finita, que são dois tipos de simuladores de fluxo baseados em métodos numéricos, para um modelo de um reservatório de petróleo leve submetido à injeção de água. Para tanto foi necessário fazer uma revisão bibliográfica da parte teórica envolvida nos dois simuladores, montar o modelo de reservatório e realizar comparações e análises d os resultados obtidos com os respectivos simuladores obtendo as principais conclusões e recomendações do trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABEL GOMES LINS JUNIOR - PETROBRAS
Interno - 1679234 - JENNYS LOURDES MENESES BARILLAS
Presidente - 1149372 - TARCILIO VIANA DUTRA JUNIOR
Interno - 347559 - WILSON DA MATA
Notícia cadastrada em: 04/05/2011 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao