Banca de QUALIFICAÇÃO: VILMA ARAUJO DA COSTA - (Retificação)

DISCENTE: VILMA ARAUJO DA COSTA

DATA: 21/12/2010

LOCAL: Sala de Seminários do Nupeer

AVALIAÇÃO DA BIODESSULFURIZAÇÃO DE 4,METIL-DIBENZOTIOFENO POR Rhodococcus rhodochrous

Biodessulfurização, 4-metil-dibenzotiofeno, 2-hidroxibifenil.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

O petróleo bruto convencional contém entre 0,04 a 5% de enxofre, e em geral óleos mais densos apresentam teores mais elevados. Embora pequena, esta fração é importante e sua presença torna-se indesejável, tanto por promover a corrosão do equipamento da refinaria, como porque parte dela persiste na composição dos derivados, que, ao serem queimados, liberam dióxido de enxofre (SO2) para a atmosfera. Este é um dos principais poluentes atmosféricos, responsável pelas chuvas ácidas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade da cepa Rhodococcus rhodochrous (NRRL B-2149) em metabolizar o composto modelo 4-metildibenzotiofeno (4MDBT), remover-lhe o átomo de enxofre e convertê-lo em 2-hidróxi-bifenil (2-HBF) e sulfito utilizando a via sulfóxido-sulfona-sulfonato-sulfato (“4S”), sem reduzir significativamente seu poder calorífico. Para essa avaliação foi realizada um estudo cinético em incubador rotativo sob agitação de 120 rpm e 32°C. As amostras foram retiradas em intervalos de 12 h para análise da concentração celular e consumo de substrato e quantificadas por cromatografia líquida.

Os resultados mostraram que a cepa de R. rhodochrous NRRL B-2149 é capaz de utilizar a Via “4S” para remover o enxofre do composto sem contudo, alterar sua cadeia carbônica e que a concentração de células e de 4MDBT interferem na formação do produto 2HBF. A produção do 2-hidroxibifenil detectada neste estudo é de grande relevância já que ele é um biocida potente de interesse industrial. No entanto é necessário otimizar as condições dos ensaios visando obter concentrações viáveis para ampliação industrial.

Externo ao Programa - 2378605 - CRISTIANE FERNANDES DE ASSIS
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS