Banca de DEFESA: ANDRE LUCENA DE ALMEIDA - (Retificação)

DISCENTE: ANDRE LUCENA DE ALMEIDA

DATA: 21/12/2010

LOCAL: AUDITÓRIO DO LAUT

Gerenciamento de alarmes em plataformas marítimas de produção de hidrocarbonetos: metodologia e estudo de caso.

Automação industrial, plataformas maritimas de produção de hidrocarbonetos, gerenciamento de alarmes

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

Alarme é um aviso ao operador que uma ação com tempo restrito para ser executada é necessária. Evento é uma informação de mudança de estado, que não demanda ação por parte do operador, conseqüentemente não deve ser anunciada, sendo apenas armazenada para fins análise de manutenção, incidentes e utilizadas para sinalização/monitoração (EMMUA 1999). Porém, alarmes e eventos são freqüentemente confundidos e configurados inadequadamente de forma semelhante por programadores de sistemas de automação. Esta prática resulta em uma elevada quantidade de pseudo-alarmes durante a operação de processos industriais. O elevado número de alarmes é um dos principais entraves para a melhoria da eficiência operacional, dificultando a identificação de problemas e aumentando o tempo de resposta às anormalidades. As principais conseqüências deste quadro são o aumento do risco à segurança das pessoas, instalações, meio ambiente e o agravamento das perdas de produção. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma metodologia de configuração de um sistema de supervisão e controle, desenvolvida com o intuito de diminuir da quantidade de pseudo-alarmes e aumentar confiabilidade das informações que o sistema fornece. Um estudo de caso real foi realizado no sistema de automação das plataformas marítimas de produção de Hidrocarbonetos no Rio Grande do Norte, de forma a validar a aplicação desta nova metodologia. O trabalho seguiu as premissas da ferramenta de gestão conhecida como PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT). Após a implantação da metodologia verificou-se uma redução significativa no número de alarmes.

Presidente - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Interno - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Interno - 350241 - JORGE DANTAS DE MELO
Externo à Instituição - VICENTE DELGADO MOREIRA - PETROBRAS