Banca de DEFESA: JEFFERSON DOOLAN FERNANDES - (Retificação)

DISCENTE: JEFFERSON DOOLAN FERNANDES

DATA: 22/11/2010

LOCAL: Auditorio do LAMP.

Desenvolvimento de Sistemas Embarcados para Redes de Sensores e Atuadores Sem Fio aplicadas em Unidades de Elevação de Petróleo do Tipo Plunger-Lift

Rede de Sensores Sem Fio, IEEE 802.15.4, Zigbee, Modbus, Plunger-Lift.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Elétrica

As Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) aplicadas aos métodos de elevação de petróleo se apresentam como uma área com crescente demanda técnico-científica tendo em vista as otimizações que podem ser realizadas frente aos processos existentes. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar o desenvolvimento de sistemas embarcados dedicados a uma rede de sensores sem fio baseada no padrão IEEE 802.15.4, onde se aplica o protocolo Zigbee, entre os sensores, atuadores e o CLP (Controlador Lógico Programável), visando solucionar os problemas presentes nas fases de implantação e manutenção da comunicação física atual das unidades de elevação de petróleo baseadas no método Plunger Lift. Os sistemas embarcados desenvolvidos para essa aplicação serão responsáveis por interpretar as informações dos sensores e comandar os atuadores dos dispositivos presentes no poço, como também utilizar o protocolo Modbus para fazer com que essa rede se torne transparente para o CLP responsável pelo controle da produção e envio das informações para o supervisório SISAL.

Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Externo ao Programa - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Externo à Instituição - ALEXANDRE MAGNUS FERNANDES GUIMARAES - CEFET/BA
Notícia cadastrada em: 24/11/2010 10:21