Banca de DEFESA: LOIVA LIANA SANTOS BORBA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LOIVA LIANA SANTOS BORBA

DATA: 19/07/2010

HORA: 08:30

LOCAL: sala de seminarios do NEPGN

TÍTULO:

Adsorção de Cobre e Cromo utilizando fibra de sisal visando  o tratamento  da água produzida pela industria petrolífera.


PALAVRAS-CHAVES:

Adsorção, cromo, cobre, sisal, fibra vegetal, agave.


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia Química

RESUMO:

 A indústria de petróleo é atualmente uma das principais causadoras da poluição ambiental. O objetivo deste trabalho foi reduzir a concentração de cobre e cromo na água produzida pela indústria petrolífera. Foi usado como adsorvente a fibra de sisal natural, tratada com ácido nítrico e hidróxido de sódio. Todas as fibras vegetais possuem características físicas e morfológicas que possibilitam a adsorção de poluentes. A composição básica do sisal é celulose, hemicelulose e lignina. As características encontradas na caracterização são típicas de fibras vegetais, com exceção da área superficial que foi praticamente zero. Na primeira fase da adsorção foi realizado um estudo de temperatura (30°C, 45°C e 60°C) e tempo para otimizar a realização do planejamento fatorial. Os resultados mostraram que a fibra mais viável para o estudo é a fibra tratada com ácido á 30°C em 5 horas. A segunda fase foi a do planejamento fatorial, usando a fibra ácida e o tempo de cinco horas determinado na primeira fase. Os ensaios foram efetuados seguindo o planejamento Fatorial 2 3 (Fatores, pH, Volume/ massa e conecentração) e os resultados obtidos foram analisados, através de métodos estatísticos, visando a otimização dos principais parâmetros que influenciam no processo: pH, concentração (mol/L) e relação volume de solução/ fibra.  Os resultados do planejamento descrevem, o fator concentração e o fator volume/massa apresentam interferência significativa no processo de adsorção do cromo e cobre. Os resultados obtidos, após a otimização, demonstraram que os maiores percentuais de extração (98 %) foram obtidos nas seguintes condições operacionais: pH: 5-6, Concentração: 100 ppm e a relação Volume /massa: 1grama de fibra/50ml de solução. Os resultados obtidos demonstraram que o processo foi eficiente com relação à adsorção do cromo e cobre, contudo necessitando de mais estudos para a otimização do processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo ao Programa - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Externo à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UFRN
Externo à Instituição - VANESSA CRISTINA SANTANNA - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/07/2010 11:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao