Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELLE MEIKE SILVA DE ARAUJO ROSADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUELLE MEIKE SILVA DE ARAUJO ROSADO
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Laboratório de Cimentos (Instituto de Química)

Desenvolvimento de Sistemas de Pastas de Cimento para Poços de Alta Temperatura Utilizando Escória de Alto Forno e Cinza da Casca de Arroz

Cimento Portland; escória de alto forno; cinza da casca de arroz; poços de alta temperatura; retrogressão

O desenvolvimento de campos de petróleo que possuem poços com óleo de alta viscosidade, somente com a produção primária, acarretaria pequeno volume de óleo recuperado devido à baixa produtividade dos poços. Desta forma, há a necessidade de utilizar nesses campos, um método de recuperação térmica suplementar, onde o mais utilizado é a injeção de vapor cíclica e contínua. Altas temperaturas causam mudanças prejudiciais nos produtos hidratados do cimento Portland, comprometendo suas propriedades físicas, principalmente a resistência à compressão. Este fenômeno é conhecido como retrogressão da resistência e ocorre quando a razão CaO/SiO2 está próximo de 2,0. Para lidar com essa condição, materiais ricos em dióxido de sílicio (SiO2) são adicionados ao cimento. O presente trabalho tem como objetivo o uso de escória de alto forno (EAF) e cinza da casca de arroz (CCA) como materiais alternativos para compor sistemas de pastas de cimento para aplicação em poços que são submetidos à alta temperatura. Um planejamento experimental fatorial 32 foi realizado para determinar o número de pastas de cimento a serem formuladas bem como as concentrações de EAF e CCA, que variaram de 0% a 50% de BWOC (By Weight Of Cement). Amostras contendo EAF e CCA e amostras de referência foram submetidas a dois cenários: baixa temperatura (47 °C) e alta temperatura (300 °C). As amostras de baixa temperatura permaneceram por 7 dias no banho termostático a 47 °C. No ciclo térmico de alta temperatura, as amostras foram submetidas a 300°C e 2000 psi nos últimos 3 dias dos 7, em uma câmara pressurizada de cura. Todos os procedimentos experimentais foram executados de acordo com API RP 10B-2. O desempenho destes sistemas de pastas foi avaliado quanto a resistência à compressão (RC) através de testes de compressão axial. Este parâmetro foi escolhido pela relevância que apresenta na aprovação de materiais a base de cimento Portland, para poços com alta temperatura. Foi realizada também caracterização cristalográfica dos materiais testados através da técnica de difração de raios-X (DRX). A pasta padrão, sem sílica, foi fortemente danificada pelo fenômeno de retrogressão da resistência após o ciclo de calor de 300 °C. Os resultados mostraram que no cenário de baixa temperatura, as amostras contendo EAF apresentaram maior resistência à compressão e no cenário de alta temperatura, as amostras contendo maior percentual da CCA apresentaram grande potencial como agentes anti-retrogressão da resistência. A EAF é um subproduto da indústria siderúrgica e seu custo é bastante inferior ao cimento Classe G. Além de econômica, a utilização de EAF em poços é ambientalmente adequada. E o CCA é uma fonte renovável de sílica, cuja sustentabilidade, a torna uma alternativa interessante a usual sílica flour.

Presidente - 1804366 - JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - BRUNO LEONARDO DE SENA COSTA - UFRN