Banca de QUALIFICAÇÃO: RHACLLEY FRANKLEIN FERREIRA DE ARAÚJO

DISCENTE : RHACLLEY FRANKLEIN FERREIRA DE ARAÚJO
DATA : 08/02/2022
LOCAL: meet.google.com/gip-aipm-enk

Análise do Fenômeno da Reversão em Poços de Petróleo Equipados com o Sistema de Bombeio Por Cavidades Progressivas

Backspin, Reversão, Coluna de hastes, Bombeio por cavidades progressivas, BCP.

O sistema de elevação artificial de bombeio por cavidades progressivas (BCP) tem se tornado um importante método de elevação, sendo objeto frequente de estudos. O BCP apresenta um bom desempenho na produção de óleos viscosos ou na presença de areia. Com o avanço da tecnologia, esse método foi se expandindo e sendo aplicado a poços mais profundos. A medida que o BCP expandiu seu uso para poços cada vez mais profundos, o aumento da torção na coluna de hastes gerou um grave problema de segurança operacional. O presente trabalho desenvolveu um simulador computacional para poços de petróleo, que utilizam este método de elevação, capaz de representar o comportamento dinâmico de variáveis críticas do sistema durante o fenômeno de reversão da coluna de hastes. Os testes foram realizados através de simulações utilizando poços virtuais e demonstraram um bom desempenho, possibilitando a determinação da velocidade máxima de reversão e torque do sistema quando no caso de parada do poço.

Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR