Banca de DEFESA: FRANCISCO WILTON DE FREITAS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO WILTON DE FREITAS SILVA
DATA : 24/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa remota
TÍTULO:

USANDO O SENSOR DE LINHA LATERAL DE PEIXE PARA MELHORAR A AQUISIÇÃO SÍSMICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Problema inverso, FWI, Sísmica, linha lateral, processamento sísmico.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A bioengenharia estuda os princípios e projeto de sistemas biológicos, um campo que inspirou o desenvolvimento de várias tecnologias que fazem parte do nosso mundo. Neste trabalho, utilizamos conceitos do mecanismo de detecção da linha lateral do peixe para aplicá-las no processamento de imagens sísmicas. A linha lateral é um sistema sensorial composto por um conjunto integrado de sensores que medem ondas mecânicas ao longo do corpo do peixe. Nós produzimos um paralelo deste sistema de sensores com a exploração da geofísica em que é usual empregar uma matriz de sensores mecânicos idênticos igualmente espaçados para construir uma imagem da subsuperfície da terra. Em ambas as situações, são capturadas e processadas pelos sensores as vibrações mecânicas no ambiente para produzir assim informações úteis. Nós exploramos na geofísica de exploração a estratégia de usar um esquema de passa-baixo e passa-alto de sensores da linha lateral do peixe.
Usamos o método de inversão de onda completa (FWI) para comparar o procedimento convencional de aquisição de sensores idênticos com conjuntos alternativos de sensores diferentes que imita a linha lateral do peixe. Nossos resultados mostram que os sensores alternativos organizados superam a aquisição convencional, utilizando apenas metade da informação de entrada. Os resultados indicam que a técnica de processamento de imagens é mais eficiente e econômica do que o dispendioso processamento sísmico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1379465 - GILBERTO CORSO
Interno - 2492756 - JOAO MEDEIROS DE ARAUJO
Interno - 004.056.634-04 - LIACIR DOS SANTOS LUCENA - UFRN
Externo à Instituição - MARCOS VINICIUS CANDIDO HENRIQUES - UFERSA
Externo à Instituição - PAULO CAVALCANTE DA SILVA FILHO - IFRN
Notícia cadastrada em: 16/07/2020 11:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao