Banca de DEFESA: HENRIQUE BORGES DE MORAES JUVINIANO

DISCENTE : HENRIQUE BORGES DE MORAES JUVINIANO
DATA : 19/06/2019
LOCAL: Auditório do NUPPRAR/UFRN

DESENVOLVIMENTO DE COLCHÃO ADENSADO  MICROEMULSIONADO VISANDO A APLICAÇÃO NA LIMPEZA DE POÇOS PERFURADOS COM FLUIDOS BASE ÓLEO

Colchão adensado; Microemulsão; Cimentação; Multifunção; Remoção de fluido sintético; Inversão de molhabilidade

A remoção do fluido de perfuração e limpeza do anular do poço antes da operação de cimentação é um ponto chave para uma boa cimentação e isolamento hidráulico entre o poço e as formações. Para isso colchões lavadores e espaçadores, de diferentes densidades, são injetados no poço. O uso de microemulsões surge como um alternativa para as combinações de solvente/surfactante, visto que esses sistemas são capazes de solubilizar grandes volumes de óleo, inverter a molhabilidade da superfície, além de reduzir o volume de surfactante utilizado. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo estudar a formulação de um colchão adensado microemulsionado para remoção de fluidos de perfuração base óleo. Para isto, foi desenvolvido um diagrama pseudo-ternário do sistema composto por UNTL 90, Querosene, Água (ADT) e n-Butanol, visando a obtenção de um sistema microemulsionado e a escolha de um ponto ótimo para aplicação. Após a escolha do ponto de microemulsão ótimo foram formulados colchões adensados com goma-xantana, anti-espumante, baritina e microemulsão em diferentes densidades. O fluido de perfuração e pasta de cimento utilizados seguiram as recomendações práticas. Análises de eficiência de remoção, inversão da molhabilidade e compatibilidade foram realizadas para as diferentes formulações em condições ambiente de temperatura e pressão. Ao final dos testes foi possível obter resultados de até 100% de eficiência de remoção em menos de 5 minutos, inversão da molhabilidade do fluido de perfuração com cerca de 26% do volume e compatibilidade. Os resultados obtidos corraboram com trabalhos encontrados na literatura, apresentando uma possível aplicação desses sistemas. Entretanto, testes em diferentes condições de temperatura e pressão devem ser realizados para avaliar a atuação desses colchões.

Presidente - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - FABIOLA DIAS DA SILVA CURBELO - UFPB
Interno - 1804366 - JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS MOREIRA - UFRN