Banca de QUALIFICAÇÃO: GREGORY VINICIUS BEZERRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : GREGORY VINICIUS BEZERRA DE OLIVEIRA
DATA : 10/05/2019
LOCAL: Auditório do NUPPRAR/UFRN

TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA COM MICROEMULSÃO PARA REMOÇÃO DE METAIS: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE E APLICAÇÃO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE GIRASSOL

Água Produzida, Microemulsão, Tratamento, Germinação, Girassol.

A água produzida é o principal efluente gerado no processo de extração de petróleo e se caracteriza por possuir uma grande quantidade de contaminantes, sendo necessária a aplicação de processos de tratamento para diminuir a quantidade destes poluentes. A agricultura é o principal consumidor de recursos hídricos do mundo, e a utilização de águas residuais vem sendo o foco de diversos estudos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a remoção dos metais Ba, Ca, Cr, Fe, Li, K, Mg, Mn, Na, Sr, da água produzida utilizando um sistema microemulsionado e avaliar os efeitos da água produzida tratada (APT) na germinação de sementes de girassol. Utilizou-se dois sistemas para a realização do estudo, contendo em suas composições Tween 20 como tensoativo, Acetato de Etila como fase orgânica, Água Produzida (AP) e Água de Torneira (AT) como fase aquosa. No sistema que utiliza a AP como fase aquosa foram escolhidos sete pontos dentro da região de Winsor II para o estudo, neste caso a fase aquosa em excesso foi coletada para análise. O ponto ótimo de remoção foi o P3 (25% T, 20% FO, 55% FA), onde se obteve remoção superior a 50% para a maioria dos metais. Para o sistema onde a AT é a fase aquosa, três pontos foram escolhidos dentro da região de Winsor II onde a microemulsão destas foram coletadas e misturados com a AP em diferentes razões de AP:Microemulsão. A maior remoção de metais foi encontrada quando se utilizou a microemulsão do ponto C (20% T, 50% FO, 30% FA) com a razão de aplicação 2, obtendo uma remoção superior a 60% para a maioria dos metais. Foi escolhido o ponto C para avaliação e aplicação na germinação. Para a maioria dos metais, as concentrações encontradas na APT se enquadrou dentro dos parâmetros ideais para o uso na irrigação. Na aplicação para germinação do girassol a APT e suas diluições teve resultados satisfatórios para todos os parâmetros de germinação estudados, apresentando desempenho semelhante à água de torneira. Foi possível constatar que o sistema microemulsionado utilizado mostrou-se eficiente, sendo a irrigação uma alternativa para utilização da água produzida tratada.

Externo ao Programa - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Presidente - 347057 - TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Externa à Instituição - YASMINE ISIS FERNANDES DO NASCIMENTO - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 29/04/2019 15:58