Estudo Térmico e Termocatalítico do Óleo de Licuri (Syagrus coronata) Utilizando SBA-15 para a Obtenção de Bioenergia
licuri, bioquerosene, pirólise, AlSBA-15
Com uma demanda cada vez maior de combustíveis líquidos, é importante a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas que sejam amigáveis ao meio ambiente. A indústria de aviação demanda um tipo de combustível que requer propriedades específicas, em que as alternativas, como o bioquerosene de aviação, devem ser compatíveis com os motores já existentes. O bioquerosene pode ser obtido de várias maneiras, entre elas a pirólise térmica e a pirólise termocatalítica. Portanto, o trabalho tem como objetivo realizar a pirólise catalítica a partir de óleo de Licuri na presença de um catalisador mesoporoso para obtenção de bioquerosene de aviação. Diante disto, foi estudado a síntese e a caracterização do AlSBA-15, bem como a impregnação do catalisador com Níquel (Ni) em porcentagens de 1%, 5% e 10% em massa. Os catalisadores foram caracterizado por análise térmica TG/DTG, difração de raio X (DRX), Espectroscopia de Absorção de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Adsorção de Nitrogênio (BET) e Microscopia eletrônica de varredura (MEV/EDS). Os catalisadores apresentaram reflexões de DRX condizentes com a estrutura hexagonal P6mm do AlSBA-15, demonstrando que a peneira molecular continuou estruturada mesmo com a impregnação dos metais. As pirólises térmica e termocatalítica do óleo de licuri foram avaliadas através de análise termogravimétrica. Foi realizado o estudo cinético utilizando o modelo de OFW e KAS, em que se observa uma diminuição da energia de ativação significativa com a presença do catalisador com níquel, entre 63 a 80 KJ/mol, em comparação com a amostra de óleo puro, em média 110 KJ/mol.