Banca de DEFESA: YASMINE ISIS FERNANDES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YASMINE ISIS FERNANDES DO NASCIMENTO
DATA : 27/08/2018
LOCAL: Auditório do NUPPRAR/UFRN

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE SISTEMAS MICROEMULSIONADOS NA REMOÇÃO DE CONTAMINANTES DE ÁGUA PRODUZIDA

Água produzida; remoção de contaminantes; sistemas microemulsionados.

Água Produzida é um subproduto do processo de extração do petróleo e suas características variam de acordo com o poço produtor, apresentando vários contaminantes cuja remoção tem processo de tratamento bastante complexo. Assim, essa água tem sido alvo de atenção por não poder ser descartada sem tratamento adequado. Este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento e a utilização de sistemas microemulsionados na remoção de contaminantes da água produzida, bem como a aplicação da água tratada na germinação do girassol. Foi realizado um estudo dos diagramas pseudoternários, contendo em suas composições: água produzida dopada (APD) como fase aquosa (FA), hexano e querosene como fase orgânica (FO) e razão cotensoativo/tensoativo (C/T = 1 e 4). Utilizou-se seis tipos de tensoativos: Renex®; Alkonat®; OCS (óleo de coco saponificado); SDS (Dodecil sulfato de sódio); CTAB (brometo de hexadeciltrimetilamônio) e Ultramina®; e, como cotensoativo, o n-butanol. Após o desenvolvimento dos diagramas e escolha do melhor sistema, foi realizado o processo de extração dos contaminantes contidos na APD, escolhendo-se três pontos localizados na região de Winsor II, em uma área rica em água e pouca quantidade de tensoativo. As composições foram denominadas ponto máximo (30% C/T, 10% FO, 60% FA); ponto médio (17,5% C/T, 7,5% FO, 75% FA); e ponto mínimo (5% C/T, 5% FO, 90% FA). Para a determinação das concentrações dos contaminantes (metais, ânions e hidrocarbonetos poliaromáticos – HPAs), foram utilizados diferentes métodos de análises, entre eles o ICP (Espectrometria de emissão óptica com plasma), a cromatografia líquida de alta eficiência com detector de fluorescência (HPLC-FLD) e Espectrometria de Fluorescência de Raios-X. O sistema que obteve melhor eficiência de remoção foi o sistema contendo o OCS como tensoativo, razão C/T = 4 e hexano como fase oleosa. Os melhores resultados de remoção de contaminantes foram no ponto médio de composição (17,5% C/T, 7,5% FO, 75% FA). Por fim, a água tratada com esse sistema foi aplicada na germinação do girassol, obtendo-se resultados satisfatórios nas composições diluídas. Esse estudo mostrou que a utilização de sistemas microemulsionados pode ser uma alternativa no correto gerenciamento deste tipo de resíduo da indústria petrolífera; além do tratamento eficiente, essa água tratada pode ser uma alternativa no processo de reuso na irrigação.

Externo ao Programa - 347289 - AFONSO AVELINO DANTAS NETO
Externo à Instituição - MARIA CARLENISE PAIVA DE ALENCAR MOURA - UFRN