Banca de QUALIFICAÇÃO: AGASSIEL DE MEDEIROS ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGASSIEL DE MEDEIROS ALVES
DATA : 23/03/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

FATORES INDICATIVOS DE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ASSOCIADOS À GERAÇÃO DE ENERGIA NA ZONA SEDIMENTAR SETENTRIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE – ANÁLISE DA EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA ONSHORE NA BACIA POTIGUAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Bacia Potiguar, campos de produção, SIG, albedo, alterações climáticas.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

O presente trabalho aborda a discussão sobre a exploração petrolífera onshore que ocorre na Bacia Potiguar, nos limites do estado do Rio Grande do Norte, sob o foco das alterações do índice de albedo e temperatura superficial associada a estes. O albedo é considerado uma significativa variável na compreensão do balanço energético que compõe elemento da análise de alterações climáticas globais. Através da utilização de ferramentas de sensoriamento remoto e SIG, utilizando-se das cenas produzidas pelo sensor OLI do satélite Landsat-8, foi possível determinar as variações do índice de albedo nos oitenta e seis campos petrolíferos ali existentes. Foram analisadas ainda as influências destas formas de exploração nas áreas de reserva existentes na área de estudo, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Ponta do Tubarão e a Floresta Nacional de Assú. O levantamento indica, com a determinação dos valores processados, que embora se trate da maior área de exploração onshore do país, as áreas de exploração petrolíferas apresentam índices de alteração inferiores se comparadas às demais áreas de exploração energética consideradas renováveis em razão das alterações geossistêmicas. As variações de temperatura superficial, importante variável climática, destacam-se com maiores índices de alteração, mesmo se tratando de uma das regiões de maiores índices de temperaturas do país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Interno - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo ao Programa - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Notícia cadastrada em: 07/03/2017 10:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao