Banca de DEFESA: HANNAH LÍCIA CRUZ GALVÃO

DISCENTE : HANNAH LÍCIA CRUZ GALVÃO
DATA : 05/09/2016
LOCAL: Auditório do LAUT

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE CONTROLE PARA O MÉTODO DE ELEVAÇÃO ARTIFICIAL POR BOMBEIO MECÂNICO

Elevação de petróleo, automação, bombeio mecânico

Na indústria petrolífera, uma área que vem se desenvolvendo e ganhando destaque é a de automação e controle de poços. Esta por sua vez, vem sendo aplicada aos métodos de elevação artificial, especialmente ao Bombeio Mecânico (BM), que é considerado um dos métodos mais utilizado em ambientes onshore, predominando frente aos outros em número de poços instalados no Brasil. Diante dessa constatação, nota-se que aprimoramentos ao BM podem trazer melhorias em larga escala à extração de petróleo no país. Um aprimoramento relevante seria o desenvolvimento e aplicação de novas estratégias e técnicas de controle a esse sistema. Nesse sentido, o foco principal deste trabalho foi desenvolver um controlador aplicado ao BM, visando evitar o surgimento de efeitos indesejáveis durante o processo de produção e maximizar a eficiência de operação. A ferramenta desenvolvida consiste em controlar o preenchimento parcial da bomba de fundo, através da manipulação da velocidade de bombeio. Para tanto, um controlador Proporcional Integral Derivativo (PID) foi utilizado devido à sua estrutura versátil, adaptando-se às exigências e limitações do trabalho. Inicialmente, realizou-se o levantamento bibliográfico sobre o método em foco — abrangendo principalmente o papel da carta dinamométrica de superfície e de fundo — os conceitos básicos sobre o controle do tipo PID— e as principais estratégias de controle aplicadas ao BM. No decorrer do trabalho foi desenvolvida uma modelagem matemática e computacional para determinar o valor do preenchimento da bomba de fundo. Para a implementação do controle, foi utilizada a linguagem de programação Visual Basic for Applications (VBA) associada ao seu ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), presentes no Microsoft Excel. Para validação, utilizou-se o simulador de BM como um poço virtual e simulações foram realizadas com o controlador desenvolvido. Para efeito de resultado, observou-se que a estratégia desenvolvida foi uma ferramenta precípua quando se tratava em potencializar a produção por BM, visto que a estratégia aplicada proporcionou o controle parcial da bomba de fundo, sem a necessidade de parada de produção, ou seja, da unidade de bombeio, o que refletiu numa otimização operacional.

Presidente - 350693 - ANDRE LAURINDO MAITELLI
Externo ao Programa - 6350734 - CARLA WILZA SOUZA DE PAULA MAITELLI