Banca de DEFESA: KAREN RAQUEL PEREIRA LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KAREN RAQUEL PEREIRA LEAL
DATA : 31/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Nupprar
TÍTULO:

Estudo do extrato hidroalcoólico de juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.) em sistema microemulsionado como inibidor de corrosão para meio salino e possivel aplicação na indústria do petróleo.


PALAVRAS-CHAVES:

sistema micelar; tensoativo natural; inibidor de corrosão


PÁGINAS: 59
RESUMO:

A corrosão metálica é amplamente estudada com a finalidade de se obter um meio para diminuí-la ou evitá-la. Mesmo apresentando um elevado percentual de inibição, os inibidores de corrosão comerciais geralmente são tóxicos ao meio ambiente e aos seres vivos, apresentam baixa disponibilidade e de alto custo, o que incentivou nos últimos anos às pesquisas de inibidores naturais na forma de extrato de plantas ou óleos essenciais. Este estudo tem se tornado mais interessante ultimamente com a aplicação de tensoativos naturais em sistemas microemulsionados de forma que otimize o processo anticorrosivo. No presente trabalho foi aplicado o extrato hidroalcoólico de juazeiro em uma microemulsão contendo solução aquosa salina de 3,5% NaCl (83%) –Tween 80 (15%) - oleo de algodão (2%). A eficiência de inibição a corrosão desse sistema micelar foi avaliado pelo método eletroquímico de curvas de polarização linear, e a eficiência de inibição determinada foi da ordem de 94% na concentração de 200 ppm de extrato em solução; 94% na concentração de 100 ppm de microemulsão em solução e 96% na concentração de 400 ppm de microemulsão com extrato solubilizado, em solução. A avaliação dos resultados das curvas de polarização mostraram, que tanto o extrato, quanto as microemulsão comportaram-se como inibidores do tipo anódico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Externo à Instituição - CÁTIA GUARACIARA FERNANDES TEIXEIRA ROSSI - FANEC
Presidente - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - JARDEL DANTAS DA CUNHA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 24/08/2016 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao