Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE DA SILVA PEREIRA ALBUQUERQUE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE DA SILVA PEREIRA ALBUQUERQUE OLIVEIRA
DATA : 01/09/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

OTIMIZAÇÃO DO CRONOGRAMA DA INJEÇÃO CÍCLICA DE VAPOR ATRAVÉS DE MODELOS ANALÍTICOS EM UMA ABORDAGEM PROBABILÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

injeção cíclica de vapor, modelos analíticos, óleo pesado, otimização, análise econômica


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Em campos de óleo pesado onde se utilize a injeção cíclica de vapor, uma das tarefas mais recorrentes, demoradas e importantes é a definição do cronograma de estimulação com vapor para as centenas de poços produtores. A capacidade de geração de vapor é usualmente limitada e ainda mais reduzida pelas recorrentes manutenções dos geradores. Esse agendamento até poderia ser feito a partir de um modelo numérico, mas além de exigir a disponibilidade de infraestrutura computacional, só é viável caso o tempo não seja um fator crítico nessa definição.

Normalmente a infraestrutura computacional não costuma ser problema, mas a indisponibilidade de tempo para rodar as simulações necessárias para a otimização é quase sempre um empecilho, haja vista que a tarefa deve ser recorrentemente realizada conforme as premissas evoluem no tempo. Por isso, a opção mais comum é aproveitar a experiência do engenheiro e do geólogo de reservatórios em uma análise subjetiva dos parâmetros de reservatório e histórico de produção, muitas vezes levando em consideração um estudo feito para um poço representativo daquele campo ou de uma área do campo. Esse método tem se mostrado eficaz, embora consuma razoável quantidade de horas para análise das opções e conte com a intuição do profissional encarregado da tarefa.

Muitas são as referências acadêmicas sobre modelos analíticos para representar o processo de injeção cíclica de vapor e, de posse desses modelos, algumas tentativas foram feitas no sentido de usá-los para maximizar os resultados da estimulação de determinado poço. Entretanto, abordaram o problema restrito de uma estimulação em particular, sem que o problema da definição de qual poço estimular a cada momento de disponibilidade do recurso crítico, que é a capacidade instalada de geração de vapor.

Esta dissertação propõe, portanto, uma metodologia inédita sobre como combinar a simplicidade dos diversos modelos analíticos disponíveis na literatura com a espantosa capacidade computacional moderna para realizar uma análise probabilística do melhor retorno econômico para a capacidade instalada de geração de vapor, podendo servir de base, inclusive, na análise de viabilidade econômica para aquisição de maior capacidade ou para mobilizar geradores entre campos ou entre áreas de um mesmo campo.

Serão tratados os aspectos teóricos dos modelos analíticos incluindo as limitações inerentes a alguns deles bem como em quais circunstâncias a aplicação teria mais confiabilidade além de possíveis adaptações que mitigariam algumas das preocupações sobre a aplicabilidade desses modelos. Ao invés de definir uma combinação de modelo e estratégia que seja conveniente para todos os cenários de utilização possível, trata-se de uma sugestão de metodologia a fim de alcançar melhores resultados, cabendo a quem for usá-la definir quais são as particularidades do caso concreto e buscar modelos e estratégias que convierem.

Por fim, são comparados os resultados obtidos pelo método com a opção subjetiva mais intuitiva de injetar nos poços seguindo uma ordem trivial com cotas fixas para um caso teórico padrão através da simulação numérica, para qual será utilizado o simulador STARS® da CMG para simulação térmica. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149372 - TARCILIO VIANA DUTRA JUNIOR
Externo ao Programa - 1752014 - EDNEY RAFAEL VIANA PINHEIRO GALVÃO
Externo ao Programa - 1754344 - MARCOS ALLYSON FELIPE RODRIGUES
Externo à Instituição - ABEL GOMES LINS JUNIOR - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 22/08/2016 09:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao