Banca de DEFESA: SERGIO VIEIRA FREIRE BORGES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGIO VIEIRA FREIRE BORGES
DATA : 19/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Caliches pedogênicos ao longo de sistemas de fraturas e acamamentos em carbonatos neoproterozóicos da Bacia de Irecê, Estado da Bahia.


PALAVRAS-CHAVES:

calcretes, caliches, Bacia de Irecê, calcretes associados a falhas e acamamentos.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Calcretes ou caliches são calcários continentais gerados pelos processos de intemperismo que ocorrem principalmente em regiões áridas e semi-áridas. Na Bacia de Irecê, nordeste do Brasil, além da ocorrência regular de calcretes pedogênicos, um tipo peculiar de calcretes ocorre dentro dos calcários neoproterozóicos da bacia. Estes calcretes desenvolveram-se perto da superfície e (1) entre as camadas sedimentares dos calcários, (2) dentro dos sistemas de fraturas e (3) dentro das principais falhas de empurrão. Trabalhos de campo em afloramentos selecionados foram integrados com análises petrográficas, mineralógicas, geoquímicas, cálculos de densidade e porosidade por intrusão de mercúrio para entender o ambiente de formação e suas propriedades petrofísicas. Os resultados revelaram que este tipo de calcrete é o produto de eventos multiepisódicos de dissolução e precipitação ocorridos durante as estações seca e chuvosa na região. Os estudos petrofísicos sugerem que estes calcretes podem ter um papel importante na migração de fluidos através de uma rocha hospedeira carbonática impermeável e que atuam como condutos para o fluxo de fluido, como revelado pela sua alta porosidade (valor médio de 26% ) e notável conectividade de poros.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Augusto Sarreiro Auler - INSC
Externo ao Programa - 1161652 - FRANCISCO PINHEIRO LIMA FILHO
Externo à Instituição - LEAO XAVIER DA COSTA NETO - IFRN
Presidente - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo ao Programa - 347536 - NARENDRA KUMAR SRIVASTAVA
Notícia cadastrada em: 19/07/2016 14:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao