Banca de DEFESA: CRISTIANE PAULINO DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE PAULINO DE MENEZES
DATA: 05/05/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro A do CCET
TÍTULO:

Petrologia das fraturas associadas a feições típicas de dissolução hipogênica na Formação Salitre, Bacia de Irecê, Bahia, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Fraturas, Carbonatos, Formação Salitre, Carste hipogênico


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:
O reconhecimento dos reservatórios cársticos em rochas carbonáticas tornou-se cada vez mais comum. No entanto, a maioria das feições cársticas são pequenas para serem reconhecidos em seções sísmicas ou maior do que o esperado para ser investigado com os dados de poços. Um caminho a seguir tem sido o estudo de afloramentos analógicos e cavernas. O presente estudo investiga litofácies e processos cársticos, que levam à geração do maior sistema de cavernas da América do Sul. A área de estudo situa-se no Grupo Una Neoproterozóico no Brasil centro-leste. Esta província dispõe de vários sistemas de cavernas carbonáticas, que incluem as cavernas da Toca da Boa Vista e Toca da Barriguda, consideradas as maiores cavernas da América do Sul. Estas cavernas foram formadas principalmente em dolomitos da Formação Salitre, que foram depositados em um ambiente marinho raso em um mar epicontinental. A Formação Salitre na área da caverna compreende laminas de mudstones/ wakestones, grainstones intraclásticos, grainstones oncolíticos, grainstones oolíticos , laminitos microbiais, estromatólitos colunares , trombolitos e rochas siliciclásticas finas (margas, folhelhos e siltitos). Uma camada fina de silex e nódulos também ocorrer na parte superior da unidade de carbonato . Depósitos de fosfato também são encontrados . Os dados preliminares indicam que as dobras e as juntas associadas controlam o principal evento carstificação no final da orogenia Brasiliano (740-540 Ma). Foram reconhecidas cinco litofácies principais no sistema de cavernas: (1) camadas inferiores de grainstone com estratificação cruzada constituem a principal unidade afetada pela espeleogênese, (2) camadas de  grainstone fino com intercalações de siltito, (3) camada de laminito microbial, (4) camadas de estromatólitos colunares, e (5) camada superior composta por nível de siltito. Os níveis de (1) a (3) são os mais afetadas pelo intenso fraturamento, enquanto que os níveis (4) e (5) apresentam comportamento selante, constituindo o teto da caverna e sofrem menos fraturamento. Veios preenchidos por chert, calcita e gipsita atravessam as unidades carbonáticas e desempenham um papel importante na diagênese. Nosso estudo preliminar indica que a espelogenese hipogênica é o principal processo de desenvolvimento cárstico. O estudo das fraturas, sua distribuição em cada litofácies, o material que encontra-se preenchendo essas fraturas e sua interação com a rocha encaixante, é muito importante para se entender que tipo de fluido atuou na espeleogênese e como esse processo  contribuiu significativamente para a geração de porosidade e permeabilidade secundária nas unidades de carbonatos. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo ao Programa - 347536 - NARENDRA KUMAR SRIVASTAVA
Externo à Instituição - MARIA OSVALNEIDE LUCENA SOUSA - SGB
Notícia cadastrada em: 04/05/2015 15:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao