Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO ROSEMBERGH DA SILVA NOBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO ROSEMBERGH DA SILVA NOBREGA
DATA: 28/11/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de treinamento do NUP-ER
TÍTULO:

Avaliação dos coeficientes de transferência de massa e hidrodinâmica de diferentes geometrias de células eletroquímicas para o Tratamento Eletroquímico de Água Produzida Sintética (BTEX)


PALAVRAS-CHAVES:

água produzida, células eletroquímicas, transferência de massa, BTEX, eletro-oxidação


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:
Os processos de produção de petróleo e gás geram grandes volumes de resíduos com alta toxicidade. Nessa indústria, a água produzida é o maior volume líquido produzido com grande capacidade poluidora. Dentre os contaminantes orgânicos, os aromáticos, principalmente BTEX, apresentam o principal risco ao meio ambiente e à saúde da população. Ao longo dos últimos anos, muitos estudos vêm sendo realizados sob a eletro-oxidação de compostos aromáticos, mostrando que a eletroquímica se mostra eficiente na degradação desses compostos, e mais importante ainda, sem a utilização de reagentes ou produção de rejeitos, pois o processo envolve apenas a utilização de elétrons como reagentes. Entretanto, o desenho do reator eletroquímico, hidrodinâmica e coeficiente de transferência de massa são parâmetros determinantes na eficiência do processo eletroquímico. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho foi de investigar geometrias de células eletroquímicas, visando determinar os coeficientes de transferência de massa e entender a sua hidrodinâmica. Foram estudadas células em bateladas e em fluxo, variando potencia de agitação, posição da agitação e espaçamento entre os eletrodos empregando um gradiente de concentração de K4[FeCN]6/K3[FeCN]6 (2:1) de 4 a 24 mM em meio de NaOH 0,5M, a fim de determinar a Corrente Limite, e consequentemente o coeficiente de transferência de massa (Km). Os resultados obtidos mostraram claramente que na célula em batelada, o aumento da agitação e a posição da agitação influenciam o Km; na célula em fluxo, o afastamento dos eletrodos não mostra influencia significativa quando a agitação (fluxo) é direcionada à superfície do eletrodo; e ainda, as células em fluxo se mostraram mais eficientes no que diz respeito à eliminação de resistências físicas inerentes ao tratamento eletro-oxidativo. Por fim, os resultados alcançados mostraram que é possível a ampliação de escala, uma vez que foi identificada uma geometria com uma resistência física menor, favorecendo a oxidação das espécies na superfície do eletrodo, de forma mais rápida e eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - DANYELLE MEDEIROS DE ARAUJO - CAPES
Notícia cadastrada em: 20/11/2014 15:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao