Estudo comparativo de diferentes sistemas de injeção de vapor aplicados à remediação de solos contaminados por diesel
Postos de Combustíveis, Contaminação do solo, Diesel, Técnicas de remediação, Tensoativos
Dentre as atividades econômicas potencialmente poluidoras que comprometem a qualidade do solo e da água subterrânea estão os postos revendedores de combustíveis. O vazamento de combustíveis derivados do petróleo a partir de tanques subterrâneos ou atividades realizadas indevidamente com estes poluentes podem contaminar extensas áreas, causando sérios problemas ambientais e toxicológicos. O número de postos de combustíveis cresceu desordenadamente, sem nenhum tipo de controle, com isso os impactos ambientais gerados por esses empreendimentos cresceram ocasionando a poluição do solo e da água subterrânea. Várias técnicas utilizando tensoativos têm sido propostas para remediação deste tipo de contaminação. Este estudo apresenta como inovação a aplicação de diferentes sistemas contendo tensoativos na fase vapor e compara suas eficiências de remoção de diesel de um solo contendo esse contaminante. Para isso, foi utilizado um sistema que contém sete poços injetores das seguintes soluções vaporizadas : água, soluções de tensoativo, microemulsão e nanoemulsão, Os tensoativos utilizados foram o Óleo de Coco Saponificado (OCS), em solução aquosa e um álcool etoxilado UNTL-90: em solução aquosa, e em sistemas de microemulsão e nanoemulsão. Dentre os sistemas investigados, a nanoemulsão foi a que apresentou maior eficiência de remoção com 88% do diesel, sendo a mais viável ecológica e tecnicamente por ser um sistema com menor teor de matéria ativa.