Instruções para matrícula dos novatos

Intruções para Matrícula dos novatos

1. Cadastramento e login no SIGAA

O cadastramento no Programa é feito pela secretaria. O número de matrícula dos aprovados está na página do PPGCEP, no item
ensino > alunos ativos.

De posse do número, o estudante deve fazer o login no Sistema Integrado da UFRN, Sigaa, no endereço www.sigaa.ufrn.br.

Será por meio do Sigaa que os pos-graduandos irão fazer matrícula, receber informações, pedir trancamento, verificar histórico, entre outros itens. É essencial para o discente aprender a manusear o Sistema. Dúvidas devem ser no 3215-3148 (Superintendência de Informática). A mensagem que fala sobre um certificado de segurança expirado deve ser ignorado.

Os estudantes egressos da UFRN não precisarão fazer outro login, precisando apenas escolher o vínculo (matrícula).

Ao logar no sistema, pedimos que verifiquem os dados cadastrados. CPF e e-mail devem está corretos. Qualquer erro nesses itens deve ser comunicado à secretaria. Os demais itens podem ser consertados depois (até recomendamos, pois a secretaria deve está sobrecarregada no período de matrícula).

2. Matrícula em disciplinas

Para vocês, ofertamos essas disciplinas na sequência: PET0002 -Sistemas de Produção Petrolífera com Wilson da Mata, PET0001 - Introdução à Ciência e Engenharia de Petróleo  com Jennys Barillas e Francisco Hilário e PET0003 - Métodos Matemáticos Aplicados com Tarcílio Viana.

Elas serão ministradas durante a manhã inteira. Cada uma durante 3 semanas. Acabou disciplina, começa outra.

Essas disciplinas são obrigatórias. Isso é, o discente só se forma se pagar todas elas. Elas são ofertadas apenas uma vez ao ano. Recomendamos fortemente que paguem todas já esse semestre.

No segundo semestre ofertaremos as optativas.

Obs.: Na hora da matrícula, além das disciplinas citadas, aparecerão outras, porém NÃO se matriculem nessas outras. Elas foram ofertadas aos veteranos e já estão em andamento. Evitem problemas.

3. Dispensa das disciplinas

Os alunos egressos do mestrado do PPGCEP já possuem as disciplinas básicas no seu currículo e podem pedir aproveitamento delas, assim como as demais pagas e a proficiencia. O aproveitamento é automático, sem precisar de avaliação.

O mesmo vale para quem fez o curso introdutório da Petrobrás. O curso inteiro equivale as disciplinas PET0001 e PET0002. Esse é o único caso que aproveitamos disciplinas de especialização como de pós-stritu sensu. Também não aceitamos disciplinas da graduação.

Disciplinas pagas em outros programas de mestrado podem ser aproveitadas, mas precisam passar por avaliação dos professores. Então, leva algum tempo.

Há um item na página do PPGCEP explicando isso de forma detalhada.

4. Bem vindo

O PPGCEP recentemente subiu no conceito na Capes, o que trás maior prestígio ao Programa como um todo. Os itens que mais são valorizados na avaliação da Capes são o término do curso dentro do prazo e a produção de artigos em revistas conceituadas, além de patentes.

Infelizmente, ainda contamos com um grande número de alunos que são desligados, principalmente por ultrapassar o prazo permitido para conclusão do curso. Por isso, recomendamos que o discente pague o quanto antes as disciplinas e comece o projeto o mais cedo possível.

Qualquer dúvida adicional pode ser tirada com Carlos (secretário) ou Marcelo (bolsista) e com a professora Marcela (coordenadora). Atendemos na secretaria do PPGCEP, pelo telefone que tem na página do Programa (pode ligar que o celular é institucional!) e por e-mail. Na página do Programa também tem vários textos explicando o funcionamento do curso.

Bem vindos.

Notícia cadastrada em: 22/03/2014 19:31