Banca de DEFESA: ANDRE LUIS SILVA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIS SILVA DOS SANTOS
DATA: 04/04/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

MONITORAMENTO DA MORFOLOGIA COSTEIRA EM SETORES DA BACIA POTIGUAR SOB A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA PETROLÍFERA UTILIZANDO GEODÉSIA DE ALTA PRECISÃO E LASER ESCÂNER TERRESTRE"


PALAVRAS-CHAVES:

Monitoramento costeiro, Geodésia, MDE, LiDAR


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

 O objetivo da Tese de Doutorado foi o monitoramento da morfologia costeira em escala trimestral de trechos do Litoral Setentrional do Estado do Rio Grande do Norte, área da Bacia Potiguar sob a influência das atividades petrolíferas. Trata-se de setores costeiros marcados por intensa erosão sedimentar e de alta sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo. Para atingir o objetivo geral, o trabalho foi sistematizado em quatro etapas.A primeira etapa foi a ampliação da infraestrutura geodésica de referência para a realização dos levantamentos geodésicos da área de estudo através da implantação de uma estação na ilha barreira de Corta Cachorro. A segunda etapa consistiu na utilização da metodologia desenvolvida por Santos & Amaro (2012) para o levantamento, processamento, representação, integração e análises de Linhas de Costa (LC) de litorais arenosos obtidos por técnicas geodésicas de posicionamento, análise das alterações morfológicas e transporte de sedimentos. A terceira etapa foi da geração de modelos digitais de elevação (MDE) pelo método de interpolação Triangulated Irregular Network (TIN) para o cálculo e delimitação de áreas de erosão e acresção, dando suporte à análise do balanço sedimentar volumétrico ocorrido ao longo do período analisado, correlacionando as variações mensuradas com a atuação dos agentes dinâmicos costeiros. A quarta etapa foi definida pela inovação de levantamentos em ambientes costeiros com a utilização do Laser Escâner Terrestre (LiDAR) para avaliação de um trecho submetido a intensa erosão na praia de Soledade onde estão instaladas infraestruturas da indústria petrolífera, por meio de MDE de alta precisão e acurácia no modelamento das modificações na morfologia costeira. As análises dos resultados do estudo integrado das interrelações espaciais e temporais dos intensos processos costeiros atuantes na área ao longo de ciclos de construção e destruição das praias permitiram identificar as causas e consequências da intensa erosão costeira em setores de praias expostas e ilhas barreiras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Externo à Instituição - ALEXANDRE BERNARDINO LOPES - UFP
Interno - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo à Instituição - MARCELO SOARES TELES SANTOS - UFRB
Presidente - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Notícia cadastrada em: 20/03/2014 09:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao